OPINIÃO | A Mulher Real

quarta-feira, novembro 13, 2013

Há uns dias atrás, em conversa com uma amiga, discutíamos blogs de moda.

Eu amo blogs de moda: amo a partilha, ler opiniões sobre produtos/peças, descobrir novas combinações, ... Já aprendi tantas coisas em blogs (incluindo o meu próprio blog), que se torna difícil passar "para o papel" a dimensão de tudo isto. E, claro, não sou a única a achar isto: ou não fossem os blogs de moda um verdadeiro fenómeno de popularidade.



Mas tudo tem um reverso, e neste caso não é diferente: a popularidade, a perde de identidade, a falta de rumo e de sinceridade, e até de originalidade. Diria mais: a FALTA DE PAIXÃO e até de noção. Por norma, blogs são (devem ser?) algo de pessoal, algo que aproxima quem escreve de quem lê (sem "aquela distância" clássica do jornalismo, de um profissional), e são diferentes de sites. Quando a proximidade voa, e a confiança se vai, o blog perde o sentido.

Ainda ontem dizia sobre isso: o que mais me afasta de um blog de "estilo próprio" é não ver peças repetidas, é não ver peças de estações passadas, é não ver coerência. Ok, os blogs também servem para inspirar, e é normal que hajam parcerias, que se procurem conteúdos originais, mas... E a personalidade? A proximidade? Onde andam as mulheres reais?



Daqui como sabem, só podem mesmo esperar uma mulher real, nem nunca o meu blog poderia passar outra imagem. Uso aparelho nos dentes, tenho peso a mais, passo a vida a tropeçar nas coisas, tenho rugas, não sei tudo sobre a vida, há dias que me sinto mesmo infeliz e em baixo, tenho TPM com fartura, .... É normal que não venha para aqui  escrever sobre tudo isso (porque esse nem é o âmbito do blog), mas fico mesmo feliz com o feedback excelente que tenho dos meus leitores nesse sentido, de sentirem proximidade do que escrevo, de se identificarem com as minhas dúvidas, com os meus desejos, ... É muito bom sentir que "chego até aí".

Felizmente considero Portugal um bom exemplo de bloggers-reais (e muitas bastante populares e profissionais ao mesmo tempo, vejam-se as Style It Up), e isso deixa-me orgulhosa (até porque já cansa ler tanto escárnio sobre a blogosfera portuguesa).

You Might Also Like

47 comentários

  1. Adorei ler, eu concordo em pleno com o que dizes. Fico muito desiludida quando vejo blogs que se limitam a postar conteudo sem qualquer cunho pessoal. Continua o excelente trabalho!

    ResponderEliminar
  2. Concordo plenamente, e acho que é isso que muitas vezes me distancia de muitos blogs. Não é a falta de originalidade, é a falta de personalidade, de fio condutor. Vemos muitos a assumirem papeis que não são deles, são quanto muito da estação ou do blog ao lado! A falta de credibilidade torna-se evidente quando se anda dois anos para trás no blog!

    ResponderEliminar
  3. Eu tento ser o mais comedida possível mas também passar um pouco do meu "eu" no blogue, tenho sempre receio de estar a revelar de mais e por vezes tenho vontade de o fazer mas como dizes e concordo bastante, o blogue não é o meu diário/muro das lamentações, acho que de certa forma os meus leitores ressentem-se com isso pois noto que cada vez que falo de algo pessoal tenho sempre um ligeiro aumento no feedback.
    Também adoro blogues consistentes de personalidades definidas que mantêm sempre o mesmo nível, quem me dera eu não ser tão volátil e num dia me apetecer pijama e no dia seguinte um fato clássico :p

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há que saber distinguir demonstrar personalidade, de expor intimidade, sem dúvida!! :D

      Eliminar
  4. Ainda há uns dias falava com umas amigas sobre isso e sobre o pormos parte de nós nos nossos blogs. E não podia estar mais de acordo contigo. Confesso que paciência pra ego blogs não tenho e não sigo. Mas lá está - porque não me identifico e porque acho que não tem muito de personalidade e de diferenciador. Mas há tanta coisa boa por aí que o escárnio é realmente excessivo. E prova disso é que continuamos aqui de pedra e cal! :)

    ResponderEliminar
  5. concordo, por essa razão gosto de ver blogs com conjuntos que possam ser facilmente usados no dia-a-dia, conjuntos práticos que a blogger usa no seu dia-a-dia, em vez de grandes produções de moda (para isso compro as revistas)

