CONSUMO EM CRISE: O que comprar/não comprar no Natal

sexta-feira, dezembro 07, 2012

Hoje decidi fazer um post rápido sobre a questão de consumo natalício - seja para oferecer ou para consumo próprio (as tais prendas "de mim para mim").


É certo e sabido que esta altura é muito tentadora, e nem as notícias (que quase não vemos, porque andamos a passear de shopping em shopping) que alertam para mais um "pior ano das nossas vidas" (f***) nos demovem de só pensarmos no que: queremos receber, e temos que comprar para oferecer.

É muito comum pedirmos/oferecermos (e comprarmos para "usar nos dias de Natal") muita roupa. E, claro, que na altura do entusiasmo e do 'xitex' nem nos passa pela cabeça aquela grande questão - passados uns dias, tudo vai estar em saldos!! Se querem mesmo roupa há apenas uma de duas coisas a fazer:

- Pedir dinheiro, e comprar uns dias depois.
- Não arriscar ver esgotado, e comprar logo.



E, para oferecer, optem por acessórios ou cheque-prenda. Esta última opção é algo "fria", eu entendo, mas... Estamos em crise!! E se há coisa que a crise nos ensina é a sermos práticos, e fazermos render os nossos tostões em algo que valha a pena.



E para quem resistir à tentação dos 'trapos', o que pedir/oferecer? Depende dos gostos de cada um, óbvio, mas na generalidade são boas ideias:

- Livros
- Tecnologia (telemóveis, máquinas fotográficas, pc's, ipad's, ...)
- Maquilhagem
- Relógios ou joalharia
- Óculos (a maior parte das lojas começa saldos antes do Natal)

You Might Also Like

18 comentários

  1. Concordo muito contigo. Eu por exemplo este ano, a ouvir a minha mae "compra um vestidinho para o Natal" e nem pensar! Preferi escolher roupas que vou usar no dia-a-dia e que estava a precisar para o armário, assim dou-lhes realmente uso em vez de ficarem arrumadas e até acho que lhes dou muito mais valor :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A ideia nem era bem essa, era mesmo não comprar roupa de todo. Porque um dia depois vai estar toda a metade do preço... ;)

      Eliminar
  2. Ou oferecer qualquer coisa "simbólica" e juntar o talão para trocar!
    Na minha família ninguém tem menos de 20 anos mas somos todos umas crianças o que faz com que a parte gira do Natal seja rasgar papel (é absolutamente ridículo mas é verdade, nem que esteja embrulhado em papel de jornal com uma fita colorida!) portanto este ano pedi: coisas da Zara, Body Shop ou Sephora COM talão para troca. Não me interessa o que vou abrir (pois quero é abrir) e depois vou trocar por algo que me dê mesmo jeito e já poupei uns tostões....

    Apoias este método também? ;)

    beijinhos****
    sara.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, o talão de oferta foi das melhores invenções do mundo natalício ahahahah Mas mesmo assim, se estiver bom e gostar, não vou guardar para trocar nos saldos, e por isso vai dar tudo ao mesmo ;) Daí que prefira um cheque prenda!! Além de que às vezes ficamos indecisos, e temos mais tendência a ficar com a peça do que trocar-mos, e depois arrependemos-nos.

      Mas se já vais com a ideia de trocar, nesse caso é a mesma coisa, só que abres um presente ahah :)

      Eliminar
  3. Pois eu este ano, estou-me a guardar para os saldos e espero sinceramente que sejam bons, com bons preços...devido à crise, todas as compras têm de ser racionais e não meros impulsos como muitas vezes eram no passado!

    ResponderEliminar
  4. Xana mais um post dos bons :) Tens toda a razão! Eu já fechei a carteira e agora só compro nos saldos!

    Na véspera de Natal vou usar uns calções em tweed que comprei recentemente em promoção na Promod (15€) e no dia de Natal vou usar o vestido de pele que já comprei há uns tempos. Vou gastar alguma coisa a oferecer prendas, mas SÓ à família chegada (pais, irmãos e sobrinha-prima bebé)e marido. Disse à minha irmã o que queria e pronto :)

    Livros são sempre bem vindos sem dúvida!

    Por acaso óculos são uma necessidade imperativa (os meus são super old) e ia ser a prenda para mim mesma, mas como a empresa vai passar a ter seguro de saúde, vou aproveitar! A prenda será então uma embraiagem nova para o poppy, que bom não?! Mas a estúpida teve que pifar mesmo nesta altura!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há tanta roupa que podemos usar no Natal, basta procurarmos eheh O meu carrito também fez das suas, e em Janeiro o orçamento vai ser dedicado a ele ahah (esperemos que não antes). E sim, os meus óculos também já pedem substituição, mas não sei se é desta eheh


      Beijinhos :DD

      Eliminar
  5. Xana o comentário da embraiagem é meu, mas não tinha a sessão iniciada com o mail do blog :) Sorry about that!

    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Eu vou oferecer muitas coisinhas giras, baratas e artesanais :)

    ResponderEliminar
  7. adorei as sugestões. também é muito importante comprar produtos tradicionais portugueses ,e por isto não digo chouriços e galos de barçelos, mas á peças muito interessantes e diferentes que se pode dar no natal, apoiar os portugueses e ser poupadinho ao mesmo tempo!


    O nosso blog desenvolveu uma espécie de documentário sobre os bloggers portugueses, dá uma vista de olhos ^^

    http://kissmequick-kissmenow.blogspot.pt/2012/12/the-bloggers-documentary.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não abordei isso no post para não ferir susceptibilidades, porque o que conheço da indústria portuguesa (artesanal, em especial) é tudo feio, desactualizado, ou excessivamente caro!! Ou só caro. E por isso vai dar ao mesmo... Não temos uma indústria virada para o BBB - Bom, bonito e barato, e por isso não me inclina nada a consumir nesse sentido. É triste, mas é verdade... -.-

      Eliminar
  8. Xana, já sabes quando começam os saldos? Também penso como tu e estou-me a guardar para eles...
    bjs

    ResponderEliminar
  9. concordo com todos os pontos deste post...infelizmnt estou direccionada prá tecnologia algo em q nao gosto de investir...por mim os pc's mantinham se actuais e fixes durante 10 anos!...vou receber zara porque a pedi mas sei q é uma peça de continuidd pq de resto já há uns 2/3 anos q não há roupa nova pró natal simplesmnt pq é ridiculo só pa estrear e no dia a seguir estar td mais barato!

    ResponderEliminar
  10. óptimas sugestões. eu ainda não comprei nadinha de nada :/ vou andar a mil nos últimos dias antes do Natal. mas este ano será tudo muito mais regrado *

    ResponderEliminar

Obrigado por comentarem!

PORTAL