Beauté | Aparelho Ortodôntico

quarta-feira, julho 17, 2013

[finalmente!!]

Hoje venho falar-vos do meu aparelho ortodôntico! Já o coloquei em Janeiro de 2012, e ainda tenho uns meses pela frente... É uma experiência longa, às vezes dolorosa, e algo dispendiosa, e uma das melhores decisões que já tomei na vida. Ora vamos por tópicos:

- O antes do aparelho normalmente envolve: arrancar dentes, e fazer o orçamento (incluí radiografias, fotografias, e moldes). Logo aí começa a dor (tirar os dentes), e o dinheirinho a sair.

- Colocar o aparelho normalmente - quase sempre - é feito em duas fases: primeiro o de cima, depois o de baixo. No meu caso foram 6 meses de diferença, mas conheço imensas pessoas que foram 1,2,4, ... Acho que depende dos casos, e dos médicos.

- Escolher um dentista (ou, ortodontista) deve ser um passo bastante ponderado! Não tenham pressa... Pesquisem bem as clínicas, os preços, o que incluí o orçamento. Tentem optar sempre por alguma clínica/dentista do qual tenham referências. Eu conheço pessoas que usaram aparelho meses, outras anos a fio, é tudo muito relativo, depende dos casos de cada um, mas também depende - MUITO - da competência dos dentistas.

- O preço é, pelo que me perguntam, um dos factores que mais deixa as pessoas apreensivas. Sou sincera.... É um processo muito dispendioso, sempre!! Bate sempre nos 4 dígitos (raras excepções, e são de desconfiar). É melhor ter algum poupado, ou estar preparado para uma prestação durante algum tempo. Dica extra: quando vos entregarem o orçamento estudem-no bem, vejam o que incluí, o que não incluí, e esclareçam tudo com o vosso dentista.

- Muitos também me dizem que o meu aparelho mal de nota nas fotos. Não é photoshop, mas é transparente ahah Não tenho a certeza se é cerâmica ou acrílico (lol, #despistada) mas é uma coisa assim. Dá imenso jeito, é muuuito mais estético, e no meu caso não paguei mais por isso (mas na maioria das clínicas paga-se). Atenção que nem todos podem usar estas brackets (as peças que se 'colam' aos dentes e lavam o ferro), porque são mais frágeis - ou seja, pessoas com casos mais "graves" iriam estar sempre em risco de os partir.

- As dores, no meu caso, são bastante suportáveis. Tive algumas dores mais graves, no sentido em que me faziam doer bastante a cabeça - mas não foi nada do outro mundo. Acho que, por conta do aparelho, tomei 4 Bennuron's. No entanto... Muitas vezes esqueçam o comer!! ahah Não tem a ver com os elásticos (no meu caso não teve), mas sim quando me trocam o ferro e me fazem muita pressão nos dentes. Há um ano, em que me mudaram o ferro de cima (para um mais grosso) e, na mesma consulta, me coloram o aparelho em baixo... Tive três semanas sem comer muito bem!!

- Qualquer mudança que vos façam vão senti-la, e bem! Preparem-se para feridas na boca, que depois de tornam em "calos" -.- É horrível, mas faz parte! Partilhem sempre tudo com o dentista, de forma a que ele veja se há algo que possa fazer para minimizar a causa da dor.

- Há o mito de que o aparelho de baixo é bem mais doloroso... E no meu caso, foi!! Não sei se será sempre assim, mas penso que na maioria dos casos é. Com o de cima não sofri nada, com o de baixo foi uma adaptação que ainda demorou.



E pronto, acho que é isto! :) Qualquer questão/dica-extra deixem em comentários que eu respondo!
Espero ter ajudado!!!