    ResponderEliminar
  6. Acho que um bom exemplo do que falaste é a Chiara. Continuo a segui-la, é verdade, mas acho que ela perdeu toda a identidade e essência que a caracterizavam. Mudou completamente, desde o penteado ao estilo à vida pessoal, da atitude às poses, já nem o sorriso é o mesmo. Tive um ligeiro vislumbre dela no post de segunda, com as fotos que o Richi (amen to him) lhe tirou, mas foi só. O que me fascinava nela (para além da beleza, claro) foi-se!
    Quanto a Portugal, há bloggers que cometem erros fatais, como aderirem a tudo o que é tendência, tornando-se escravas delas, e depois vestirem-se tal como se fossem um lookbook da Zara. Mais uma vez, perdem a identidade. "Vendem-se" por meia-dúzia de peças de roupa e parcerias. Hoje em dia, o que se quer é muitos seguidores e popularidade e o resto é deixado para segundo plano... Tornam-se extremamente aborrecidas. Isso é suficiente para eu deixar de as seguir... Gosto sempre de me manter fiel a mim própria, interpretando à minha maneira o que está na "berra" (no caso de gostar, claro). E gosto também de ver que não sou a única pessoa a pensar assim :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo com tudo o q disse...

      Eliminar
    2. Concordo plenamente! E o caso da Chiara é sem dúvida um dos mais "populares" - aquilo já é uma empresa, uma marca, perdeu-se completamente (algo que não aconteceu com TMR, Jules, Gala Gonzales ..... e umas quantas também populares, mas que souberam manter o cunho).

      Eliminar
  7. É por esta tua posição que seguimos o Xanalicious diariamente :) Por não ser uma montra, mas sim um casa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. AMEI este coment, belíssima metáfora... É mesmo isso que gosto de transmitir, fico contente que chegue assim a alguém <3 Obrigado!!!

      Eliminar
  8. Tens toda a razão, não retirava uma palavra do que escreveste. Por vezes vou tentar buscar inspiração nos meus blogs favoritos e acabo por sair de lá bem pior e com auto-estima em baixo....

    ResponderEliminar
  9. Concordo contigo. Gosto de ver mulheres reais e, principalmente, gosto de ver mulheres que vestem Zara, Mango, etc., que repetem roupas, que também acordam com olheiras e despenteadas. São apenas esses blogues que me atraem, aos outros posso dar uma vista de olhos mas nunca ganham a minha fidelidade.

    estenaoeumbloguedemoda.wordpress.com

    ResponderEliminar
  10. Concordo plenamente contigo, Xana! E talvez seja por isso que o teu blog é o primeiro que visito diariamente. Gosto por teres uma postura de "miúda como nós", sem tentares tornar isto uma montra ou um conto de fadas. Gosto por teres uma postura crítica e assertiva, estás sempre atenta aos fenómenos da moda e tens sempre uma opinião acerca disso. Ninguém quer mais um meio de comunicação imparcial, sem alma. Para isso temos as revistas, que são escritas por especialistas. São ramos diferentes, com atractivos e potencialidades distintas, e acho que cabe a um bom blogger perceber essa diferença. Continua com o bom trabalho que eu cá continuo a seguir-te! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também é isso que acho, para ser imparcial não teria um blog :))) Um grande beijo e obrigado!!

      Eliminar
  11. Concordo plenamente, eu lei-o blogs de moda há muitos anos, e decidi criar o meu espaço há pouco mais de 1 semana, digo meu espaço, porque lá está, sinto que ali posso ser eu, posso dizer o que penso e o que gosto, e nem sempre o que gosto é o que está na moda. Olho para os blogs como sítios de desabafo e partilha pessoais e é essa a essência, quer gostem quer não gostem.

