Nutricionista - Parte#2

quarta-feira, abril 06, 2011

Continuando o post da parte#1, hoje vou contar como foi a consulta e como estão a ser os primeiros dias.

Consulta

A consulta foi, no mínimo, curiosa! Em primeiro lugar descobri que sou uma "falsa magra" (reacção: magra?! Onde??), isto porque a minha relação peso/altura é normal (podia ser melhor, mais ainda assim é normal). Mas o que interessa não é apenas a relação peso/altura, mas também: 1) os hábitos alimentares; 2) a gordura localizada.

Ora se a relação peso/altura está boa, então vamos lá a saber quais são os hábitos alimentares da menina. Expliquei tudo, muito bem explicadinho (incluindo o pormenor de não ter propriamente "hábitos" no que toca a alimentos... Sem chocolate -.- lol), e eis que o médico responde:

"A menina tem noção que NÃO sabe comer?! Você tem noção que faz tudo errado???" (sim, com um tom chocado e meio agressivo)

Fiquei um tanto ou quanto enervada com esta resposta, mas deixei passar para as várias explicações básicas, que - no fundo - todos sabemos mas que teimamos em "ignorar" quando é conveniente: não sair de casa sem comer, saber comer um pequeno almoço, não saltar refeições, dar atenção ao que comemos, não comer à pressa, não jantar apenas uma tigela de sopa - muito menos de cereais. (isto era o que estava de errado comigo)

Adiante, lá me "receitou" um plano alimentar, perfeitamente adequado à minha rotina diária. O que é óptimo!! O meu maior medo era mesmo o de me ser receitado um plano daqueles que só mesmo alguém que faça todas as refeições em casa (e que tenha personal chef, e que tenha acesso aos alimentos mais mirabolantes de sempre) conseguisse cumprir. Mas aí é que está: haver um meio termo, que leve a que se consiga criar hábitos independentemente da vida que levamos.

A minha dieta é flexível qb porque: 1) o mais importante agora é trabalhar as gorduras localizadas, e além de uma boa dieta deve fazer-se bastante exercício; 2) não tenho pressa e, pelos vistos, também não tenho necessidade de um regime muito drástico e rigoroso (género: só pode comer grelhados e saladas).

Os Primeiros Dias

Os primeiros dias estão a correr muito bem: já não saio de casa sem comer o pequeno almoço, faço as refeições todas (e com calma), e - mais importante - sinto-me muito melhor!! (:

Não vou dizer que não me está a custar nada, está! Mas estou motivada, e sinto-me cada vez melhor a cada dia, por isso tento não pensar muito em certas e determinadas coisas (chocolate!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!).

You Might Also Like

17 comentários

  1. Então conta lá o que sugeriu ele para jantar!
    (é q eu costumo jantar sopa, a pensar q estava a fazer uma grande coisa...)

    ResponderEliminar
  2. Admiro a tua coragem, ainda bem que te sentes melhor, esse é o objectivo! Eu acho que me teria passado com a resposta do teu nutricionista lol

    xoxo

    http://ohhyouprettythings.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. Não é fácil, mas com força de vontade tudo se consegue...

    ResponderEliminar
  4. tambem ando como tu e já emagreci alguns kg's. boa sorte!

    ResponderEliminar
  5. Ana Sousa, depende dos metabolismos e da idade (e também do regime que se faz), mas ele disse para eu jantar uma sopa (mas pouca quantidade) depois, nos dias em que vou à escola comer meia sandes com queijo magro (porque na cantina não há mais nada "de jeito" para comer) e um copo de leite quando chegar a casa (para não ficar muitas horas sem comer) e quando janto em casa sopa na mesma e um "prato pequeno" - um pouco de carne/peixe, uma pequena quantidade de hidratos e salada, que é basicamente o que como ao almoço (suponho que o segredo esteja nas pequenas quantidades), e por cima uma peça de fruta (depois, nesses dias não como mais nada).

    Em relação à carne/peixe quanto "mais bem preparados" (grelhado em vez de frito) melhor, porque têm menos gorduras - mas isso já se sabe (:


    Beijinhos, espero ter ajudado!

    ResponderEliminar
  6. muito bem! e vais ver que com o tempo ainda te vais sentir melhor ;)

    ResponderEliminar
  7. Boa! Agora não percas a motivação. eu também já fui ao nutricionista e senti o mesmo que tu, ou seja, o mais importante é aprender a comer.

