As verdades por detrás de suplementos alimentares!

terça-feira, março 13, 2012

É uma verdade comum que, começando Março, entra tudo em modo anti-celulite, anti-estrias, anti-gordurinhas, anti tudo o que nos possa impedir de desfilar orgulhosamente os bikinis na wish list. E a busca por resultados rápidos é tal, que nem só de ginásio e dietas nos servimos - entram em acção os suplementos. Chás, comprimidos, cápsulas, cremes, massagens, ...

Acho que, na realidade, todas sabemos que estes suplementos são apenas pequenas ajudas, MAS levadas pela pressa de ver resultados acreditamos em poções milagrosas e, muitas vezes, gastamos pequenas fortunas em vão! Meninas, já me aconteceu ENGORDAR com suplementos. Daí ter decidido criar este post (estou a tomar suplementos neste momento, e mais tarde vou querer falar do que tomo, mas não sem antes contar 'o antes').

Aqui ficam algumas dicas que fui acumulando ao longo dos anos:

O VERDADEIRO MILAGRE | Existe sim, e chama-se médico! Recomendo que, se querem resultados rápidos qb (não são assim tão lentos, eu perdi 3 quilos em três semanas) e que durem mais do que um Verão, a única solução é visitarem um nutricionista, ou até mesmo um médico de clínica geral. Os hábitos vão ficar o ano inteiro (apesar de ser precisa muita força de vontade), e os resultados também. Isso, e muito ginásio - com tantas modalidades disponíveis, há muito que ir ao ginásio deixou de ser um castigo.

ASS ISSUE | Comprar a ultima novidade em comprimidos, que tem todos aqueles ingredientes que não sabemos bem o que são, mas que aparecem sempre associados a emagrecimento, e pensar que 'puff foi-se (o efeito de excesso de) Chocapic' é ERRADO. Muito errado mesmo. Tomar comprimidos, mas não levantar o rabo do sofá nem deixar de parte o momento calórico do dia, é um erro. Um erro que, ainda recentemente, me fez ganhar 3 quilos... Eles estão ali para ajudar, sim, mas se não trabalharmos com eles, eles trabalham contra nós! Minhas amigas, os dois únicos segredos para um rabo giro são: óptimo dna (presente em 2% da população portuguesa) ou agachamentos!!


QUEIMA GORDURAS? | Está provado e comprovado, não existe nenhuma erva nem nenhum elemento que queime gorduras. Existem suplementos que ajudam o metabolismo a acelerar - logo a queimar gorduras mais rápido (e isto só resulta quando combinado com exercício físico, ou o resultado pode ser o oposto), pode até haver substâncias que impedem que parte do que comemos (parte!!) seja absorvida pelo organismo  e transformada em energia (exercício físico, again!), mas - mais uma vez - esperar que o chá de cavalinha ou a depuralina queime as gorduras que acumulámos no Inverno em dois dias, enquanto continuamos a comer tudo igual e a faltar ao ginásio, é ERRADO.

DON'T CLOSE YOUR MOUTH | Dietas da seiva, detox's, etc, são todas muito giras, fazem muito bem ao organismo (no caso das detox's, a seiva é literalmente uma estupidez), mas a perda de peso é uma ilusão. E uma ilusão que pode sair muito cara. Perderam dois quilos em três dias? Sem comer? Giro... Juntem à equação o quilo e meio que deriva da comida que está a ser digerida no nosso organismo (constantemente, claro), e mais um quilo e meio que vão ganhar nos dois dias a seguir quando não conseguirem parar de devorar tudo o que aparece à frente. O resultado não é assim tão positivo, pois não? O maior segredo de emagrecer bem não é deixar de comer, é COMER BEM.


You Might Also Like

30 comentários

  1. sempre me questionei muito sobre os suplementos! ja tomei alguns, que dissolvem na agua e etc.. mas honestamente nunca reparei diferença nenhuma!

