XANALESSONS // WHAT'S GOING ON ON YOUTUBE?

segunda-feira, agosto 22, 2016


Longe vão os tempos em que o Youtube era apenas uma fonte de música e vídeos. O Youtube é a "nossa" televisão. 

Estamos constantemente pegados ao ecrã do telemóvel (e, se for o caso, do tablet e do computador), que passaram de segundos ecrãs a... Primeiros. Consultamos os mesmos, em média, 100x por dia. Neste momento, possivelmente, mais - é um número que tem tendência a ser cada vez maior.

Se este ecrã passa a ser o nosso primeiro ecrã, é normal que queiramos ver por lá cada vez mais conteúdos, diversificados e de qualidade, ligados aos nossos interesses. Seja o Instagram, o Snapchat, os Blogs, o Facebook, as App's, ou - cada vez mais assumindo o papel de televisão, como disse acima - o Youtube.

Longe vão os tempos em que as "estrelas" do Youtube mostravam os seus talentos num canto do quarto, com uma câmara de baixa qualidade. Não, hoje temos canais profissionais, alguns bastante rentáveis e com equipas por trás, com conteúdo profissional, parcerias e uma audiência inacreditável.


Adiante, como é óbvio, não só se estão a criar canais de moda e beleza (de raiz) como também, e muito por consequência do sucesso dos primeiros, as bloggers estão a "migrar" parte dos seus conteúdos para esta rede. Da mesma forma que o fizeram para o Facebook e para o Instagram.

Mas... É esta a rede que tem sido uma prova de fogo! Não só porque é muito exigente em termos de produção (preparar cenário, gravar e editar um bom vídeo deve demorar, mais ou menos, o tempo de fazer 10 bons posts), como em termos de conteúdo - fazer um vídeo interessante de 2 minutos deve demorar mais a pensar/realizar que um de 30. Mas também porque a audiência é visível para todos: não só os seguidores, os likes, unlikes e comentários, como - muito mais importante - as visualizações!

O Youtube não deve ser secundário... Ou, mesmo que seja, não deve ser tomado de ânimo leve. A audiência de hoje é cada vez mais exigente, não só em termos de qualidade, mas também de quantidade.


Não é, por tudo o que escrevi, de estranhar que existam "programações", desde logo anunciadas nas covers de cada canal. Por norma, cada dia tem uma temática - um dia, assunto x, outro dia, assunto y, 3º dia, Vlog.

Para terminar: o que são Vlogs? Vlogs são a parte "reality show" do Youtube. Viagens, eventos, ou - estes mexem-me um pouco com os nervos - dias absolutamente banais (muitos youtubers tornam-se - ou tentam tornar-se - verdadeiras celebridades entre os adolescentes e alimentam bastante todo o fenómeno).


Conclusão: há muita coisa boa a acontecer no Youtube, sendo esta uma das minhas plataformas de conteúdos preferida do momento. Sou viciada em alguns canais, que partilharei em breve noutro post (só para que este não fique, ainda mais, gigante).

You Might Also Like

2 comentários

  1. Meu deus adorei este XANALESSONS ... qual post gigante qual quê?! eu gosto é disto, de ler, de aprender ...

    MUITO BOM :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Renata. Esse feedback é muito importante para mim!! <3

      Eliminar

Obrigado por comentarem!

PORTAL