Eu e... Coleccionar moda?

segunda-feira, janeiro 30, 2012

Admito que não sou muito por colecções. Nunca coleccionei nada com intenção, nem nunca consegui achar grande piada a isso. Respeito imenso, e admiro algumas colecções que já vi ao longo da vida, mas não é 'coisa' que me chame à atenção.

Se o assunto é moda, há algo que me irrita. Já aqui defendi, e continuo a defender, que a ideia de coleccionar moda é algo inteligente - no sentido em que se colecciona algo que se pode usar. No entanto, e talvez o primeiro parágrafo sirva de base a este sentimento, não consigo deixar de franzir o sobrolho quando me deparo com determinadas celebridades (e blogers também) que mostram closets imensos, com um sem fim de roupa, paredes e paredes cheias de sapatos extravagantes, and so on. 

Não digo que nunca fiquei de olhos a brilhar ao ver certas imagens (as imagens são, quase sempre, lindíssimas), mas por norma o pensamento que me ocorre é "Who needs that much?"



Na verdade, também em relação à moda (leia-se, roupa, sapatos e afins) a minha linha de pensamento é a de que 'tudo o que é demais enjoa'. Ter mais do que se pode usar, para mim é excessivo. E digo isto sem moralismos, afinal também eu tenho mais que aquilo que preciso, mas uso tudo o que tenho (uns mais, outros menos, claro), e quando não uso - e não acarretam sentimentalismos - dou. E compro o que compro porque gosto, e não por comprar.

Para mim há poucas coisas tão frustrantes como - aquilo que chamo de - arquivo morto. Coisas sem uso, sem vida, abandonadas a um canto. A minha lógica, sempre que vejo aqueles closets imensos, é: 'deve ser frustrante comprar 400 pares de sapatos por ano [sim, porque são sempre modelos actuais] e não conseguir usar nem metade'.

Concordam? Não concordam? Contem-me!

You Might Also Like

18 comentários

  1. Eu não critico quem o faça e principalmente celebridades. Se tem é porque podem ter. Quem não adoraria ter um closet imenso? Muitas delas usam um par de dia, outro à tarde e outro à noite, sem falar nos inúmeros eventos para as quais são solicitadas. Sem reservas, se fosse eu e pudesse faria igual.

    ResponderEliminar
  2. Estou completamente de acordo!
    Apesar de gostar das imagens e de os meus primeiros pensamentos ao olhar para elas sejam "Também quero...", no entanto passado pouco tempo a minha mente fica desprovida do bichinho consumismo e penso que tanta coisa é realmente um ABUSO...

    ResponderEliminar
  3. Eu ficava com imensa pena de os ver ganhar pó, lá isso ficava !~

    http://thediariesofmissbad.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. Concordo totalmente contigo!
    Acho que há bloggers que abusam no closet e depois veste uma peça de roupa uma vez e só a voltam a vestir muito mais tarde. Olha eu, tenho de conjugar peças de roupa várias vezes durante a semana porque tenho pouca :p
    Acho que um óptimo exemplo do que se devia fazer é a Jo do blog Um Ano Sem Zara. Acho fantástico ;D

    ResponderEliminar
  5. Concordo 100%! Sempre que muda a estação (inverno-verão-inverno) faço uma vistoria ao meu armário e dou o que não uso/gosto. Há imensa gente que tem tão pouco que, para mim, é escandaloso ter no armário coisas "só por ter"!
    beijinho
    S.
    www.acozybox.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. concordo plenamente contigo, mas verdade seja dita, quando se tem mais € na carteira, começas por pensar que de facto vais usar tudo! só depois é que te vais apercebendo. já a nível de "celebridades" é uma tentativa de usar algo diferente ou poder dizer que tem muita coisa

    ResponderEliminar
  7. Por mais que goste de ver as imagens e de sonhar com elas penso sempre mas como é que uma pessoa chega a vestir ou a calçar aquilo tudo? Eu com a pequena amostra que tenho já existe tanta coisa que mal lhe dou uso quanto mais ter um closet com um sem fim de roupa e sapatos!

    ResponderEliminar
  8. frustrante pra mim é ter uns sapatos, adorá-los e não ter tempo/ocasião para os usar. mas teria pena se não os tivesse. mas tenho pena de não os usar. mas acima de tudo, haja um lado mais prático que supere a abundancia de coleccionar apenas porque sim, para dizer que tenho!