    ResponderEliminar
  2. Tenho cá para mim que a maior parte só serve de placebo - é meramente psicológico ;) Muitos também não fizeram nada, tipo o CLA! Quando estava muito na bera tomei, e fazia dieta e muito ginásio, mas apenas emagreci o que já estava a emagrecer antes de tomar (com os mesmo hábitos), se me faço entender.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Adorei mesmo o post! Conheço e já experimentei vários suplementos e a verdade é que sem esforço eles n funcionam. Ter cuidado com a boca e umas corridinhas...e os suplementos rapidamente se tornam grandes amigos nossos x)

    ResponderEliminar
  4. excelente post!
    Não há comprimidos, detox.. nada disto resulta! O que resulta é comer bem e fazer exercício.

    ResponderEliminar
  5. Nunca experimentei nada de suplementos mas várias vezes me tentaram, pelos motivos que referiste (milagre chocapic!) Gostei muito deste alerta.
    Acho que vou consultar quem sabe, como aconselhas!:)
    S.
    A COZY BOX

    ResponderEliminar
  6. Acho mesmo que existem soluções com fins especificios e tudo tem a ver com fazer com que o corpo faça mais depressa algumas das suas funções - p.ex. efeito diuretico. Mas claro os liquidos voltam e ou se depende dessas soluções ou o corpo volta à sua normalidade.

    Concordo mesmo que o segredo é comer bem. E para quem nao pode consultar um nutricionista, tente apenas olhar para os alimentos e ver se: 1. tem mesmo fome? 2. aquilo alimenta ou não? 3. vou ficar com a consciencia pesada? Acho que todos ja sabemos o que nos é permitido ou não, as vezes so fechamos os olhos ;)

    ResponderEliminar
  7. Adorei o post! E por acaso nunca me fiei muito em suplementos. Para mim, quando se quer emegrecer é fechar a boca e fazer muito exercicio, tenho feito isso há um mesito e os resultados são muito bons!

    ResponderEliminar
  8. Tens toda a razão, e eu sei muitas dessas coisas por experiência própria. Já tomei CLA e nada, não perdi peso algum. Se a a pessoa continua a comer mal nenhum suplemento ajuda a perder peso. Para se perder peso é preciso passar a comer de forma saudável e fazer exercício e isso não é fácil, mas o facto é que não há suplementos milagrosos.
    bj!

    ResponderEliminar
  9. Um post brilhante, apelativo e forte, é verdade sim, passar fome não é grande solução, mesmo que não veja-mos o porquê, logo de princípio, mas futuramente, temos cabelo enfraquecido, unhas lascadas, pele seca...etc, sem contar com os problemas que causamos no organismo que não são visíveis...
    Estou seriamente a pensar em ir ao teu nutricionista, quando poderes facilita-me as informações sobre ele.
    beijossss brigada

    ResponderEliminar
  10. Hábitos saudáveis e exercício! O resto é conversa, alimentação saudável todo o ano...aprendi isso depois de muito tempo. Ás vezes é tentador acreditar nesses "milagres", mas realmente não há segredos, há bons hábitos.

    ResponderEliminar
  11. Um post muito informativo e que desmistifica muitas ideias. Eu não alinho em comprimidos (é mesmo um grande e gordo NO) e sou da opinião que disciplina na dieta e no ginásio é o melhor para atingir os fins desejados. Já usei cremes e podem ajudar mas é uma coisa mínima por isso há que levantar o rabo do sofá! E que bem que sabe ;) *

    ResponderEliminar
  12. Os suplementos que tornam o metabolismo mais lento só podem ser prescritos pelo médico e são coisas muito específicas para casos de obesidade mórbida. Nenhum over-the-counter o faz, nem os nutricionistas o podem recomendar.

    Beijinhos

    www.makedown88.blogspot.com

    ResponderEliminar
  13. Não é bem assim, uma rapariga que eu conhecia andou numa clínica que pratica a dieta da proteína e tinha uns que só conseguiu tomar um, pois ficou com arritmia cardíaca!! Era bem forte, mas ela não ia buscar os medicamentos a uma farmácia, ia a um sítio específico.

    Mas existem já alguns suplementos, de produtos naturais, que já são fortezinhos (nada demais, claro, mas os que tomo, por exemplo, tornam o coração super acelarado).


