XANALESSONS // MARCAS PORTUGUESAS, O TRIGO E O JOIO

domingo, maio 29, 2016



As marcas portuguesas cada vez me entusiasmam mais. Boas ideias, bons materiais, boa execução, alguma exclusividade (porque os stocks são pequenos). Mas, como em tudo na vida, existe o trigo e existe o joio.

Existem, sim!, algumas marcas que não apostam em qualidade (e não tem mal nenhum, se o preço não fosse semelhante às de boa qualidade), que não apostam em novos conceitos (já repararam que quase todas as marcas de beachwear que foram criadas no último ano parecem ter o "mesmo nome"? E, claro, o mesmo tipo de modelos e padrões), que preferem ir buscar meia dúzia de "influencers" ao Instagram, fazer o mesmo tipo de fotografia que já foi feito et voilá.

Se já me irritam conceitos repetidos (muito mais até à exaustão), ainda me irrita mais quem se limita a seguir uma fórmula vencedora sem valor acrescentado.  Afinal, de que serve criarmos algo que não vá acrescentar nada? Pior.... Seguir essa mesma fórmula sem um dos elementos mais importantes, que nos distingue - a qualidade

A sério... Tenho visto com cada "coisa". Assustador!!! Mas falo nisto porquê? Porque com photoshop e mundos de app's com filtros, comprar online torna-se em algo arriscado. Podemos ver uma rapariga no Instagram a "rockar" aquela blusa que parece ser perfeita mas ao vivo ser tecido elástico. Deixo-vos algumas dicas, para que consumam Made in Portugal no seu melhor:

// encontraram no Instagram? Antes de encomendarem, espreitem a loja online (imagem da peça e de lookbook). Se não existir loja online (grrrrr), explorem a página da Facebook e não se inibam em pedir imagens e informação.

// ainda no caso de não existir loja online, procurem referências com amigas. Ou, muito mais importante, tenham a certeza que a marca aceita devoluções. (na beachwear é compreensível que isto não aconteça, sendo que devem aproveitar mercados ou showrooms).

// cuidado com as febres: comprem aquilo que realmente gostam e vão dar uso (sendo que, mais para mais, as boas marcas não têm o mesmo valor que as peças na Zara). Como em tudo, estão a gerar-se modas e modas, verdadeiras febres, mas, como em tudo hoje em dia, passam bastante rápido. Pensem bem!



btw, a imagem é Latitid, uma das marcas que mais estou a gostar este ano. Já vos falo sobre isso!

You Might Also Like

0 comentários

Obrigado por comentarem!

PORTAL