    ResponderEliminar
  12. Sigo o teu blog e gosto muito deste cunho pessoa. Dá uma vista de olhos no meu (ainda nos primórdios) e diz-me o que pensas. Continua assim!
    http://arrepramama.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  13. Há duas coisas que me fazem confusão:
    - o açambarcar e mostrar-se entusiasmada com todas as tendências, desde o minimalismo às colecções da Anna del Russo para a H&M.
    - as miúdas serem todas magras ou muitos gordas (as supostas curvy que no fundo são é obesas).
    Eu vejo muito poucos blogs de moda por causa disso: gosto de um estilo minimalista e, não sendo gorda, sou baixa, anca larga, celulite e cankles. Por não me identificar com quase nada, basicamente só vejo o teu, o style it up, glimmer le blonde, o afterDRK, a garance e pouco mais. Se tiveres mais sugestões, especialmente de miúdas não skinny, agradeço. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Talvez goste de ler um post do blogue My fashion Insider sobre a mania das pessoas clasaificarem e julgarem as pessoas por "gordas" ou "magras", são ambas mulheres, normais, e são saudáveis, outra coisa é um estado de doença como a obesidade e a anorexia.
      Sou alta e super magra por natureza por isso tinha de vir comentar, não percebi qual é o problema de ser skinny e ter um blogue. Chama-se à isso diversidade e preconceito.

      Eliminar
    2. Thaisa,
      Eu não quis ofender ninguém. Gordas ou magras, toda a gente tem direito a ter um blog. Se eu me encaixasse numa destas duas categorias, ia com certa identificar-me com uma blogger assim. Do que eu me queixava era exactamente da falta de diversidade, de só encontrar blogs destas duas categorias. Não vejo blogs de raparigas com pernas magras, mas barriga ou de ancas largas e ombros muito estreitos ou quaiquer outros formatos.
      Um dos blogs que me esqueci de mencionar como meu preferido é a Stylista. Magra, linda e cheia de estilo.

      Eliminar
    3. Exacto Su, eu percebo o teu comentário, não foi discriminar, foi mesmo relativamente à falta de um "meio-termo"... Eu também sinto muito isso!!! Ainda há pouco tempo alguma marca/revista (não me lembro mesmo!!!!!) fez uma sessão com supostas bloggers cheias de estilo "plus size", que não passavam, na maioria, de pessoas obesas cheias de photoshop... Foi assim um bocado triste!! :/

      Eliminar
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  15. Concordo em tudo! Então os blogs sem nenhum cunho pessoal ultrapassam-me mesmo.. Qal o interesse de fazer copy-paste dos pres release que se recebe? Enfim! É por isto que tent ao máximo manter a realidade nos meus outfits diários, não usar saltos todos os dias, etc.. Espero ser este modelo de "(menina) mulher real" de que falas! :)

    ResponderEliminar
  16. Eu acho que um blog independentemente do tema é algo muito pessoal. No meu caso, sempre desde miúda gostei de moda, mas não estou de forma alguma veiculada à área. O que tenho de mais próximo é precisamente o meu blog, bom ou menos bom, é o que tenho mais próximo. Mudei muito, mas mesmo muito desde que comecei e isso reflecte-se na forma como me visto, às vezes eu própria acho que sou pouco coerente pelas mudanças quase bruscas que o meu estilo tem sofrido. Mas penso que talvez faça parte de uma "evolução" e espero evoluir mais e mais, até finalmente sentir-me completamente bem comigo própria :) Gosto muito do teu blog (como sabes) e gosto muito do facto de repetires várias peças, eu própria faço muito isso (apesar de nem sempre transparecer pelo blog)!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais Joana!! Eu também comecei em 2009, e mudei tipo.... IMENSO! Faz parte, da idade, da evolução natural das coisas, ... Mas fez tudo parte de um caminho natural das coisas, não foi algo de um dia para o outro!! :D Obrigado! Beijinhos

      Eliminar
  17. Concordo em tudo! Hoje em dia acho que existe uma falta de coerência em blogs, depois existe uns que querem chegar rapidamente à popularidade e perdem de alguma forma a "essência", de certa forma acho que essa popularidade pode trazer um certo obscurantismo de certos posts já para não falar de copy-paste como fala a Mariana.
    Já me deparei várias vezes com blogs que assim o são, já para não falar de bloggers que aquilo é puro consumismo e falam de moda e de outras coisas como tivessem feito um doutoramento naquilo.
    Criei o meu blog para partilhar e falar com as pessoas, mas sobretudo para aprender não nasci ensinada nem doutoramento tenho em relação a blogs.
    Achei este post bastante interessante é por isso que considero este blog um dos melhores!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais!!! E obrigado pela parte que me toca... :D Beijinhos