    ResponderEliminar
  9. Claro que sim! Até porque depois já nem sabemos o que temos, compramos repetidos, uma confusão, prefiro closets mais pequenos, mas com peças de qualidade e que nos assentam na perfeição!

    ResponderEliminar
  10. Xana não posso concordar mais! Confesso que ignoro mesmo quem o faz, porque nem quero saber, mas tenho sempre a sensação que há alguma indefinição no meio de tanta peça ou entao muito passado sem qualquer uso atual.
    Eu de 6 em 6 meses, seleciono. Tenho muita dificuldade em usar peças com mais de 3 anos (shame on me, i know) e talvez por isso nunca terei um closet de grande. Porque se não uso, nao quero ver. Ter um closet arrumado e com apenas naquilo que visto é a minha regra para ser fácil vestir-me no dia a dia.
    Beijo

    ResponderEliminar
  11. 400 pares por ano? :O credo isso nem usando um par diferente cada dia do ano conseguias usar tudo :P Enfim eu por mim tambem gosto de colecionar moda mas é como colecionar outras outras (livros por exemplo), pequenas colecçoes sem excessos que eu saiba só faz é uma pessoa mais culta e mais bem arranjadinha no dia a dia :D

    ResponderEliminar
  12. Eu fico sempre deslumbrada, mas não é um sonho ter um closet enorme, com um pequeno sim é,daqueles pequeninos para a roupa que já tenho,uma pequena divisão :)

    http://misannie.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  13. Não só concordo plenamente, como me pergunto se elas alguma vez têm oportunidade para repetir roupas que gostam muito.
    Dei por mim a pensar isso porque daqui a um mês tenho um casamento, evento raro na minha vida social. Houve uma altura em que, devido á minha profissão, comprava vestidos de cerimónia. Agora deixei de ter onde os usar. O primeiro pensamento que tive quando soube do casamento foi "finalmente vou poder voltar a usar o vestido X" e não que tinha uma desculpa para comprar outro.

    ResponderEliminar
  14. EXACTO Su! Deve ser horrível adorarmos algo e não conseguirmos usar.... Porque temos outras 1500000000 coisas que também adoramos -.- Acho que deve ser frustrante! Acaba por não se dar valor a nada...


    Beijinhos a todas! Obrigado pelas opiniões!

    ResponderEliminar
  15. concordo totalmente! gosto de coleccionar algumas coisas (mapas, globos, guarda-joias...) mas em quantidades reduzidas, não compro cada globo que vejo só para encher a colecção, só compro se gostar mesmo muito. e quem diz isso diz roupa. há uns meses fiz uma selecção enorme, tudo o que 'não me enchia as medidas', tudo o que não era eu, o que já não servia...dei ou vendi. agora posso dizer que tenho um 'closet' reduzido mas que uso tudinho!!! irrita-me quando descubro alguma peça e penso "oh eu adoro isto! há tanto tempo que não uso que já nem me lembrava que tinha". detesto.

    ResponderEliminar
  16. a unica coisa que não gosto aqui é da impessoalidade do closet.. normalmente os closets das celebridades parecem lojas (serious, ja viste o da mariah carey?) ou bibliotecas - como o da Xtina - not. O meu estilo de closet é mais Carry (ou até mesmo o da Carolina Patrocinio, desde que o vi fiquei fascinada!) não muito grande, mas no tamanho certo para ter tudo e mais alguma coisa super organizadinho. Quanto à variedade, eu gosto de ter muito por onde escolher e o que mais me irrita é querer conjugar um look e faltar-me a peça x ou y!

    ResponderEliminar
  17. Não acresentaria nada ao que disseste, penso exactamente da mesma forma. Se não usamos porque não dar a quem usará??
    Também concordo aqui com a opinião da Jo, porque me identifiquei com a frase "o que mais me irrita é querer conjugar um look e falta-me a peça x ou y", mas isto não quer dizer que tenhamos um closet de 200 metros quadrados cheio, desde que tenhamos as peças certas basta 10. bjs*

    ResponderEliminar
  18. Os famosos têm closets ridículos, mas eu acho mais interessante ponderar sobre os closets de pessoas normais como nós, algumas que ainda nem ordenados têm, ou que os têm curtos, e que gastam dinheiro em peças que usam uma vez ou duas, e depois encostam as peças. Acho que é o mesmo que deitar dinheiro ao lixo, e tenho pensado muito nisto, tanto que ando numa dieta radical de compras!

    Gostei muito do post!

    xx

    ResponderEliminar

Obrigado por comentarem!

PORTAL