DICAS ROMA

sexta-feira, agosto 24, 2012

Não vou aqui fazer um roteiro, nem nada do género. Mesmo que quisesse não conseguia porque esqueço logo o nome de 90% das ruas onde estive, e de 90% dos sítios onde comi. A minha memória é muito boa, mas muito selectiva - no mau sentido.

Ainda assim não podia deixar de partilhar a experiência - que em parte correu tão bem graças às vossas dicas (que foram impressas, sublinhadas e com notinhas, juro!!). Para vos situar: fui numa Quinta-Feira logo de madrugada, e só voltei na Quinta-Feira seguinte ao fim da manhã. Desses dias estive sempre em Roma, excepto Terça-Feira que visitei Florença. Aqui vão as mini-dicas:





Não ir em Agosto | Nem a Roma, nem a lado nenhum! Depois desta viagem, jurei a mim mesma que não volto a viajar para fora em Julho/Agosto, a não ser que não tenha mesmo alternativa. É calor a mais (passei muito mal, e a viagem torna-se muito menos produtiva), é confusão a mais, e - ainda mais importante - acabamos por só conhecer a parte turística dos sítios.

Não fazer dieta | Nem sequer pensar em: quilos, calorias, colesterol, etc etc. É crime ir a Roma e não comer (que nem uma 'besta', perdoem-me a expressão). Tentei aproveitar ao máximo, e o estrago só não foi "pior" porque o calor impedia que tivesse muita fome.


O que comer | Pizzas, gelatos, massas (vale todo o género, e acreditem: variedade é coisa que não falta), e saladas. Atenção aos preços, olho no aspecto da comida (muitas vezes a comida é congelada, e isso é o mesmo que comer cá em Portugal. Dá para comer bons pratos feitos na hora, por preços bastante razoáveis), e muito cuidado com as famosas taxas. Há de tudo - de serviço (ponto!), de esplanada, de talheres. Leiam bem os menus.

Água | Nem pensem muito no assunto. Basta ter uma garrafa por pessoa, e há fontes um pouco por todo o lado com água fresquinha.

Taxas&Aldrabices | Além da comida prestem atenção no Hotel. Paguei 2 euros por dia e por pessoa, mas esta taxa só é apresentada no fim da estadia (e é uma "taxa municipal", por isso não há como fugir). Além disso, cuidado com os romanos, são um povo muito manhoso... A começar pelos famosos mascarados de Gladiador etc. "Fujam" deles, porque basta uma foto e são logo obrigados a pagar 5 euros.

Roma Pass | Vale muito a pena! Visitei o Coliseu e Ruínas do Fórum Romano, e o museu Capitolino - sem filas, sem preocupações. Neste momento já custa 30 euros, e inclui duas entradas em museus à escolha (não inclui Vaticano), e ainda passe de três dias para autocarro e metro - quase não usei porque tinha imenso tempo para passear e andei sempre a pé, mas para quem vai com pouco tempo, vale a pena. Vende-se um pouco por todo o lado, incluindo nas bancas de jornais (e há em quase todas as ruas).

A não perder | O óbvio/mais conhecido podem encontrar no roteiro da Glimmer, ou no Top 10 de Roma da American Express (foram os meus dois guias). Mas fica uma dica pessoal: não deixem de visitar a Igreja de S. Clemente!! Está situada relativamente perto do Coliseu, vê-se rápido e vale muito a pena.

Duração | Três dias chegam perfeitamente para ver Roma se formos com tudo bem organizado. Quatro no máximo! Quanto a Florença, vale a estadia de um dia (ou seja, vê-se bem em 2 dias) - coisa que não fiz, e por isso vou ter que lá voltar (que chatice!!!! ahah).




Estadia | Evitem - mas evitem mesmo - ficar na zona Termini!! Que coisa mais horrível!! Eu fiquei na Via Nazionale e valeu muito a experiência. Bom ambiente, movimento, lojas/restaurantes/bares/cafés porreiros, e preços muito em conta. Estava perto de tudo, incluindo da estação Termini (mas fora do ambiente da infâme zona), que é onde vão apanhar comboios/shuttle bus (ida e volta para o aeroporto).

Shuttle Bus | A melhor invenção! É uma empresa de bus/mini-bus que faz o percurso entre o aeroporto e a estação Termini. Ar condicionado, conforto, óptimas condições, e um preço muito em conta - e estão sempre a passar. Para quem preferir táxi (não prefiram, não vale mesmo a pena), a Câmara de Roma definiu que o preço entre Fiumicino e o centro da cidade é de 60 euros (a viagem) - ou seja, ao contrário do que acontece em cidades como Paris, aqui há um preço definido, e assim não há surpresas à chegada.



Roma é um dos sítios que sempre quis conhecer, e por isso esta foi uma viagem muito especial para mim. Tentei aproveitar ao máximo, e trago de lá as melhores recordações - na melhor companhia possível! <3 p="p">

You Might Also Like

25 comentários

  1. estes posts de dicas pra mim são os melhores para definir uma viagem pq roteiros eu arranjo por aí....agora estas dicas pessoais na se encontram escritam nos livros...obrigado!!

