Eu e... As modas dos casamentos!

terça-feira, junho 21, 2011

Eu já aqui expressei, com muita força, o quanto me irrita o facto de as pessoas vestirem/comprarem algo com a justificação de que "é moda"! A situação contrária irrita-me de igual maneira... Não comprar/usar algo porque "é moda", com o objectivo de se fazer notar pela diferença!!

Mas outra coisa que também me irrita são aquilo que eu - a partir de agora - chamo de "as acções da moda". Em Hollywood bateu a moda de adoptarem crianças de terras cujos nomes os próprios actores não sabem pronunciar. Por aqui... Bateu a moda casar ao fim da tarde em dias de semana!

Ainda me lembro de uma amiga minha, filha de uma florista, me contar - há coisa de 3 anos atrás - que, pelos vistos, era "chique" casar às 6ª feira às 17h! Eu ri imenso, e não acreditei! Pois, sim... Poucos meses depois recebo convite de casamento de uns amigos... 6ª Feira, às 15h30!! -.-'' E hoje, aqui na minha equipa, duas senhoras preparam-se para ir a um casamento amanhã, às 21h!

Mas agora eu pergunto... HAN?! Qual é o objectivo de darmos uma festa - supostamente - para os nossos familiares e amigos, em que eles tenham que vir cansados e/ou pôr um dia de férias?! Qual é o objectivo de planear uma festa durante um ano (ou mais!!) que começe às 21h?? Isso é chique?

Pois a mim mais faz lembrar o meu a-do-ra-do Caco Antibes... "Coisa di pobri", onde por "pobri" entenda-se "pobre de espírito"! Duvido que o facto de um casamento ser à 6ª feira e às 17h o torne em algo chique... Mais depressa se torna em algo forçado! E eu detesto coisas forçadas...


Opiniões?

P.S. - Espero não ferir susceptibilidades, cada um é livre de casar quando quer e lhe apetece! (e de vestir, e de comprar...)

You Might Also Like

29 comentários

  1. Olá, Xana!!
    Eu casei em Julho do ano passado e, por pouco, não casei a uma Sexta-feira ao final da tarde! :)
    Comecei à procura de quinta para a festa em Setembro de 2009 e todas as que gostava e nas quais tinha garantias de qualidade estavam ocupadas até Setembro de 2011 (sim! do ano que aí vem!!!!)!!!!!
    Como queríamos MESMO casar em 2010, chegamos a ponderar casar numa sexta-feira ao final da tarde!!!
    Acabamos por não ter de utilizar essa alternativa, pois um belo casal chateou-se e separaram-se, tendo eu ganho um Sábado livre numa quinta que queria :)
    Mas, conheço muita gente que casou à Sexta, porque é chique ;) e esses casamentos são sempre black tie!
    Mas, deixo-te uma curiosidade: os preços nas quintas são cerca de 30 a 40% mais baratos por pessoa, às sextas-feiras, face aos sábados!
    Muitas vezes é tanto o pedantismo e, no fundo, fazem-no porque fica mais em conta...
    beijinho

    ResponderEliminar
  2. O quê? Ainda bem que os casais que me convidaram não aderiram a essa moda pois iria pensar o mesmo que tu. :\

    ResponderEliminar
  3. Pode ser só porque não têm vaga para casar ao sábado em Agosto ao meio dia, como manda o mandamento!

    ResponderEliminar
  4. agora morri xD nem sei o que achar para além do que tu mesma disseste: HAN?!

    ResponderEliminar
  5. Por acaso também não gosto de casamentos ao meio dia! LOL

    E pela resposta da Rita percebo que não percebo nadinha de casamentos!!! LOL Sim, pode haver a questão das vagas, e dos preços, e até acho muito bem que se tenha sempre o preço em conta! Mas ao que eu me refiro é mesmo à onda do "é chique" (; Eu sei que percebeste Rita hehehe


    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. A moda passa com uma questão de tempo, no que toca a roupas. Chega a cansar, o que me faz pura e simplesmente não a pretender seguir. Gosto de peças simples e intemporais :) Quanto às outras ditas "modas"... Eu chamo-lhes antes mania, ahahah! x)

