Nutricionista - Parte#1

segunda-feira, abril 04, 2011

Como sabem, decidi recentemente consultar um Nutricionista. Como algumas leitoras pediram posts sobre tal (afinal estamos em plena época das dietas), eu vou falar de alguns aspectos.

Em primeiro lugar quero falar do que me levou a consultar um nutricionista:

Consultar um nutricionista é algo que me passava pela cabeça há alguns anos, mas nunca senti a motivação para dar o passo em frente. É essencial estarmos motivados para alterarmos, de forma mais ou menos radical, a nossa alimentação. E, neste momento, senti essa motivação. Não tem nada a ver com o facto de "o Verão estar aí à porta" nem nada disso, mas sim com o facto de ter deixado, ainda que temporariamente, o ginásio e - com o novo trabalho - de andar com uma alimentação (no mínimo) muito pouco cuidada! Ele é sandes para aqui, MacDonald's para ali... E senti que necessitava de alguém me desse conselhos profissionais.

Há quem diga que ir ao Nutricionista não dá em nada, que são tretas, que aquilo que ele vai dizer já todos sabemos (não comer doces nem fritos, bla bla bla), mas eu nunca concordei com essas opiniões. Aliás fiquei surpreendida com aquilo que ele me disse, com o prognóstico que me fez, e com o plano alimentar que me receitou.

Outro dos aspectos que acho essenciais ao consultar em especialista em nutrição é a falta de pressa. Quem vai com prazos agendados mentalmente, quem vai com pressa de ficar perfeita num bikini já no próximo mês, quem quer ver resultados "aqui e agora" vai certamente apanhar uma desilusão (não só assim, mas de um modo geral).


Testemunhos de quem já consultou um?!

Num próximo post conto mais (:

You Might Also Like

19 comentários

  1. EU! Emagreci 20 kg graças ao nutricionista

    ResponderEliminar
  2. (20kg!?grande joana!!) eu também já :) em criança. Fizeste bem se estavas motivada fizeste mt bem!

    ResponderEliminar
  3. Vou repetir o mesmo: GRANDE Joana!! É preciso força (:

    ResponderEliminar
  4. obrigada pelo comment no meu blog baby e se te deixam comentarios anonimos daquele genero é porque são umas fraquinhas de espirito invejosas que nem têm coragem de se assumir, enfim.. :/

    quanto ao nutricionista, também já fui uma vez, mas não consegui fazer nada do que ela me mandou..lol :P
    mas acho que se tens a força de vontade, vai em frente!***

    ResponderEliminar
  5. uau resulta mesmo? olha que eu acho que tudo depende de nós. O nutricionista pode ser magnifico mas se tu não 'mandas' em ti e não fechas a boca está tudo estragado ehe

    A minha medica da tiróide [deve haver um nome para isto mas agora não me recordo] é nutricionista também e nunca me deu conselhos de nada a estúpida! Deve ser uma consulta à parte grr


    Beijinho

    ResponderEliminar
  6. Eu consultei, e continuo a consultar com alguma regularidade um nutricionista. Creio que é importante para um processo de emagrecimento no entanto acredito que é necessário ter-se disciplina sem se ser necessariamente exigente. Passei de um 42/44 para um 36.
    É no entanto necessário o exercício para não se ficar com a pele completamente desfeita com o processo!

    ResponderEliminar
  7. não existem segredos nem fórmulas, com ou sem nutricionista o grande truque é a consistência e regularidade de habitos alimentares e de exercicio. Mais nada. E falo com conhecimento de causa pois nunca me senti tão bem comigo propria. Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  8. Também já perdi cerca de 10kg! e desde pequena que fui seguida por nutricionistas! Mais recentemente fui a uma porque isto de ser vegetariana é muito bom, muito bonito, "ah e tal so comes verduras" mas não é bem assim. Se não for bem controlada a comida vegetariana pode acabar por ter mais gordura e calorias.
    Coisas que desta vez quase me gritaram (!!!!): comer sempre sempre sempre de 3 em 3 horas (como se fosse diabética e se não comesse dava-me o badagaio :S), nunca comer fruta sozinha (engorda imeeenso)...
    Também tens de escrever o que comes Xana? eu "tenho" de fazer isso mas ha umas semanas que entrei em "greve" :$

    ResponderEliminar
  9. Não há nada como ter uma grande vontade, o truque? Comprar um par de calças do número que quero vestir e conseguir caber nelas, passei de um 42 para um 36!