      Eliminar
  18. Concordo plenamente , e é o que tento fazer no meu blog!
    Diana P

    http://fashionafter30s.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  19. Concordo plenamente , e é o que tento fazer no meu blog!
    Diana P

    http://fashionafter30s.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  20. É por isso que eu gosto do teu blog, é bastante pessoal e tem opiniões que eu gosto de ler. Fico desiludida com os blogs de moda que se tornam iguais a todos os outros. Deram aqui o exemplo da Chiara, e eu concordo. Espero que a Alexandra do Lovely Pepa não lhe siga os passos. Beijinhos e continua o bom trabalho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabes que durante uns tempos achei que ela ia mesmo ficar comercial, mas tem-me surpreendido bastante mesmo :D

      Eliminar
    2. Espero que continue assim, assim como o teu blog :) É bastante frustrante abrir um blog que antes gostávamos imenso e descobrir que está cheio de press releases, ou concursos, ou outros quaisquer posts sem conteúdo nem personalidade. Continua assim, Xana! Beijinhos

      Eliminar
  21. Sigo poucos blogues de moda em Portugal (e mesmo estrangeiros), mas sigo o teu religiosamente porque acho que realmente vale a pena. Se calhar é mesmo por isso, porque te mostras uma mulher real! Com bom gosto, com definição de objectivos/prioridades (não apareces com tudo e mais alguma coisa, o último grito da moda e que é inacessível à maioria)... a predilecção pelos básicos e pela qualidade sem preços gritantes, o seguir as regras sem as seguir (pessoas isto não podem vestir aquilo. É tudo tão relativo)... acho que realmente transmites estilo, não é um estilo de catálogo ala Chiara, mas um estilo real! E realmente, como alguém disse acima, para inspiração de catálogo existem as revistas, os editoriais, eu recorro a um blogue para inspiração para o dia-a-dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agora falaste numa coisa que adoro transmitir aqui no blog: a única regra, é não haver regras, apenas bom senso e espelhos!! :D :D Um grande beijo!!

      Eliminar
  22. Eu tinha um blog e já o deixei porque, e tu o sabes, isto dá trabalho, e ele dar trabalho é já uma pequena mostra do nosso cunho pessoal. O texto de cima mostra o que realmente é um blog, quer seja de moda ou não, é um blog de uma pessoa real, sem ser de plástico e que mostra quem realmente está atrás do ecran. Um blog pode ser partilhado por outra pessoa, mas quando se torna numa equipa de 5 ou mais pessoas, isso já é mais um site de outra coisa do que um blog. O que faz o teu blog especial é isso mesmo o que tu escreves-te e acredita que ri-me com a tua descrição do teu ser real, porque és tu e todas nós!!
    E só mais uma coisinha... relembro que: blog vem de web log, "diário da rede"... todo o resto ou algo que saia da ideia de diário... já são sites!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora nem mais... Blog não é site!! :D Obrigado!! Beijinhos

      Eliminar
  23. Adorei mesmo ler Xana, e não há dúvida que essa proximidade que se sente da tua parte por aqui é das coisas que mais me faz amar o xanalicious. Anos se passaram desde que o leio, e até hoje nunca nunca me cansei, acho que é praticamente o único dessa 'primeira geração' que ainda me vicia tanto! Mesmo por vezes não me identificando com o teu gosto pessoal, dá mesmo gosto de ler!

    <3
    http://zazzish.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Txiiii agora senti o meu blog velho ehehehe :D Obrigado!!!! :D Beijinhos

      Eliminar
  24. Concordo completamente. Pessoalmente gosto bastante do teu blog! Boa continuação! :)

    ResponderEliminar
  25. Faço minhas estas tuas palavras! Tão genuínas, tão sinceras, tão acertadas. Também me esforço, com todo o carinho e dedicação, a manter-me fiel no meu blog. Nele falo um pouco de tudo, não se trata de um fashion blog, mas teria todo o gosto se pudesses passar por lá e dares a tua opinião. Valorizo-a muito e venho aqui ler o que escreves, sempre que escreves! Gosto muito do teu trabalho por aqui e enquanto este se mantiver genuíno, ter-me-ás como seg-uidora!

    Um beijinho, Sara ♥
    http://littletinypiecesofme.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  26. Juro que este post não foi um "façam-me-elogios-please" mas não podia deixar um agradecimento gigante a todos estes comentários, e à atenção que dão aqui a este cantinho!!

    - OBRIGADO <3 Means a LOT -

    ResponderEliminar
  27. OMG! Sabes que venho cá sempre e não costumo comentar, but I had to show some love today ❤️❤️❤️❤️
    Beijooos
    Mag

    ResponderEliminar

Obrigado por comentarem!

PORTAL