2011 - Os eleitos da blogosfera!

sexta-feira, dezembro 30, 2011

Mais um ano em que o fenómeno da blogosfera continuou a crescer... O número de blogs aumenta de forma alucinante, e a informação circula à velocidade da luz - muitas vezes de forma excessivamente repetida!

Aproveito este post para deixar uma notinha (rápida): Muitas e muitas vezes tenho lido - por variadas fontes - críticas constantes a este mundinho! Seja pela publicidade, pela 'simplicidade' (no mau sentido) das blogers de street style, ou até sobre blogs 'sem grande conteúdo' terem visitas e outros, ditos 'originais', não saírem da cepa torta. Sobre isso tenho poucas, muito poucas, coisas a dizer: cada um visita os blogs que entende. Cada um tem o seu gosto e as suas preferências, e qualquer pessoa é livre de criar um blog.

Não acho que haja - de todo - motivo para estas críticas constantes. Se acham que conseguem melhor, criem um; se não gostam do que lêem fechem a janela; se gostam continuem a visitar; is that simple!! Sinceramente, chego a achar um pouco ingrato ler certas coisas (mesmo sem ser sobre o meu blog). Ter um cantinho exige muito tempo, trabalho e dedicação, e é frustrante ler cada vez mais críticas à blogosfera nacional, principalmente quando parte de outras blogers!!


Adiante, vamos aos its da blogosfera do ano 2011, de um modo geral (e do meu ponto de vista):

Prada S/S 11

A colecção Primavera/Verão da PRADA fez render o peixe de uma maneira que parecia não ter fim. Pelos óculos, pelas riscas, pela combinação de riscas com outras riscas, pela combinação riscas com cores lisas fortes, pelo color block, pelos óculos, pelas bananas, e pelos macaquinhos!

Vimos inúmeras capas em fashion magazines de todos os cantos do mundo (um dos vestidos da colecção foi repetido numas quantas), roupas usadas em variados editoriais, e ainda as famosas inspirações (Zara, H&M, Mango) que fizeram com que a colecção estivesse presente não só em todas as revistas mas também ao virar de cada esquina!!

Candy Bag - Furla

Nem precisei de pensar muito, se há mala que foi um verdadeiro it blogosférico este ano foi sem dúvida a CANDY BAG da Furla!! A marca apostou nas grandes blogers internacionais e a Candy tornou-se um dos items mais desejados para o Verão. A cor de rosa foi a mais badalada pelos blogs, mas basicamente qualquer cor viva surtiu o efeito (creio que - nesta colecção - estava disponível também em verde, azul, transparente e preta).

A marca tentou novamente tornar-se o it no Outono/Inverno - com bonitos modelos, diga-se - mas já não conseguiu.

Litas - Jefrey Campbell

Jeffrey Campbell deve agradecer todos os dias aos seus santinhos (ou aos seus publicitários) pelo dia em que as infames LITAS chegaram aos pés de uma blogger (dizem que surgiu de Chiara)!! Foi em 2010 (ano em que o modelo foi lançado) que a febre aconteceu 'lá fora', mas desde que a marca chegou a Portugal (e talvez um pouco antes disso) que parece não haver outro assunto.

Eu tenho as minhas, e não entendo o porquê de tantos (mas tantos) posts e tópicos a questionar a beleza e a febre com elas... Sinceramente já me parece mais uma forma - ultrapassada - de chamar comentários. São umas botas, são altas, têm atacadores. Uns acham giras, outros acham feias, outros acham assim-assim, so what? Não percebo como é que já vi - qualquer coisa como - 30 posts a questionar as ditas.

Jil Sander S/S 2011
Os meus dedos começam a tremer só por terem que escrever isto: COLOR BLOCK. Foi "a" tendência na blogosfera, aquilo que todos se orgulhavam de colocar nos títulos dos posts, que virou tantas cabeças. Continuo sem conseguir gostar, e o facto de ter visto tanto (e tão mal feito) só piorou a situação!

Fendy S/S 2011
Ora aqui temos outro grande it da blogosfera: o BATOM CORAL! Foi it no Brasil em 2010 - por Vic Ceridono - e foi it na blogosfera nacional nesta Primavera. Foi muito falado, muito postado, mas pouco usado, vi muito mais pessoas a usar batom rosa. No entanto foi realmente um dos grandes assuntos (não só o batom, mas também a cor em si!!).

