Consumo em Crise: Foco!

segunda-feira, janeiro 28, 2013

Em conversa com a S. disse, em tom de brincadeira, que assim que estas sandálias chegassem à Zara não ia usar mais nada até Outubro. Bem, verdade seja dita, não deve andar muito longe da verdade, porque quando gosto mesmo de uma peça uso-a sem parar, de todas as formas possíveis e imaginárias.


E hoje decidi postar sobre um dos 'truques' que acatei quando decidi reduzir, drasticamente, o meu consumo em roupa: foco!

Foco numa só peça de cada vez, e não basta gostar - tem que 'a' peça. Em como é que isto se traduz? Tem que nos assentar lindamente, tem que ser versátil com o que já temos por casa, e tem que nos transmitir aquele "entusiasmo" característico de quando compramos 'a' peça.

Eu dou um exemplo:
Estão a ver aquelas wl que posto por aqui, com três ou quatro peças cada? Bem, se pensar bem, só quero mesmo (mesmo, mesmo) uma ou duas, e - excepto altura de saldos - só compro uma de cada vez!
Isto aplica-se a tudo no consumo, excepto 'necessidade' (que têm que ser mesmo necessárias, não é um termo relativo).

E quando finalmente compramos essa peça, o que fazer? Desfrutar  sem o típico pensamento consumista, 'o que vou comprar a seguir?'. 

Ter uma peça nova em casa consegue ser muito 'divertido': novas combinações, novo fôlego a roupa esquecida no guarda-vestidos, etc etc. Apreciem o momento, puxem pela criatividade, e deixem de parte os shoppings durante umas semanas! :) É o que tenho feito, and it's way more fun!!

You Might Also Like

16 comentários

  1. É mesmo isso o que vou tentar fazer! E nao me perder pelo caminho!
    BTW ontem comprei na Pull do Campera um blazet branco igual ao teu por 5.99! Conto usa-lo muito!
    Agora a minha queridinha è mala da Zara! Acho um optimo investimento!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. AMO!!! Grande achado, o blazer é óptimo! Estou desejosa de estar bom tempo para voltar a usá-lo *.*

      Eliminar
    2. Concordo! E com a tendencia black and white a chegar em grande, pareceu-me uma boa aposta! Ainda ha uns 3 ou 4 na loja, caso alguém esteja interessada!

      bjs

      Eliminar
  2. Adorei as sandálias. São mesmo muito giras!

    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Eu sou igual. Quando compro uma coisa uso até à exaustão. Porque afinal nós não precisamos de ter dúzias de sapatos/casacos/malas, o que for. Se for a peça certa para nós, dá para usar non-stop.:)
    beijinhos,
    Diana do http://thegirlwhocouldntbeafashionista.blogspot.ie/

    ResponderEliminar
  4. Eu às vezes também sou assim...compro algo e adoro tanto que estou sempre a usar eheheh xD

    http://chocopink89.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Me too!!! Odeio ter coisas que mal uso... Dá gosto é usar e abusar, de mil formas diferentes <33

      Eliminar
  5. Vou seguir os conselhos, sem duvida, mas podia te-los seguido no inicio dos saldos xD
    estou tramada, tenho tanta roupaaaaaaa xD

    http://withmyredlipstick.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Limpeza, arrumação, desapego e auto-disciplina ;) Resulta!! eheh Foi assim que comecei!!

      Eliminar
  6. Especialmente nesta época de crise, ter uma peça nova é algo que me sabe mais do que bem! A sensação de namorar e namorar a peça, experimentar vezes e vezes sem conta, até ao momento em que finalmente saio da loja com a peça dentro de um saco.. Passou a ser um processo, e estes posts teus são super óptimos para reforçar e interiorizar cada vez mais a ideia de que a época dos excessos impulsivos já lá vai. E olha que gosto bem mais assim, de ser racional e ter prazer no processo!

    <3
    http://zazzish.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Tens toda a razão e é, concerteza, o melhor conselho que já li em algum blog (incluindo o meu). Foco! Acontece frequentemente comigo adorar determinada peça e depois acho muito cara e nao compro e vou adiando, até já não encontrar essa peça disponível e acabo gastando o dobro do dinheiro noutras coisas que vá...até gosto, mas não tanto como aquela peça chave. Aconteceu-me com 2 casacos da Zara da colecção de Outono Inverno, fiquei danada comigo própria!

    Hoje li o teu post (de manhã) e à tarde fui às compras e vi um casaco LINDO, MARAVILHOSO, tão "EU", tão "RAQUEL" e este teu post ecoou-me no pensamento: o foco! Porque era aquele casaco que eu já andava a namorar na net (Zara, what else?) há algum tempo e era mesmo lindo que tive que comprar. Portanto, ainda estamos em Janeiro mas já fiz as 2 comprinhas "chave" para Fevereiro: este casaco e uns ténis (que ainda vêm a caminho) em leopard print. E não compro mais nada, porque o "foco" não deixa :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Raquel, COMPLETAMENTE! Eu também já cheguei mesmo a essa conclusão... Acabamos por gastar tanto ou mais, com coisa que simplesmente não nos enchem as medidas por completo!!! Por isso é que já prefiro comprar uma boa e de que goste muito, do que três ou quatro 'assim assim' :)

      Eliminar
  8. Gosto tanto destes teus posts :)
    Sou da mesma opinião e uso coisas até à exaustão, às vezes até o namorado dizer "isso já é vintage nas tuas mãos pela quantidade de vezes que usas!" :) mas mais vale do que comprar por impulso, uma coisa que achamos "fashion" mas que nem é a nossa cara e depois usarmos uma vez. A primark é perita em atrai para isso :X

    ResponderEliminar

Obrigado por comentarem!

PORTAL