You Might Also Like

34 comentários

  1. Eu tb usei aparelho fixo, mas foi o smart clip e n tive mt poucas dores!

    ResponderEliminar
  2. Eu coloquei o aparelho (autoligavel, sem elásticos) de cima a 30 de Maio e vou pôr o de baixo já daqui a uma semana... ME-DO!! Tive algumas dores e feridas e sempre que coloco a maravilhosa cera ortondôntica penso que, por vezes, sofro sem necessidade! :))) Quanto à comida, no meu caso, se deixo de comer algumas coisas é porque me aborrece ficar com coisinhas enfiadas no aparelho. BAHHH Mas a verdade é que ainda nem passaram dois meses, ainda só tenho o de cima, mas já noto muitaas diferenças... E não me arrependo nadaaa de o ter colocado! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A questão da cera é que não deixa a boca calejar, e por isso estás sempre com dores quando não estás com aquilo. Usei apenas no primeiro mês, e depois prefiro ter dores 1/2 e com o sítio calejado, do que estar sempre preocupada com a cera :)

      Eliminar
  3. Estou a mentalizar-me para colocar! É mais uma batalha que quero travar :) Obrigado pela força!

    ResponderEliminar
  4. Em termos de produtos de higiene quais costumas usar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tudo um pouco... Normalmente dão um kit no dentista... Espelhos pequenos, escovilhões, fio dental, e MUITO elixir!!! ahah

      Eliminar
  5. as experiências são mesmo diferentes.
    eu meti os dois ao mesmo tempo na altura e os de baixo nem estavam muito mal
    mais de dois anos e meio a sofrer, quando meti, quando mudava os elásticos, quando usei os elásticos atrás.
    o pior foi o depois e o atual :(
    voltaram um bocado ao que eram, mesmo com todos os cuidados

    ResponderEliminar
  6. Também já usei aparelho! Mas já foi há 10 anos, usei durante uma ano e meio, tirei-o em Dezembro, tinha 15 anos! Na altura usava elásticos de imensas cores, até amarelos usei :| nos dentes, muito burrinha! Também era desses transparentes.

    Nunca tive grandes problemas com ele, só quando ia às consultas mensais para apertar é que nesse dia sentia aquele aperto nos dentes! Sempre comi tudo igual. Muita gente diz que deixa de comer porque fica nos brackets mas eu passava a língua e saia tudo...

    Tens de ter em atenção quando for para o tirar, que te coloquem contenção em baixo! Eu ainda hoje tenho uns ferros que abrangem os 6 dentes da frente e estão direitinhos. Conheço muita gente que não colocou ferros em baixo e os dentes voltaram a entortar, não tanto como antes, mas entortam! Quanto ao aparelho de cima para dormir, usei ai um ano, depois o desleixo tomou conta de mim e pronto deixei-o na caixinha... Felizmente o dente que estava torto, não voltou nem de perto ao sitio antes do aparelho.

    Basicamente conselhos, exige contenção nos dentes da frente e aparelho de cima, usa sempre, para ficares com os dentes direitinhos ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou ter essa questão da contenção em atenção, sem dúvida! Obrigado :)

      Eliminar
  7. Eu tenho prognatismo e tenho de ser operada aos maxilares. Mas, até lá, tenho de usar aparelho. Coloquei a parte de cima há pouco tempo e antes disso tive de arrancar os dentes do siso e dois molares. Quando for para colocar o aparelho de baixo também tenho de arrancar mais dois molares.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Autch -.- Uma das minhas melhores amigas tem esse mesmo problema! :(

      Eliminar
  8. Olha Xana quanto ao ferrinho de contenção em baixo tem muita atenção.. Eu usei aparelho aos 15 anos e agora estou de aparelho outra vez porque essa tal contenção ficou mal colocada e entortou-me os dentes de baixo outra vez!! E eu que até tinha os dentes muito direitinhos (usei só para descer um canino) lá tive que andar mais dois anos de aparelho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também me aconteceu...tirei o aparelho aos 15 anos, agora tenho 21 e tenho os dentes de baixo outra vez 'desarrumados'. Fui ao dentista recentemente e ela perguntou-me se eu queria voltar a pôr o aparelho para endireitar outra vez, mas eu disse logo que não. Mal se nota, o meu problema inicial era nos dentes de cima, e esse ficou resolvido, por isso.. Menos uma chatice! Mas tem de facto atenção à questão da contenção, pode ser um problema.

      Eliminar
    2. Obrigado!! Vou mesmo ter atenção a essa questão!! Felizmente o meu ortodontista é dos melhores do país, e tenho total confiança no trabalho dele :) Mas muito obrigado!