    ResponderEliminar
  10. Parabéns Joana! Eu perdi 5 kg com a ajuda de um óptimo nutricionista e ainda hoje o consulto :) acho fundamental! Pela linha mas, principalmente, pela saúde. A maior parte das pessoas faz grandes disparates alimentares a pensar que está a fazer tudo bem - o caso típico é a pessoa que vai comer uma salada ao vitaminas para ser saudável mas escolhe como ingredientes massa, atum, ovo, queijo, fiambre, gambas e salmão...com maionese!! Um prato supostamente saudável vira uma bomba de proteínas e gordura :s há pequenos gestos que fazem toda a diferença e toda a gente devia saber isso...

    Xana, boa sorte e muita motivação ;)

    beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Olá! Acho que foi um excelente passo que deste... Eu, em tempos, tive bastantes problemas ao nível alimentar, com uma história de compulsão alimentar um bocadinho complicada. Para meu espanto, o meu nutricionista mandou-me comer bem mais vezes ao dia e... emagreci! Os conselhos que me deu ficaram comigo, continuo a cumprir com muitos deles (apesar de não ir lá já há cerca de 3 anos) e tenho peso normalíssimo e acho que sou saudável!
    Força ;)

    ResponderEliminar
  12. Parabéns Joana! E pelos vistos não foi graças ao nutricionista mas a ti mesma! 20kg é muito kilo mesmo!!!!
    Xana,deixaste-me curiosa agora!! :p ai!!!

    ResponderEliminar
  13. Sim, o bom de consultar um nutricionista é que realmente aprendemos coisas que não fazíamos ideia!! Há imensos mitos nas alimentação (como os referidos acima: saladas do Vitaminas e ser vegetariana). E também passei por algumas situações que relataram em cima, mas eu conto tudo noutro post! (:

    ResponderEliminar
  14. durante muito tempo tb tinha essa ideia de ah e tal o nutricionista vasi nos dizer aquilo que ja sabemos ha 3 anos consultei um daqueles gratis da farmacia. a medica era super simpatica mas comer bem so nao faz milagres para quem vai com ideia de ir ao nutricionista ficar saudavel e ja agora perder uns quilinhos convem fazer exercicio assim fiz e na altura perdi 15 kilos. entretanto fui a casamentos e batizados fiz viagens ao estrangeiro com tudo pago onde como boa tuga comi ate rebentar (tá pago é para comer e to de ferias =P era este o pensamento) e rapidamente voltaram os 15 kilos e trouxeram mais uns amigos pesados uns 2 ou 3. precisamente há duas semanas voltei a ter uma alimentaçao saudavel com base nas dicas da nutricionista que tenho em casa e esta semana voltei ao ginasio (que saudades que eu tinha do ginasio) e os meus quilos ja perderam um amigo e meio em breve mais amigos partiram pq ha roupa no armario que ja grita de desepero para voltar a ser usada sem ter as custuras a rebentar =P


    PS. GRANDE JOANA os meus parabens!!!


    Xana boa sorte (ansiosamente há espera do que ai vem =) PSS tens um post em falta =P )


    beijinhooos

    ResponderEliminar
  15. Isabel compreendo a tua situação, porque eu também sou (ou era!!) assim.. Se está aqui é para comer! hahahaa Mas ainda bem que voltaste, e até fomos mais ao menos ao mesmo tempo, podemos ir comparando resultados (; Infelizmente ginásio só mesmo em Junho :( Tenho umas ganas de voltar a fazer o meu Zumba, o meu Combat, o meu Jump :D

    PSS - Em relação ao post em atraso, eu queria fazer com umas fotografias e decidi adiar para quando fizer as arrumações de Primavera (:

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. xana, uma barriguinha não fica mal de todo. Os homens até acham sexy!

    ResponderEliminar
  17. ok (= atraso aceitado! ehehehe =P

    ResponderEliminar
  18. TINHAS QUE TE CHAMAR JOANA :D

    Xana, quero mais :D

    beijinhos

    ResponderEliminar
  19. Eu ando de momento no nutricionista e foi das melhores ideias que já tive. Para já porque ele não diz só aquelas coisas que toda a gente sabe, diz muito mais. Depois porque eu não como carne e achei melhor consultar algum especialista para ver se seria necessário tomar suplementos, vitaminas, ou alimentos específicos. Por fim porque acaba por ser uma motivação saber que daqui a umas semanas temos consulta e queremos pesar menos. Pelo menos deixei de dizer "começo a dieta amanha".

    E Joana... uau! Parabéns!

    ResponderEliminar

Obrigado por comentarem!

PORTAL