    Boa sorte!,

    Susie de Sonho
    http://tothinkpink.wordpress.com

    ResponderEliminar
  8. Detesto quando os especialistas são agressivos, fico logo a olhar para eles de lado e perdem logo a credibilidade para mim. Eu sei que com muita gente funciona, mas comigo não e já me aconteceu umas quantas vezes serem demasiado brutos a falarem comigo de uma coisa quoe eu até então não sabia sobre o meu corpo.

    Eu também não tenho hábitos alimentares decentes, só como porcaria, escrevi sobre isso há 2 dias aqui: http://raquelzinhafernandes.blogspot.com

    mas tenho uma coisa boa em casa apesar de reclamar muito. Sou obrigada, mesmo obrigada, pelo meu pai a comer sopa todos os dias há noite. É esse o meu jantar: sopa, fruta e por vezes um bife grelhado no pão. E o facto é que me sinto mais saudavel.

    ResponderEliminar
  9. Eu na maior parte dos dias janto sopa+fruta e por vezes quando tenho mais fome também uma peq. tosta com queijo magro. Ao almoço faço a refeição dita normal e por isso ao jantar já nem suporto comer muito. ;)

    **

    ResponderEliminar
  10. Ao início pode custar um pouco a alterar certos hábitos mas a verdade é que depois de nos habituarmos e começarmos a sentir os resultados já não queremos outra coisa! E, sim de facto sair em casa em jejum é um péssimo erro uma vez que o nosso organismo que esteve tanta horas sem receber energia vai querer absorver tudo logo que lhe demos alimento! Fruta, cereais e iogurte pela manhã para sairmos de casa cheias de energia! ;)

    ResponderEliminar
  11. A pior coisa que se pode fazer é cortar nos hidratos de carbono e conheço umas quantas pessoas que estão armadas em "eu brinco às dietas porque tambem quero perder 20kg como tu, mas eu nao como hidratos de carbono" e devo dizer-te que como massa com muito gosto e é uma das coisas que o meu nutricionista me "proibiu" de eu proibir! Pão e massa são essenciais, tal como os legumes, é bem mais facil do que se pensa, basta olhar para a piramide dos alimentos e percebemos logo como funciona a dieta.

    Boa sorte! Alguma coisa que precises é so dizer, uns empurrões de força de vontade quando estiver a falhar

    ResponderEliminar
  12. è preciso coragem e motivação. Força, se te sentes bem.

    ResponderEliminar
  13. Falta o post part 3!!!
    "O plano" :)

    beijinhos e força

    ResponderEliminar
  14. O que é que ele recomenda para a gordura localizada?
    E que tipo de alimentação ele sugere para uma "alimentação saudável"?
    obrigada. Beijo, Ana

    ResponderEliminar
  15. Ter horas "certas" para comer, prestar atenção à comida, não comer por comer: haver uma rotina! Isso é mais importante que tudo.

    Para a questão de emagrecer, ele deu-me um plano ajustado à minha rotina, em que como muitas vezes fora de casa, e por isso não determinou pratos! Como sopa antes das refeições, carne/peixe com uma/duas colheres de hidratos (arroz/massa/batatas) e salada. Mas o importante seria mesmo voltar ao ginásio... Mas isso só posso em Junho. Até la disse para eu quando puder caminhar, que é o melhor, durante 1 hora (o ideal).

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. P.S - Obrigado a todas pelas mensagens de motivação!!!

    Raquel: Eu também detesto quando são agressivos comigo!! -.- Mas depois lá ficou mais simpático LOL
    Agora que ganhei o hábito de comer sopa antes das refeições como MUITO menos e não tenho fome nenhuma depois!!! Impressionante... Mas tem que ser hábito!! (:

    Escriva: Eu devia comer isso tudo que disseste, mas como ainda não estou habituada ainda só como um iogurte. Mas sei que na próxima consulta vou passar a comer um banquete!!!! ahaha

    Joana: Ele também me disse o mesmo!! Eu adoro massa... E não sei como é que amigas minhas conseguem fazer a Dieta da Proteína, em que chegam a estar 4 semanas sem ingerir um unico hidrato!!! :|

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. lecasss...adoreii...! acho que sim, e gostei mto de ler, e mais um simmm tmb vou consultar um!
    Boa sorteee, bejuxx querida :D

    ResponderEliminar

Obrigado por comentarem!

PORTAL