      Eliminar
  9. Eu coloquei os dois aparelhos no mesmo dia, mas também foi a melhor coisa que fiz! Já lá vão 2 anos e meio, e quase não sofri com o de baixo. Com o de cima farto-me de sofrer, não pelos elásticos, mas pelos arcos novos que me vão colocando e apertando. A barra transpalatina foi o pior para mim, mesmo!! Feridas na boca nem vê-las :D muito silicone e nada de feridas! O pior foi ter de arrancar 4 dentes, sendo 2 deles à frente e ter de ficar "desdentada" algum tempo. Só tomei benurons qd me arrancaram os dentes, de resto consigo suportar bem a dor; comer é que nem por isso, nas primeiras 2 semana depois da consulta :p Já estou em contagem decrescente, só espero é que não volte tudo ao mesmo :\ bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também espero que não... Mas nas nossas idades, com um trabalho bem feito, acho difícil :D Esperemos!

      Eliminar
  10. É mesmo o que tu dizes: escolher muito muito bem o dentista! Já usei aparelho penso que até aos 16 anos de idade, e agora passados 5, o processo voltou quase ao zero, conclusão vai-me sair bem mais caro porque o dinheiro gasto vai ser a duplicar quando voltar a pôr!

    <3
    http://zazzish.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :( Realmente, muito chato mesmo!!! -.- Boa sorte desta vez!

      Eliminar
  11. Eu meti um expansor, lindo hyrax á duas semanas e estou morta que o tempo passe! São dores terríveis, tão más que esse parece me tão bem e não vejo a hora de o colocar :P

    Obrigada pelo post <3

    ResponderEliminar
  12. O meu aparelho também era transparente e única coisa que aparecia mas muito subtilmente era o arame! Aconselho! Muito discreto! Se quisermos podemos dar um toque de cor com os elásticos. Penso que também será menos agressivo para as mucosas do que o de metal. Custou 1000 euros mas foram muito bem empregues!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tão pouco?? Que sorte... Paguei bem mais, infelizmente -.- :(( E sim, acho bem mais estético que o metal!

      Eliminar
    2. Sim, o aparelho em si foi 1000 euros, depois paguei mais um x pelos moldes e 130 +- pelo de contenção. Utilizei um seguro de dentista em que pago 5,50 por mês. Se tivesse optado pelo de metal seria 500 euros mas não me via com aquele metal durante 18 meses...

      Eliminar
  13. Das coisas que mais agradeço aos meus pais, os meus aparelhos na pré-adolescência que me deixaram uns dentes bonitos!

    ResponderEliminar
  14. Eu coloquei depois de ti e já tirei : ) No meu caso, não era nada de grave (porque antes fui obrigada a retirar todos os dentes do sizo) e demorei menos de um ano, mas para isso acontecer, sofri imenso :x mesmo, a minha dentista dizia sempre se ao final dos três dias não fosse tolerável para voltar que ela aliviava!

    Tenho aparelho de contenção em cima, e o de baixo entortou agora no Erasmus, sem querer, fiquei desolada. Eu noto um bocado de diferença, a ver o que a dentista diz! Em termos de €, só os aparelhos de contenção foram as tais quatro figuras :x

    thediariesofmissbad.pt

    ResponderEliminar
  15. Eu pus aparelho - de metal :p - pouco depois de ti (lembro-me bem de falares disso, na altura andava eu em ansias) e foi uma coisa muito, muito desejada! Sempre tive os dentes um bocado tortos, e tinha alguns complexos com isso.. tive de esperar para ter alguma independencia financeira para me meter nesta aventura. Mas pelo que ja li aqui, foi o melhor, pois quando se usa na adolescencia, está visto que volta ao mesmo mais cedo ou mais tarde..

    Quanto ao processo, tanto sofri com dores de dentes, tratamentos, etc ao longo dos anos, que ir ao dentista hoje é rotina e não me custa mesmo nada :) só tenho aparelho em cima, e custou-me MUITO mesmo no primeiro mes.. foi terrivel! Não tenho pressa nenhuma para pôr em baixo, mas pelo andar da coisa, isto está para durar...