    ResponderEliminar
  7. Eu também já tinha ouvido dizer que agora há muitos casamentos à sexta-feira porque as quintas estão ocupadas no resto do fim de semana.
    Mas de facto acho de mau gosto que se obriguem os convidados a tirar dias de férias. Já são tão poucos...
    Mas acho que tudo depende da importância que se dá à festa. Quando vivi em Israel, apercebi-me que a maioria dos casamentos se realizavam ao fim da tarde... de um dia semana. Isto porque a festa não tem a dimensão que tem cá e é quase como ir a um jantar de aniversário a meio da semana.
    E há dias, uma amiga contava-me que foi a um casamento em Espanha onde não foram servidos o prato de peixe e o de carne. Foi só um. Isto é que me parece chique, porque um casamento é uma festa entre amigos, não é para "encher o bandulho" e te sentires pesada o resto do dia.

    ResponderEliminar
  8. Realmente são dias e horas estranhas e nadas chiques. Para mim o Sábado ou Domingo são os melhores dias ;D


    Preciso da tua ajuda :)
    Para perceberes melhor a situação, por favor, passa pelo link da mensagem http://lifeofametropolitangirl.blogspot.com/2011/06/eu-sei-que-ja-nao-sao-poucos-os-blogues.html
    Não te esqueças de votar nas três pequenas perguntas que estou na barra lateral do meu blogue: http://lifeofametropolitangirl.blogspot.com/

    Conto com a tua opinião. Vota ;D
    beijinho*

    ResponderEliminar
  9. No ano passado tive um casamento a uma 5ª feira, feriado, e no dia seguinte trabalhava :S no caso destes amigos foi porque queriam mesmo casar naquela quinta, e já não havia sábados nem domingos livres! Acabou mais cedo é certo, mas correu bem! Acho que no geral as pessoas optam por esses dias por ser mais barato, ou por questões de disponibilidade dos espaços. E pronto, passa a virar moda! Até o pricípe William casou a uma 6ª feira, por isso é definitivamente "chique" ahahah!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Lembrei-me de outro casamento que tive no ano passado, de uma colega de trabalho! Foi um stress! Foi a uma 6ª feira em Dezembro, e fui para lá com um colega. Ai penso que a escolha do dia e da hora (16H) foi por "ser bem". Eu e o meu colega faltámos à missa porque não quisémos pedir para sair mais cedo (para que as restantes pessoas não se apercebessem!) mas nesse dia de manhã tive de arranjar o cabelo com o babyliss, e antes de sair do escritório maquilhar-me e fugir porta fora! Depois foi chegar ao sítio e ir directa à casa de banho para me trocar! E chegar à mesa e as pessoas já estarem a terminar o segundo prato!

    Este casamento teve o inconveniente de ser inverno e quando as pessoas chegaram à quinta já estava de noite...logo há poucas fotos de exterior.

    Sorry pelos testamentos!

    ResponderEliminar
  11. Para perceberes melhor a situação, por favor, passa pelo link da mensagem http://lifeofametropolitangirl.blogspot.com/2011/06/eu-sei-que-ja-nao-sao-poucos-os-blogues.html
    Não te esqueças de votar nas três pequenas perguntas que estou na barra lateral do meu blogue: http://lifeofametropolitangirl.blogspot.com/

    Achei uma boa iniciativa :)

    ResponderEliminar
  12. HAHAHA Eu não me lembrei do William e da Kate!!!! HAHAHA Esse pessoal tem desculpa... Nenhum dos convidados trabalha anyway!! LOL


    Quanto à questão dos casamentos com festas mais "light" como dito pela Su, acho muito bem! Principalmente porque nem os noivos andam a nadar em dinheiro, nem os convidados precisam de comer 20 pratos! Mas quanto à duração da festa, compreendo esse lado intimo, mas acho que quando me casar quero dar uma festa daquelas que dure até de manhã (;

    E quanto ao caso da Pipita, é mais ou menos isso que se passa na minha equipa! Mas o problema é que todos sabem que são apenas aquelas duas a ir, e que uma delas (que tem a mesma função que eu, e que também tirou o dia de 6ª de férias) tem uma desculpa para tirar a tarde, enquanto eu vou ficar lá a trabalhar... E isso também não me pareceu muito bem!! Mas enfim...


    Obrigado pelas opiniões!