Para 2012 prevejo que a cor de batom eleita seja tangerina (Tangerine Tango foi eleita a cor de 2012, pela Pantone). E posso dizer que a ideia me entusiasma bastante (seja em batom, em roupa, ou acessórios) - não me identifico muito com o tom de laranja tradicional (incluindo os que vimos na Primavera), mas tons como o coral e tangerina são uma delícia!

Kate Moss @ Vogue Brasil especial 36 anos
É sem duvida uma surpresa ver que uma das capas mais faladas do ano venha do outro lado do Atlântico... Mas desta vez a sul!! A edição especial dos 36 anos da VOGUE BRASIL recebeu todas as atenções na blogosfera, mesmo não juntando elementos propriamente inéditos (Kate Moss + Mario Testino + Brasil).

Para mim foi uma das mais bonitas capas do ano.

Kate Middleton e o Príncipe William de Windsor @ 29 de Abril, dia do seu casamento
Durante os, muitos, anos de relação de William e Kate aquilo que mais se especulou foi se a relação chegaria ao altar ou não! Pois bem, em Novembro de 2010 o anúncio chegou. Foi o momento do ano: na manhã de 29 de Abril todas acordámos entusiasmadas com aquele que seria o CASAMENTO DO ANO. A consagração do 'Conto de Fadas' foi acompanhado por todos os meios, incluindo a blogosfera.

Uns adoraram, outros fizeram questão de abordar o acontecimento pela má lingua - mas no fundo todas quisemos ser princesas naquela Sexta-Feira.

Victoria Beckham e a filha, Harper Seven
Apelidar Victoria Beckham de it girl 2011 não faz muito sentido, mas seria impossível não a mencionar na retrospectiva de 2011! Este foi um ano em grande para Victoria, não só a nível profissional (foi eleita Designer Brand of the Year, nos British Fashion Awards), a nível pessoal (foi mãe de uma menina, como sempre quis), mas também a nível geográfico (a família mudou-se recentemente de LA para perto de Paris).


Tendo em conta que esta é uma das it girls preferidas aqui do cantinho, era impossível não mencionar!! Mas relativamente à IT GIRL DE 2011 eu elegeria - sem grandes dúvidas - Mila Kunis, juntamente com Rosie Huntington e Emma Stone!

Entre os FLOPS DO ANO escolheria o Color Block e as estampas Dolce&Gabana para este Outono/Inverno.

Quanto aos ASSUNTOS REPETIDOS ATÉ À EXAUSTÃO, já não aguento ler sobre batons YSL nem sobre Blake Lively, sorry!



Espero que tenham gostado, e - já agora - aproveito para DESEJAR UM EXCELENTE 2012 A TODOS OS LEITORES DO XANALICIOUS!

Espero que se divirtam este fim-de-semana, que entrem no novo ano com o pé direito e que este vos traga tudo de bom!!

You Might Also Like

31 comentários

  1. Adorei o que disseste sobre o mundo da blogosfera :)

    ResponderEliminar
  2. ADOREI!! Gosto sempre bastante destes post no final do ano!

    BOM ANO!! um grande beijinho e tudo de bom Xana! :D

    ResponderEliminar
  3. concordo com tudo o que disseste e adorei as tuas escolhas!
    'Os grandes', ou seja os bloggers com grande numero de seguidores, com cento e tal comentários, com não sei quantos milhões de visitas, criticam cada vez mais quem está a começar e no fundo, tem o mesmo gosto por moda ou qualquer que seja o assunto. a verdade é que há muitos blogs 'repetidos', não gosto de blogs que sejam apenas feitos de 'olha o que eu estou a vestir hoje' (pelo menos nacionais ainda nao descobri nenhum assim). Pessoalmente prefiro blogs como o teu, que têm um pouco de tudo, que mostram novidades, noticias, tendencias, looks e outras coisas. sao mais completos.

    Mas automaticamente somos quase excluidos pelos grandes. ainda há tempos li numa revista o pedro crispim a criticar e opa, custa sempre um bocado porque ng tem nada a ver com isso no fundo.