    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Nunca alinhei e não sou muito a favor dos suplementos. Por experiência pessoal, bastou começar a reduzir em fritos e comidas rápidas e ir ao ginásio. Em cerca de 3 anos, com um pé partido pelo meio, perdi 16 kg e até hoje não os recuperei. Já não vou ao ginásio, treino em casa e mantenho uma alimentação saudável. O importante é alimentação e uma pessoa mexer-se, senão é como dizes. Os suplementos não queimam as gorduras enquanto se está no sofá. :) Não há milagres! :) Beijinho*

    ResponderEliminar
  15. Muito bem dito. Publicidade enganosa. Parabéns pelo post. Bjs

    ResponderEliminar
  16. Esse é o problema das pessoas confiarem cegamente nos nutracêuticos que não têm qq tipo de regulamentação porque "todos naturais". Lá por ser natural, não significa que não tenha efeito farmacológico. A arritmia não tem nada a ver com o metabolismo, devia era ser um diurético demasiado hardcore... É preciso ter muito cuidado com os nutracêuticos e com os trolhas que por aí andam ;) Não queremos estragar a nossa saúde só para ficarmos 2Kg mais magras.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Os comprimidos da história que estava a contar não eram de produtos naturais, os que tomo é que são! :) E estes não são aceleradores de metabolismo, são uns comprimidos que ajudam a limpar o organismo, e têm chá verde para mais 'energia' :) Estou bastante satisfeita porque me dão bastante sede e faço as aulas com mais intensidade :)

    ResponderEliminar
  18. o segredo é mesmo comer bem e mexermo-nos! o problema é que eu sou uma gulosa, damn!

    e prazer igualmente em conhecê-la xana! <3 ***

    ResponderEliminar
  19. Olá,

    muito bom post.
    Eu sou muito bom garfo. Adoro comida. É muito difícil para mim emagrecer e comer pouco e bem. São duas coisas muito importantes.

    Antes de entrar na faculdade, fiz dieta e tomei comprimidos vinagre de sidra, mais não fizeram que regular o meu aparelho digestivo. Perdi peso, mas gordura... nem pensar. Ficou cá toda -_-

    No ano passado comecei a fazer exercício aos poucos, bicicleta/caminhada/corrida e depois comecei a fazer uma dieta numa nutricionista. Perdi uns bons quilos (7 no total) mas recuperei já 2 porque parei de correr. Mas perdi massa gorda à séria, aprendi a alimentar-me muito melhor, a conhecer as calorias dos alimentos e a saber gerir a minha alimentação. Vou retomar de novo e estou bem de saúde, que é o mais importante. O médico é a melhor solução , porque os suplementos são uma mínima ajuda, em casos muito pontuais. Vigiar a massa gorda é muito importante e comer muitas vezes e em pouca quantidade e com qualidade a chave de perder peso.

    :)beijinhos!

    ResponderEliminar
  20. Como é que nunca tinha lido este blog? Já conhecia de nome e já tinha visto algumas referência mas nunca tinha visitado. Que falha!
    Finalmente um blog com o qual me identifico! =)

    Se quiseres espreitar os meus devaneios... https://www.facebook.com/pages/Sara-e-um-Frasco-de-Tinta/366741783349895


    Bjbj Sara

    ResponderEliminar
  21. Adoro a tua última frase e fazes muito bem em escrever tal post pois há quem se iluda bem!

    ResponderEliminar
  22. amei este teu post...mesmo a propósito do meu post...e da minha saga para perder peso ;)
    Concordo com o que disseste...a seiva já a fiz..4kg perdidos..mas mal voltei a comer recuperei-os logo..por isso não aconselho
    comer saudável
    exercício físico
    muita agua e chá ;)

    ResponderEliminar
  23. Dos melhores posts que li ultimamente!!

    ResponderEliminar
  24. Para queimar gorduras só mesmo exercício físico e uma alimentação equilibrada... Nunca tomei nada disso e faz-me imensa confusão quem ainda continua a acreditar nisso...
    Bom post*

    http://worldofpinkdreams.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  25. Amei a frase, essa é a mesma dieta que eu faço.
    Isto faz-me lembrar quando eu andava no ginásio (eu sei que devia voltar), durante os meses depois do verão era um descanso, começava a primavera e era a loucura das inscrições. Pergunto-me se aquelas mulheres achavam mesmo que iam conseguir resultados vísiveis até ao verão.

    ResponderEliminar

Obrigado por comentarem!

PORTAL