    ResponderEliminar
  13. Cada um sabe de si e pode haver muitos e válidos motivos para a escolha do dia do casamento, mas o que não entendo é o facto das pessoas fazer as coisas com a desculpa de ser "moda", parece que não têm gostos e convicções... estou contigo quanto à irritação sobre coisas forçadas e na a-do-ra-ção do Caco Antibes (grande série... quanto que eu me ria!).

    ResponderEliminar
  14. hahahah! adoro estes post! xD
    por acaso a minha melhor amiga vai ao casamento do irmao do namorado dela e fiquei a saber da problemática de arranjar espaço... eles tbm queriam (querem vá) muito casar este ano e tiveram "sorte" conseguir marcar para um feriado...
    mas sim, também concordo contigo em como de vez em quando ha assim umas mentes iluminadas que se lembram de dizer que é "Chique!" fazer as coisas pensando apenas no proprio umbigo...

    Eu por acaso até acho piada à ideia de casamentos a meio da tarde para depois se prolongarem pela noite dentro... mesmo para ser festa o dia todo! (ora, para mim, casar é pela festa e pelo vestido! se não não tem piada!:P)

    chips-ina-fishbowl.blogspot.com
    (desculpa o testamento :S)

    ResponderEliminar
  15. Eu por exemplo, este ano, vou ter um casamento de uma grande amiga a uma 2ªfeira às 18h. Escolheram esse dia porque o dia que calha (1 de Agosto) é muito especial para eles e se estivessem à espera que calhasse a um Sábado, só se casavam daqui a uns anos. Mas lá está, não foram na onda do "é chique" e isso sim é que é parvo!

    ResponderEliminar
  16. Xana, pois eu acho que as pessoas devem casar numa data e hora que lhes diga algo.
    Nunca percebi a mania de fazer casamentos aos sábados, só porque sim! Nem casar às 17h, só porque é chique!
    Mas eu também nunca percebi porque é que se tem de fazer uma festa de arromba, convidar metade da família que nunca se viu, e dançar no final da boda, como se não houvesse amanhã!
    Mas isto sou eu, que sou velhota ;)

    ResponderEliminar
  17. Na minha opinião, não tem nada de chique ou de moda, muito pelo contrário! Parece-me um pouco pelintra mesmo, já que o preço que as quintas cobram para um casamento numa sexta à tarde é inferior ao que pedem por um casamento num sábado ou num domingo. No sítio onde vou casar ainda nos vieram com essa conversa da sexta-feira ao fim do dia, que é muito giro e tal... Claro! Para a quinta é uma excelente forma de fazer mais dinheiro! Mesmo a um preço inferior, mais vale ter um casamento numa sexta do que a quinta fechada!
    Para os convidados deve ser uma chatice, provavelmente muitos têm de pedir a tarde, sobretudo as senhoras, se quiserem ir ao cabeleireiro e ter tempo para se arranjarem!

    ResponderEliminar
  18. omg omg omg. euzinha por si só, azedaaaa, detesto casamentos. isto de festejar o dia TODO o mesmo cansa-me pronto.falta-me uma televisão, um momento zen...sei lá..cansam-me a alma os casamentos. por isso pensar que começam as 21h elaaaa bora lá!! uh uh assim so lá estou 3h e...e...!! ja fui a um casamento que começava às 21h...mas foi a um sábado. Durante a semana acho fraquinho va...e de tarde e durante a semana acho mesmo que o ppl anda a confundir-se com a burguesia e quês. Não acho piada nenhuma a casamentos durante a semana e já recusei ir a 2 porque.....eram durante a semana e n podia!!! E tirar férias não me parece pq...vou voltar a dizer..detesto casamentos. Mas gosto muito do amor, muiiiito. venham músicas e filmes. Casamentos n pf.

    ResponderEliminar
  19. Concordo contigo Xana. A meu ver não tem nexo algum, dias da semana são dias de trabalho, as pessoas andam cansadas e ao fim de semana há mais tempo e calma para gozar o momento :)


    J.

    ResponderEliminar
  20. Tambem n acho jeito nenhum a isso sinceramente, casamento tem de ser ao sabado e ainda melhor daqueles q continuam no dia seguinte so para a familia eheheh :)

    ResponderEliminar
  21. tenho de concordar contigo, ultimamente também tenho ouvido falar desses casamentos à 6ª feira e não acho jeito nenhum!