    ResponderEliminar
  16. Na altura que fizeste este post passou-me totalmente ao lado, porque nunca na vida achei que precisava de aparelho, até tenho os dentes direitos e não é raro me elogiarem o sorriso, por isso nunca mesmo achei que fosse precisar... até o dia! Na próxima semana tenho consulta de ortodontia, mas a dentista já me disse que era uma boa solução para o meu caso. Ao contrário de toda a gente que conheço que coloca por questões estéticas, e tira dentes para por o aparelho, o meu caso é mais uma questão funcional e é o oposto: como tive que tirar os dentes, se calhar beneficio com o aparelho. Já comecei a tirar os dentes (falta um, que após 4h o teimoso não quer sair, volto lá 2ªf para o round 2) que estavam estragados, e assim em vez de fazer implantes (que são super caros) ou usar prótese, a dentista sugeriu o aparelho para puxar os molares e os cisos para a frente e ocupar o espaço deixado pelos outros, e assim também aproveitar para corrigir a posição do maxilar superior e um outro dente ligeiramente encavalitado.

    Anyway, I'm freaking out !

    ResponderEliminar
  17. Xana, posso fazer uma pergunta em relação ao aparelho? (isto ainda faz parte do meu "I'm freaking out" do comentário anterior): tiveste que tirar dentes antes de o por, certo? Quanto tempo esperaste entre o tirar os dentes e colocar o aparelho?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hello! Olha não me lembro sinceramente....... Mas acho que foi muito pouco, e foi porque fui fazendo aos poucos e não porque me foi imposto... Desde que esteja sarado, podes por - acho eu. E os meus saíram assim magicamente, sem dor nem nada, por isso acho que não te consigo mesmo aconselhar neste sentido :// Beijoooo

      Eliminar
  18. obrigada, também na 6ªf já vou saber melhor como irá ser. Os dois primeiros saíram bem, mas o último foi um tormento, ainda bem que já está...

    ResponderEliminar
  19. Xana, o teu aparelho é o Damon system?
    Coloquei o meu ontem, é dos normais. Correu bem, mas passadas umas horas começou a doer. A mim, apesar do maxilar inferior ser o mais problemático, dói muito mais os dentes de cima. Ainda me 'tou a habituar à sensação de boca cheia e ainda não "sei" bem quais são os meus dentes e o que é o aparelho lol. Felizmente feridas não tenho, pelo menos por enquanto.
    A boa notícia é que à conta da extracção dos dentes, da infecção que tive até o maxilar, e o aparelho tenho perdido peso, por isso pode ser que este ano arrisque um crop top, lol.
    P.S. que batons se usa com aparelho ? Já ouvi dizer que é preferível evitar os glosses e batons muito secos. O que recomendas? (Mais uma vez desculpa ser chata, é que isto é um mundo novo todo p'ra mim, até porque até há 1 mês atrás nunca tinha pensado sequer que precisava de aparelho)
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Ainda foi ontem... É normal que ainda não hajam feridas eheh Eu não não coloquei os dois aparelhos ao mesmo tempo, fi-lo com 6 meses de diferença (e também os vou tirar com bastante diferença). Ele é normal, mas transparente. Por isso nunca tive grandes problemas com batons - continuei a usar tudo normal. Aliás, depois das primeiras dores, de uma ou outra ferida de habituação, e das dores dos elásticos entre cima e baixo, o único problema é mesmo a comida!! ahahah Essa sensação inicial é normal, nem conseguia falar, nem rir, nem nada LOL e falei à sopinha de massa durante uns meses :O ahahah Boa sorte!! :D Beijinhos

      Eliminar
  20. É mesmo verdade aquilo que diz no seu testemunho. Qualquer parte do nosso corpo deve ser bem cuidado e não podemos deixá-lo nas mãos de qualquer um. É preciso escolher muito bem o dentista onde colocar o aparelho. Analisar tudo muito bem para que as consequências não se façam sentir mais tarde.

    ResponderEliminar

Obrigado por comentarem!

PORTAL