Eu e... As primeiras impressões.

quarta-feira, maio 18, 2011


Não sei se já leram o livro "Blink" de Malcolm Gladwell, um dos meus autores preferidos (apesar de apenas ter lido dois dos seus quatro livros editados). O livro Blink fala de uma teoria, com o mesmo nome, sobre a intuição, sobre o facto de decisões e primeiras impressões serem tomadas em poucos segundos. O livro é óptimo para quem quer ler uma perspectiva diferente sobre as primeiras impressões (como se processam, e de que forma influenciam as nossas decisões). Acabei de ficar com vontade de o reler só de falar nisso (já o li há 3 anos, acho!!).

Hoje em conversa com uma amiga estava a contar-lhe que na Escola Secundária o meu grupo de amigas gozava imenso comigo porque a primeira, e mais importante, coisa em que reparava nas pessoas eram... Os sapatos! De tal forma que o passatempo preferido dessas minhas amigas na hora do almoço era, porque sabiam que eu não era capaz de não responder, dizerem nomes de pessoas conhecidas - ao calhas -  e eu imediatamente era capaz de dizer quais os sapatos dessa pessoa. Sim, leram bem (sou um bocadinho obsessiva-compulsiva em certas coisas, admito!!) LOL

Hoje em dia a coisa já não é bem assim mas... Por um lado ainda é! Sim, a primeira coisa que reparo nas pessoas são os sapatos. Há quem repare no sorriso, nos olhos, nas mãos, na roupa, na mala e há imensas pessoas que reparam nos sapatos. Não sei o que quer dizer, visto que hoje em dia atribuem significados a todo o tipo de acções que possamos ter - tipo "Você quando acorda abre sempre o olho esquerdo antes do direito?? Isso que dizer que você é decidido"  (!!!!) - mas acho não haver correlação entre isso e o facto de gostar de sapatos (acho....).

Faz parte de mim dar especial atenção aos detalhes de alguém com quem esteja a falar... Sou daquele tipo de pessoas que, muito discretamente, enquanto diz "Boa noite, tudo bem?" consigue fazer um raio x completo. Primeiro os sapatos, e depois tudo o resto. O único aspecto que não é está ligado à aparência que reparo imenso é na fala. E também não me perguntem porquê.

Não acho, de todo, que reparar em primeiro lugar, em detalhes do físico ou da forma como uma pessoa se apresenta, seja algo fútil ou de cariz materialista/invejoso (do género, reparar para gabar ou desdenhar). Acho que é algo intuitivo, e acho impossível que assim não aconteça - afinal, quem é que durante os segundos que passam entre avistarmos uma pessoa e efectivamente iniciarmos um diálogo consegue estar sem reparar em nada? Estudos sobre isso é o que não faltam, e está mais que provado que a aparência é importante por isso mesmo - É ela que dá a primeira impressão que os outros têm de nós. Sempre.


Opiniões sobre o assunto?

Em que é que reparam em primeiro lugar? (;

You Might Also Like

20 comentários

  1. eu acho que não há uma coisa em que repare, observo o todo, btw estão ali umas allstars bem giras na foto|

    ResponderEliminar
  2. Eu tambem reparo logo nos sapatos!!lol e tambem reparo que sempre q vou na rua ou no shopping mtas mulhers olham logo para os MEUS sapatos! lol coisas de mulher mesmoo x)

    ResponderEliminar
  3. a primeira coisa em que reparo é na postura... se as pessoas teem as costas direitas, se andam curvadas,se olham de cabeça, se escondem as mãos nos bolsos, se olham nos olhos e na roupa que vestem procuro perceber se se estão a tentar esconder nela ou a marcar posição...essas coisas tolas que dizem imenso sobre a personalidade da outra pessoa. E na fala também, coisa que as minhas amigas acham super picuinhas :)

    ResponderEliminar
  4. Eu também reparo logo nos sapatos..Agora já não vejo muito mas se há coisa que não suporto é sapatos sujos.

    ResponderEliminar
  5. Sou exactamente como tu, os detalhes fazem toda a diferença!

    ResponderEliminar
  6. Concordo! Não é um defeito é um facto! Nos primeiros segundos elaboramos sempre uma primeira impressão e não há como fugir a isto!