    ResponderEliminar
  22. Olá

    Olha eu por acaso vou casar a uma sexta feira ao fim da tarde, a questão do preço é discutivel porque se bem que o espaço é mais barato tens de escolher as ementas gourmet para compensar, os espaços aos sabados e domingos querem casamentos com mais de 100 convidados. Se quiseres fazer uma festa mais pequena que remedio tens senão ir para um dia de semana.
    Independentemente disso o fim de tarde tem muitas vantagens, a reportagem fotografica fica melhor pois a luz não é tão dura, no verão as pessoas não morrem de calor, eu gosto de festas noturnas.
    Fi lo por estas razões, não por ser chique ou moda, e acho que tirar logo esse tipo de conclusões é precipitado a roçar algum preconceito mesmo.

    ResponderEliminar
  23. Atenção, muita atenção a uma coisinha!! Eu aqui não disse que todas as pessoas que se casam a uma 6a feira à tarde o fazem por ser chique! E mesmo que o façam por esse motivo, eu não estou aqui a julgar NINGUÉM! Por muito que às vezes pareça que sim, eu não estou aqui (para) a julgar ninguém!

    Se o fazem por razões sentimentais (o mais importante para mim), ou por motivos económicos, ou por qualquer outro motivo que envolva o (complexo) planeamento de um casamento - isso cada um é que sabe, ao que quer e ao que tem que dar prioridade!

    O que eu quis dizer foi que acho idiota quem se casa à 6a à tarde para parecer "chique" (e SIM, há quem o faça) - o que além de ser parvo, causa também transtornos à maior parte dos convidados (até já foram dados exemplos nos comentários).



    Beijinhos

    ResponderEliminar
  24. de preferencia, gostava mesmo que na existisse de todo casamentos. ou pelo menos que não fosse de todo convidada. pra manha, pra tarde, ou pra noite a uma terça depois de ir ao peixe fresco do mercado ou à tarde na pausa do café no trabalho.

    :p

    ResponderEliminar
  25. Oh Deus, eu odeio a casamentos, abomino festas de dias inteiros and so on and so on. Já para não falar das músicas pimbas e dos perdidos de bêbados... E dos que só se casam para porem dinheiro ao bolso. Bem, já era para ter escrito sobre isso no blog há algum tempo, a ver se é desta que me decido!

    ResponderEliminar
  26. Credo Xana! Que preconceito horrivel!!Deixe lá os noivos casarem-se no dia q bem entenderem! Seja por motivos económicos (a verdadeira razão pela qual são mais frequentes ultimamente, já que a diferença de preço pode bem significar a possibilidade de convidarem mais 50 ou 60 pessoas, ou celebrarem num local que não teriam possibilidades de pagar a um Sabado), seja por uma questão de lotação dos locais, seja porque, pura e simplesmente, não gostam do dia de Sabado para casar(ora aqui está uma boa dica para aqueles que nao "gostam de casamentos" e pretendem casar sem o cariz "pesado" do casório tradicional)! E se para alguns convidados isso significa um sacrificio que não suportam com a maior das boas vontades- tal como organizar antecipadamente a logistica do dia, ou mesmo tirar uma tarde ou um dia de férias- então se calhar é porque partilhar aquele dia com os noivos não é assim tão importante para eles e aí o melhor mesmo é que fiquem em casa (and guess what? motivar a disistencia de convidados menos chegados pode bem ser mais um dos motivos do casamento à 6a)!

    Sinceramente, como pode afirmar com tanta certeza que os noivos só optam pela 6a "por parecer chique" e não porque, pura e simplesmente, lhes apeteceu?

    É exactamente por este tipo de pensamento pequenino da crítica fácil que me parece tão português, que que sou acérrima defensora de casamentos mais intimos, onde todos os convidados sem excepção têm um grande carinho pelos noivos e estão ali, unica e exclusivamente, para torcer eles.

    ResponderEliminar
  27. acorreia, se lesse o post todo, e todos os comentários que aqui estão percebia facilmente que eu não disse nada disso, nem percebo o que é que o número de convidados tem a ver para a questão... Leia com mais atenção antes de me chamar preconceituosa, sim?

    ResponderEliminar

Obrigado por comentarem!

PORTAL