NEW CLASSIC | OLD CLASSIC

quarta-feira, junho 27, 2012

Como disse num post recente, há toda uma ideia de que os clássicos são eternos, mas nos dias que correm até os clássicos têm 'perna curta'. Existem clássicos intemporais, mas já são escassos - uma coisa é dizer 'jeans são intemporais' (e são, claro), outra coisa é dizer 'este modelo/marca de jeans é intemporal'. São coisas diferentes, completamente diferentes, e o exemplo mais fácil neste contexto é a Levis (altos e baixos, ainda que duradouros). Até a Classic Flap da Chanel e a Speedy da Louis Vuitton tiveram longas temporadas na 'mó de baixo' - uma por falta de marketing e outra por banalização (ergo, falta de estatuto).

Resumindo, podemos ter uma peça para sempre e usar muito, mas não sei bem até que ponto conseguiríamos usar sempre. Até porque grande parte da graça na moda e nos trapos é - claro - a mudança, o refresh, a novidade.


No mundo do calçado - ainda mais que no mundo das malas, na minha opinião (de viciada em malas!!!) - a evolução é constante, mesmo que por vezes pareça que estamos a andar em círculos.

Nos últimos meses tenho reparado que as colecções cada vez mais se focam em dois extremos: os chunky/sapatos altamente compensados e sapatos bicudos com tacão fino. O primeiro género já não é novidade para mim: não só porque gosto, mas também porque acho bastante mais confortáveis. No entanto dei por mim bastante fascinada por sapatos mais 'finos' - desde as strappy sandals que adquiri para o Verão que fiquei viciada.

O furor global por este género não começou agora, mas tomou outra proporção desde as mules que Marc Jacobs lançou para a Primavera/Verão da casa LV. Estes modelos transportam-me para um mood sport-chic, característico da nova geração de designers americanos como Alexander Wang ou Phillip Lim. Nas colecções de Outono (ainda vi poucas), uma das que mais me chamou a atenção por fazer um hi-lo exímio neste sentido foi Isabel Marant.

E este modelo que saiu recentemente na Zara anda a tentar-me. E pensar que ainda há uns anos a minha mãe não largava umas bem semelhantes!... New classic, old classic

Imagens Style.com (em cima) e Fashion Zen (em baixo)

You Might Also Like

11 comentários

  1. Verdade! Quantas vezes penso "ihh porque é que eu me livrei daqueles sapatos/mala que agora se voltou a usar tanto!" Mas a verdade é que não há armário que aguente e acabam por ser despachados.
    Também gosto muito de os ver num sporty-chic style. :)
    S.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim eu percebo perfeitamente! Mas - parecendo que não - os modelos são parecidos, mas algo diferentes. Na realidade acabamos sempre por querer a versão actualizada ;)

      Beijinhos

      Eliminar
  2. Verdade. Eu nunca deito malas nem casacos fora.
    inthisfragileskin.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Excelente insight, Xana,concordo consigo e estou a chegar à conclusão de que o meu género é mais o sapato "fino", como lhe chama (mas não de salto vertiginoso).Vou assumir isso e deixar de andar atrás de tendências contrárias só porque sim :)
    Onde é que se encontram peças da Isabel Marant cá? Só na net ?
    Beijinho

    Célia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu gosto de ir variando, mas estou com uma crush gigante por sapatos finos ehehe

      Não tenho a certeza, mas acho que vende na Fashion Clinic (e talvez Stivali e Fátima Mendes), mas não tenho a certeza.


      Beijinhos

      Eliminar
  4. E eu que tive uns parecidos com esses pretos da Zara, mas em castanho e muitos mais bicudos?! Que horror, são dos meus tempos de bancária! Hoje não seria capaz de usa-los, aliás já os dei! Mas o problema é que os modelos são semelhantes, mas NUNCA iguais, há sempre variações! Mesmo o clássico trench tem imensas variações: comprimentos, golas, cor e tamanho dos botões, tom de beje, etc...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exactamente!!! ahahah Eu ainda hoje guardo umas mules - do high school prom!!!!!!!! - e são semelhantes, mas por outro lado, não têm nada a ver. ;)

      Beijinhos

      Eliminar
  5. penso que as malas e sapatos sao mais intemporais...a roupa ja n é tt assim..fico sp com vontade de comprar novas tendencias temporada, apos temporada. portt n fico tao triste qd tenho q por um par de calças no lixo. ahah

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Perspectivas, sem dúvida! Eu por exemplo, gosto imenso de consumir novidades, mas sou supeeeeer apegada à roupa. Quando mais velha mais gosto de usar ahahah :)

      Eliminar
  6. sempre fui muito mais apegada a roupa do que a sapatos e a malas, sempre apostei tudo em roupa e n tanto em malas e sapatos, vou comprando aquilo que acho q posso usar anos seguidos, serem intemporais, é sempre isso que procuro. Apesar de não ser nada fã deste tipo de sapatos mais bicudos, acho que bem conjugados podem fazer um look, podem e são muito elegantes e os da zara são lindissimos!

    ResponderEliminar

Obrigado por comentarem!

PORTAL