LOST

sábado, junho 23, 2012

Hoje o post é totalmente randômico, mas não resisti - afinal é fim de semana, e pode sempre contar como uma sugestão, right? Pois é, hoje falo da melhor série que já alguma vez vi, que me prendeu desde o primeiro minuto até ao ultimo episódio, algo tão bom que os espectadores apenas se dividem entre quem adorou e quem odiou. É óbvio que falo de LOST!



Comecei a ver LOST uns meses antes do inicio da última temporada. Uma conhecida passou-me uns episódios, um amigo emprestou-me uns dvds, e assim consegui reunir todas as temporadas e - basicamente - fechei-me em casa (já estava, devido ao 'desemprego') durante um mês sem conseguir fazer muito mais. Simplesmente é impossível quando começamos a ver LOST conseguir PARAR (a não ser quando já não há mesmo mais episódios). É um vício! Um verdadeiro vício!! De tal forma que era impossível encontrar alguém que também visse LOST e não estar menos de uma hora a partilhar teorias! Sem contar que nunca entrei num dos fóruns de Losties, porque isso então - segundo contam - é uma verdadeira loucura!!

Adiante, para os (nem sei como vos adjectivar!!!) que nunca viram o LOST a história não é propriamente fácil de resumir, mas basta saberem que o voo 815, da Oceanic Airlines, cai numa ilha, e sobrevivem 71 pessoas e 1 cão. Até aí tudo bem, se tudo fosse normal. Mas não é. No LOST nada é o que parece ser: desde os sobreviventes à ilha, à própria queda! E assim se passam 6 temporadas, sem repetições, sem episódios chatos, com muitas arritmias e muitas lágrimas, e muitos "whaaaaaaaaaat??".



E o melhor é que há várias formas de ver a série - para os amantes da filosofia e de boas 'teorias' a série ganha uma dimensão completamente diferente. Sim porque os autores não deixam nada em vão - nada! Qualquer semelhança com autores, filósofos e até personagens da Bíblia NÃO SÃO coincidência. Aliás, eu sempre entendi o LOST como uma metáfora (mas lá está, é uma das minhas teorias ahahahaha).

O polémico cartaz da última temporada, que aludia à Ultima Ceia

A grande - gigante!! - polémica foi mesmo o último episódio da série. Não vou deixar aqui spoilers (mas também aconselho a que não abram a caixa de comentários), mas acho que a esmagadora maioria dos fãs da série achou o fim péssimo. Eu ainda não sei o que acho, porque decidi que só vou formar uma opinião definitiva quando rever TUDO do início ao fim. Se querem saber mais vejam aqui a página da Wikipédia (em brasileiro, e bastante completa) ou a minha recém descoberta: a LOSTpédia! (sim, leram bem)


Uns extra:

A minha história de amor preferida de TODOS os tempos!!

A polémica cena

Não resisti a partilhar esta imagem que achei no Google - hilária!!! ahahah

As letras que ninguém esquecerá!

You Might Also Like

15 comentários

  1. Sinceramente não entendi também muito bem o final, mas depois vi na net e percebi mais ou menos, mas nesta série nada é real portanto x)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma perspectiva, mas fica tudo muito em aberto. Eu sempre esperei que o fim acabasse com a maior parte das dúvidas, e não aconteceu ;)

      Eliminar
  2. Nunca consegui ver a série, é muito raro apegar-me a séries, é tal como nos livros, ou pegam-me logo de início ou nunca mais.
    Mas tinha ouvido falar,e muito, mas sempre que me punha a ver um episódio não percebia grande parte das coisas - também se deve à minha forma de ver televisão: eu oiço a televisão e tenho os olhos no computador.
    Já viste Once upon a time?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas a questão é que é uma série para ver desde início - se não NUNCA vais entender nada de nada mesmo!! Se ainda por cima só te apegas de início... lool eu tb vejo grande parte de tv assim, mas para séries como o LOST ou OC ou GG ou GA (etccc) paro um pouco para assimilar...

      O Era Uma Vez é dos mesmos criadores do Lost, mas nunca vi.

      Beijinhos

      Eliminar
  3. Oh esta serie <3 foi realmente daquelas que viciou e nunca aborreceu, e eu fui daquelas que ia a foruns e sites ver as discussões acerca de factos da serie quando ainda ia nas primeiras temporadas! :p
    Tive pena do final que teve mas à parte disso é uma série que aconselho muuuito a ver!
    *
    Le Tutti Frutti

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Regra geral, eu acho que todos esperávamos um final completamente diferente. Há muita coisa básica (básica mesmo - como o fumo) que sinceramente não entendi ou não achei que a 'explicação' estivesse à altura. Enfim, mas é por este género de conversas que gosto de Lost, daí que concorde que a série é muito ligada à filosofia - vamos falando e divagando e tentando encontrar explicações lógicas ;) ehehe aconselho muuuuito!!