    ResponderEliminar
  7. Eu reparo nas mãos. Das mãos faço logo um juízo da pessoa, sério, por isso compreendo o que dizes. Engraçado que esta semana andei à procura lá em casa desse livro para o voltar a ler.

    ResponderEliminar
  8. eu reparo na cara e no cabelo, é vulgar eu sei, mas é o que reparo LOGO.

    ResponderEliminar
  9. nas maos! mais concretamente ainda, nas unhas! seja homem ou mulher, unhas porcas deixam-me sempre com uma impressão menos boa!

    ResponderEliminar
  10. Também reparo logo nos sapatos. Acho que é como a Patricia disse: "coisas de mulher" ;P depois dos sapatos começo a ver se gosto do outfit todo (para tirar ideias) ou por outro o que mudava para ficar bem naquela pessoa (tenho uma mente tão querida xD)

    E também estou quase como tu Xana, mas eu reparo na voz! Não consigo gostar de um rapaz com uma voz horrivel! E sim, antipatizo muito com pessoas sem motivo nenhum e depois descubro que é por causa da voz!... weird creatures we are!... ;)


    chips-ina-fishbowl.blogspot.com

    ResponderEliminar
  11. Eu também reparo logo nos sapatos, mas não só! Sempre ovi dizer que não há uma segunda oportunidade para causar uma primeira boa impressão! ;)

    http://vida-da-minha-vida.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  12. Isso lembra-me que o meu pai sempre me disse que de onde é mais fácil tirar conclusões sobre uma pessoa é olhando para os sapatos. Factores como conforto, modelo, se são adequados à estação, se estão gastos, por engraxar etc dizem muito sobre nós.
    Quanto a mim, creio que é na roupa e no cabelo que reparo primeiro.

    ResponderEliminar
  13. Sapatos e mãos. Os primeiros dão-me a noção da elegância ligada ao sentido de gosto; as mãos, a elegância genética. Se conseguisse, para além das mãos e dos sapatos, ouvir a voz de uma pessoa, ficaria satisfeita quanto a primeiras impressões. (Também já li o "Blink", ainda antes de ser editado em Portugal e creio que peca, como tudo o que é ligado às acções/reacções humanas, pela generalização indevida). :)

    ResponderEliminar
  14. Eu também sou assim. Reparo na forma como a pessoa esta vestida e depois olho para os sapatos. Aliás acho que reparar na forma como a pessoa se apresenta não é fútil, é que comigo isso acontece tão naturalmente, e torna-se inevitável eliminar esse "hábito" no meu dia a dia. Seja no metro, na rua, na faculdade, seja onde for eu reparo sempre na roupa primeiro e depois nos sapatos. E concordo plenamente, a aparência faz parte daquilo que somos, pode ser fútil para uns, preocupante para outros, mas a realidade é que e como tu referiste, na primeira impressão é a aparência que conta e depois vêem o resto e é a partir daí que os outros no moldam.

    ResponderEliminar
  15. Costumo observar o todo, e principalmente as expressões faciais...o sorriso, o olhar. bj

    ResponderEliminar
  16. Eu sou mais de reparar na expressão facial, se emanam logo simpatia e empatia. Nos homens reparo muito nos sapatos, porque acho que dizem muito da sua maneira de ser, nas mulheres gosto de reparar como coordenam as coisas, acho que o nosso estilo, expressão e postura dizem muito mais do que podemos imaginar!

    Bjs

    ResponderEliminar
  17. ahahah o liceuuuu...o liceu!! ora bem, tu és como a minha mãe, que repara logo nos sapatos tb!! eu é no sorriso, dentes, nos olhos, braços e sapatos. é este o meu top 5 ahahahah *

    ResponderEliminar
  18. Eu não sei qual é a primeira coisa que reparo, mas de há uns anos para cá, apercebi-me que reparo imenso nos sapatos das pessoas! Mas não é a primeira coisa... Tenho de estar atenta a ver no que reparo! :p *

    ResponderEliminar
  19. nas unhas e no cabelo, sem dúvida!

    ResponderEliminar
  20. Os sapatos e o cabelo para mim fazem uma pessoa, os detalhes fazem toda a diferença! E como dizia Coco Chanel “Elegance does not consist in putting on a new dress.”
    xoxo JoID

    ResponderEliminar

Obrigado por comentarem!

PORTAL