THE CHANEL SLINGBACK

segunda-feira, janeiro 08, 2018



Lembro-me perfeitamente de, ainda em 2015 (quando estava no betrend), ver este vídeo nas minhas visitas diárias ao Youtube e ficar fixada. Seguiram-se os vários vídeos de Story e, depois, os de making of. Foi apenas o início de uma jogada de marketing GENIAL para trazer de volta à ribalta um dos sapatos mais icónicos de sempre.


Claro que, para fazer um artigo (ainda LONGE de prever a febre que iria acontecer nos meses seguintes), fui pesquisar tudo sobre a origem dos sapatos bicolor da Chanel, que nasceram em 1957(!). E, claro, existem várias versões!

Uma delas conta que uma grande estrela da moda tinha pés grandes e feios. Mademoiselle Chanel terá resolvido o problema à sua maneira: criou os sapatos perfeitos, delicados e confortáveis, que fazem parecer qualquer pé muito mais elegante e feminino.



Consta também que, para os criar, Gabrielle se inspirou, mais uma vez, no guarda-roupa masculino para desenhar aquele que seria o primeiro sapato bicolor feminino, de couro bege com biqueira preta (para disfarçar manchas) ligeiramente quadrada. A criadora detestava sapatos fechados e achava que assim daria mais graça e liberdade à mulher moderna (que, em grande parte, já era criação sua). 


Catherine Deneuve, Romy Schneider, Marilyn Monroe, Jeanne Moreau, Brigitte Bardot, Gina Lollobrigida, Jane Fonda, Jacqueline Kennedy e a princesa Diana foram apenas algumas das muitas mulheres que se renderam ao "sapato bicolor", que foi sendo actualizado ao longo dos anos - mas e sem nunca perder as linhas limpas e clássicas do design original.



Em 2015 e 2016 foi o verdadeiro it-shoe do Street style e do Instagram (tendo, claro, ganhado muitassss versões de outras marcas, mais baratas e não tão mais baratas), mantendo-se esgotado na maior parte das lojas e estando (ainda hoje) a preços absolutamente proibitivos por esta internet fora.


E, como eu ADORO chegar tarde à festa (de preferência já bem depois dos histerismos), este é o grande Wish de 2018, para comprar ao longo de uma (esperemos, de muitas) viagens do ano! 

You Might Also Like

1 comentários

  1. Também já tenho o meu wish de 2018, o cinto Gucci clássico com o duplo G. Quem sabe ainda adiciono estes slingbacks?! É provável que passe pelo processo do “Hum talvez não...até gosto...afinal gosto mesmo...quero muito”.
    😘

    ResponderEliminar

Obrigado por comentarem!