    ResponderEliminar
  4. Concordo com grande parte dos its que escolheste, sobretudo a Candy e o casal do ano (eheheh). Não morro de amores pelas Litas, não percebo a popularidade que ganharam (ou percebo, porque a blogosfera cada vez tem mais influência nas escolhas de moda), mas também não me importo com isso, cada um calça o que quer, não é verdade? :P Beijinhos para ti, foste uma das minhas descobertas de blogs em 2011 e gosto muito :) Feliz Ano Novo!

    ResponderEliminar
  5. Adorei tudo :)
    E aquela introdução está simples mas dizes tudo o que há para dizer. Não entendo os comentários mesquinhos e maldosos quando é tão mais fácil carregar no X ali no cantinho direito... Mas pronto, não precisamos deles e acho que cada um tem o blog que tem consoante os seus gostos e muitas vezes as visitas também são realizadas devido à simpatia e cumplicidade entre bloggers :)
    Olha, posso dizer que adoro o teu e embora não comente muitas vezes [se é que já comentei alguma vez :x] podes ter a certeza que não falho uma publicação :)

    ResponderEliminar
  6. Concordo com alguns dos hit's sem duvida!!!
    Esta retrospectiva é mm muito bom ate pela analise critica que é feita de cada hit!!! Beijo

    ResponderEliminar
  7. Obrigado a todas!!

    A 'notinha' foi apenas um desabafo! É uma pena que os de fora se roam de inveja pela influência que vem dos blogs, e que os de dentro se preocupem mais com o que a vizinha do lado - provavelmente mais bem sucedida - está a fazer (e a ganhar, e a receber das marcas) do que com o conteúdo do seu próprio blog! É triste e desagradável!!


    Beijinhos e BOM ANO A TODOS!

    ResponderEliminar
  8. Mais que pensar que poderia fazer melhor, foi um desejo de comunicar, de dar a minha opinião que surgiu o meu blog... e lá está, não consigo criticar porque penso que também começei assim ! Fico genuinamente feliz com vejo blogs que "vi" nascer com imenso sucesso : )
    Por acaso acho que a trend este ano mais bem conseguida foi mesmo a renda : ) vi poucas peças feias !
    beijinho e bom 2012, espero encontrar-te pelo menos no próximo FNO : )

    http://thediariesofmissbad.blogspot.com

    ResponderEliminar
  9. Muito bom post Xaninha!

    Beijinhos e um óptimo 2012

    Silvia

    ResponderEliminar
  10. gostei da escolhas, principalmente da it cover, que também foi das minhas preferidas..
    as rendas e o glimmer são uma it trend bem mais apetecível =D

    beijinho e Feliz Ano Novo

    PB*

    ResponderEliminar
  11. Adorei o post, mesmo :)
    Parabens pelo teu trabalho com o blog, adoro adoro! Não passo um dia sem vir espreitar. Não ligues ás más linguas, pois n passam mesmo disso.
    Beijinhos e desejo-te um óptimo 2012 cheio de coisas boas, ou como quem diz, cheio daquilo que mais desejas :)

    ResponderEliminar
  12. entendo o que queres dizer com as críticas chatearem, no entanto caímos sempre naquela de "cada qual tem a sua opinião", por isso também não se pode censurar quem critica. De qualquer forma, acho que não se deve generalizar e fazer posts atrás de posts a dizer "ai já não aguento estes blogs que mostram só o que as pessoas vestem e o que compram". Se não aguentam, fechem a janela. Queiram ou não, as pessoas vão continuar a fazê-los e eles VÃO continuar a ter sucesso. Não gostam? Paciência.

    Quanto às escolhas, acho que estão muito bem conseguidas! :)

    http://myfashioninsider.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  13. Concordo plenamente com os "its"!!
    Um FANTÁSTICO 2012 para ti!!!! :)

    bjs*

    ResponderEliminar
  14. Excelentes escolhas concordo plenamente contigo:)))

    http://styleloveandsushi.blogspot.com

    ResponderEliminar
  15. Muito bem conseguido este post! Adorei!