      Beijinhos

      Eliminar
  4. eu comecei a adorar a serie, mas sinceramente chegou a um ponto q eu so dizia "ou o final vai ser mtaaaaa bom ou uma cagada" e foi uma cagada a meu ver. mas pronto. a temporada 2/3 sao das melhores pra mim ehehe e tb adorava aqueles dois!

    quanto ao lostpedia, ha uma "pedia" pra quase tudo agr :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu percebo perfeitamente o que queres dizer com isso, sem dúvida que o fim não acompanhou DE TODO as expectativas. Acho que eles complicaram demais, criaram demasiadas dúvidas, demasiado enredo, e depois.... Não acabaram. Acabaram, mas não deixaram nem metade esclarecido. Mas sim, da primeira à terceira está perfeito mesmo!!!! Eu adorei!

      Sim, eu sei que existe uma pédia para tudo agora, mas tanto a portuguesa como a america (do Lost) estão BASTANTE completas mesmo! Fiquei espantada!! :)

      Eliminar
  5. Eu nunca vi, e pelo que ouço relatar da série, não tenho também grande interesse. Isso das coisas não serem reais sempre fez com que eu não me apegasse às séries (abro uma única excepção para o Harry Potter ahah). Gosto de histórias com pessoas e coisas "reais", o espelho do nosso mundo mas em versão novela.
    Mas essa questão das teorias e dos filósofos fez-me lembrar a primeira (e única) vez que vi o Matrix. Estava no 11º ano e só dizia para a minha amiga que estava comigo: "Isto é a Alegoria da Caverna de Platão!! 'Tás a brincar?! Eu dei isto em Filosofia!! Tu não deste? O mundo inteligível e o das coisas! A caverna e as sombras! Tenho a certeza, está chapadinho!". Parecia mesmo lunática com aquela conversa =P E ela "'Tás doida? Platão? No Matrix?! Oh mulher não inventes..".
    Fui-me pôr a pesquisar e era mesma ahahah. Eu não estava a delirar =P Mas btw, detestei o filme na mesma, não consegui perceber nada, além do espelho com as teorias do Platão ahah

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sempre disse exactamente o mesmo que tu, e tenho exactamente a mesma excepção, mas assim que comecei a ver (e como já disse em cima, tem que ser do início e com atenção - se não, não vale mesmo a pena) não consegui meeeeeeesmo parar!!! ;)

      Eliminar
  6. concordo MESMO contigo Xana, uma das melhores séries de sempre!! :) adoro quando uma série (ou filme) não 'acaba' nos créditos finai, deixando-nos a pensar e a tentar perceber o que se passou, a criar as nossas próprias teorias, e nos desafia a ir mais longe. também sempre tive a ideia da 'metáfora' filosófica e religiosa e, apesar do final bastante agri-doce, não consigo evitar olhar para trás, pensar nas temporadas passadas e pensar 'lindo!! totally worth it! LOST é de génio' ahah sou mesmo uma lostaholic!!

    ResponderEliminar
  7. Eu era coladerrima no lostpedia. No fim de cada episodio ficava horas a divagar por la, a tentar entender cada detalhe que me escapou, a ler novas teorias. Também escrevi sobre esta serie de sonho no meu blog, ainda a meio da serie.

    http://raquelzinhafernandes.blogspot.pt/2007/06/lost-in-plot.html

    Lostmaniacs ruleeeez!!! Beijinho

    ResponderEliminar
  8. Compreendo-te perfeitamente: eu tive a mesma obsessão pelo Battlestar Galactica (que curiosamente também teve uma foto a imitar a Última Ceia para promover a última temporada). Vi as três primeiras séries de rompante e depois foi um suplício ver a quarta e última série em tempo real ao ritmo de um mísero episódio por semana! E tal como no Lost, o final deixou toda a gente em estado de choque. Ainda hoje não sei bem o que aconteceu ali, mas sei que foi assombroso.

    Um dia ganho coragem e "pego" no Lost... ai de mim.

    ResponderEliminar
  9. A melhore série de SEMPRE!!

    Enquanto a vi foi um stress completo e é impossível ver só um episódio ...

    ResponderEliminar

Obrigado por comentarem!

PORTAL