    ResponderEliminar
  2. vou anotar tudo porque quero ir a roma e são sempre boas dicas!
    Shuttle Bus é excelente!

    ResponderEliminar
  3. Este post cai mesmo bem, estou super tentada a ir a Roma o ano que vem e este post já entrou para os favoritos para depois rever tudinho, ahaha! Quanto à dica anti-Agosto, saí de Paris a semana passada a jurar que nunca mais...

    <3
    http://zazzish.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso foi o que fiz há dois anos, mas achei bem mais suportável do que Roma. Ainda assim, são duas experiências que me ensinaram que Agosto... É para estar na praia ahah

      Eliminar
  4. Fiquei, ainda, com mais vontade de visitar :)

    ResponderEliminar
  5. Obrigada pelas dicas querida, eu cá ainda não fui a Roma, logo quando for la ei de ter cuidado com os gladiadores hehehe

    bjs!
    ***
    www.theprincesslittlebox.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. é algo que está na minha rota para viagens e não deve faltar muito para a concretizar!! obrigada pelas dicas!! ;)

    ResponderEliminar
  7. Ainda bem que gostaste! Eu amei Roma! A igreja de São Clemente é uma que tem umas oliveiras no largo à entrada? Se é também a visitei! Adorei o museu do Capitólico, muito giro!

    Na próxima semana vou a Berlim e em Outubro já tenho mais 3 novos destinos na Ásia! É um dream job! :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que sorte Pipita! Quando te reformares dou-te o meu contacto eheheh

      A igreja de S. Clemente é uma que tem "escavações" de uma igreja do fim do segundo século DC. Foi uma das coisas mais bonitas que já vi (não porque tenha alguma 'beleza' normal, mas pelo significado e o 'ambiente'). Eu, pessoalmente, adorei - saí de lá e não falei durante imenso tempo. Recomendo muiiiito a visita :)

      Beijinhos

      Eliminar
  8. adorei as fotografias! que inveja <3 obrigada pelas dicas

    ResponderEliminar
  9. Eu espero revisitá-la para o ano : ) Infelizmente quando lá fui também foi em Agosto e foi horrível !

    http://www.thediariesofmissbad.pt/

    ResponderEliminar
  10. Estava a espera deste post! E está divinal! Obrigadooo pela partilha!! (:

    ResponderEliminar
  11. Tb lá estive em agosto e tv partilhei a experiência no meu blogue. Se calhar cruzamo-nos! Beijinho

    ResponderEliminar
  12. aiii xana, fiquei com muitas saudades de roma:))) e dicas para sair á noite? foste a trastevere? adorei.

    adoro o novo aspecto do blog tb!!!!:D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem me fales nisso... Isso foi o que me escapou. Não porque me esqueci ou por falta de tempo, mas porque não consegui chegar lá. Foi mesmo a grande falha -.-

      Obrigado

      Eliminar
  13. É Maravilhoso não é?!!!
    Sim é verdade Agosto e as vagas de calor é de fugir, mas as fontes ajudam em bem, tão frescaaaaa a água!!
    Apenas não concordo com o tempo de estadia, para mim Roma em 3dias é impossivel, foram 10 (lol sim!!), um dia inteiro só Vaticano e mais meio na Villa Borghese, mais todas as igrejas que em Roma são todas lindaaaas... em Florença foi outro só na Uffizi mais uma manhã na Academia, mas eu sou apassionata pela arte e ai ai Italia mia...
    mas mudando
    Mas ainda bem que te divertis-te e eu não disse para esquecer a dieta... é impossivel!!!
    xoxo JoID

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que quem queira fazer uma viagem mais demorada tem que ir mais tempo - mas para uma visita ao ritmo normal, eu acho que 3/4 dias chega perfeitamente! :)

      Foi impossível mesmo, nunca comi tão bem na vida ahah

      Eliminar
  14. aH BELLA ITALIA!! <33
    Esse país é um encanto...
    Belo post este menina Xana :D

    xoxo*
    IV

    ResponderEliminar
  15. Concordo inteiramente com o teu post..estivemos lá em finais de junho, e já era um calor e uma confusão...nem quero imaginar em agosto...

    ResponderEliminar
  16. Como me revejo neste post! Estive em Roma e Florença, em Maio, e achei a mesma coisa! Mas e os gelados?! Mesmo a sair do hotel com o pequeno almoço tomado era impossível resistir! É espectacular!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comi tantos, mas tantos ahahaha Maravilha <3

      Eliminar
  17. Obrigado a todas! Ainda bem que gostaram :))

    ResponderEliminar
  18. Xana gostei MUITO deste post. Fiquei cheia de saudades dessa viagem que tanto me marcou e feliz por saber que consegui ajudar-te. Concordo com tudo o que aqui disseste e achei graça... agora que já tiveste em Termini já tens uma opinião formada! ahah Tive dois dias em Florença e mesmo assim senti necessidade de mais, é lindo!

    ResponderEliminar
  19. já lá estive e já tenho estadia marcada de novo para outubro por isso este guia vai-me ser muito útil:)

    ResponderEliminar

Obrigado por comentarem!

PORTAL