    Um optimo 2012 para ti! :)
    Muitos sucessos!

    xoxo
    nini

    ResponderEliminar
  16. Assino por baixo do comentário que fizeste sobre as pessoas estarem constantemente a apontar o dedo aos outros blogues. Já li as maiores barbaridades, desde "ela usa H&M e Zara mas tem a mania que está na moda"; "só pensam em roupa, não têm nada na cabeça"; "agora todas se acham no direito de falar sobre moda" .. i mean, seriously ? as pessoas têm que começar a deixar os outros em paz, odeio estes julgamentos.

    Quanto às tuas escolhas, não podia concordar mais sobretudo com a parte da Prada que foi repetida à exaustão e das Litas !

    Beijinho, tem um óptimo ano : )) <3

    ResponderEliminar
  17. Gostei imenso deste post e do "desabafo". Sou recente neste momento e ja posso dizer que vi e senti de tudo um pouco ... ora elogiam, ora me chamam de gorda ... acho q ha espaço para todos e cada pessoa é livre de fazer e esrever o que quer no seu espaço ...
    Um beijinho enorme e um ano mt feliz

    ResponderEliminar
  18. Concordo com as críticas desnecessárias e, normalmente, afastam-me desses blogs. E quero uma Candy da Furla, umas Lita, um dia ser tão bonita como a Kate Moss! Bom ano!!

    ResponderEliminar
  19. Ohhh ; (( toma lá um beijinho YSL

    : )) Avantee concordo com TUDO menos talvez o it trend e o it beauté mas tb n sei pelo q trocaria LOL oh well...acho que está tudo certo!! passaste, tiveste Excelente Xana!! :P

    ResponderEliminar
  20. Eu mudava os its quase todos mas de certa forma também concordo com os teus :) Como disse no meu blog, sou uma fashion democrat, mesmo não gostando do modelo das Litas, gosto de as ver em alguns casos e alguns JC já me piscaram o olho.

    Beijo

    ResponderEliminar
  21. Meninas, só uma pequena notinha! Este post não é sobre as minhas preferências de 2011 (issto está na primeira parte), mas sim o que notei que foi mais falado na blogosfera!! (;

    ResponderEliminar
  22. concordo com tudo o que disseste e adorei MEEEEEEEEEESMO as tuas escolhas!

    ResponderEliminar
  23. I know!!! :) Eu entendi mas mesmo assim eu mudava alguns. Talvez sob a perspectiva de uma blogosfera mais internacional.

    It shoes - Acne Pistols
    It bag - Celine Phantom
    It Cover - As 4 da LOVE

    Mas são perspectivas Xaninha, gosto muito aqui deste teu cantinho que reflete tão bem a blogo nacional (o bom, o bom...)

    ResponderEliminar
  24. Dos - não muitos - que sigo internacionalmente, não conseguiria fazer um apanhado destes, acho difuso (; Talvez porque não acompanhe muitos! Preferi fazer um apanhado do que li mais no geral por cá hehehehe Pensei que tinham percebido mal!

    Obrigado Raquelita (ou KElly hehehehe) :D

    ResponderEliminar
  25. Gostei muito das tuas escolhas!!! :)

    xx

    ResponderEliminar
  26. Goatei muito do post, um resumo perfeito dos it de 2011.
    Continua assim, eu sou fã!
    Beijo
    Célia

    ResponderEliminar
  27. Parabéns pelo post está fantástico!
    Pena é não ter conseguido passar cá tantas vezes como queria! Sorry!
    Isso das criticas é sempre complicado, existe sempre alguém que gosta de dar opinião seja sobre o que for, alguém que se acha sempre melhor e que consegue fazer melhor ainda. Parabéns a essas pessoas!
    Sinceramente não me incomoda. Escrevo o que gosto e leio o que gosto e o resto... é só fogo de vista. O que realmente me incomoda
    é a repetição excessiva do que pensam que é noticia ( uma verdadeira bomba) Depois da terceira já estou enjoada, same all, same all.
    Ok, Xana, vou calar-me, afinal todo este tempo sem te visitar não me dá o direito de agora não parar de escrever. lol

    Beijinhos e continua assim

    ResponderEliminar

Obrigado por comentarem!

PORTAL