Eu e... Pele bronzeada!

terça-feira, abril 19, 2011

Como a maior parte de vocês sabe, eu vivo no concelho de Sesimbra, o que significa que estou rodeada de boas praias. E, sim, adoro praia!! Já não sou capaz de estar um dia inteiro na praia (chateio-me), mas não há nada como dar um valente mergulho no mar do Meco e depois secar na toalha com um bom livro ou uma boa conversa!! Simplesmente não há...

Mas há um ano e pouco, desde que li o testemunho de Vic Ceridono (musa!), repensei toda a questão do bronze. Para começar, eu sou branca! Ou seja, nunca fico "preta" no Verão!! Nem nos anos em que ia  durante todo o dia, todos os dias, para a praia. Ultimamente ganho apenas aquele "ar saudável"! Mas este ano decidi que vou ter ainda mais cuidados do que os que tive o ano passado.


Porquê?

- Em primeiro lugar porque tenho a maior paranóia do mundo com a questão das doenças de pele, principalmente provocadas pelo excesso de exposição ao sol.

- Em segundo lugar porque não quero parecer um bicho daqui a 20 anos (visto não ter herdado boa genética nesse aspecto). E sim, acredito piamente que a maior parte das pessoas que conheço vai parecer um bicho daqui a 20 anos...

- Em terceiro lugar, porque o meu bronze raramente era uniforme (e é assim na maior parte dos casos que conheço) e isso acaba por: 1) ficar feio; 2) complicar bastante o processo de me maquilhar!

- Em quarto lugar, porque aprendi a gostar da minha pele branca!!! Desde que passei a ler sobre beleza e maquilhagem posso dizer que até prefiro assim... É muito mais versátil, e "dá com tudo" (ou nunca reparam que as brancas podem usar muito mais cores/produtos que as morenas?). Para dar um tom de saúde? Um blush. Para dar um ar bronzeado? Uma passagem leve de pó bronzeador!! Simples e eficaz.


Para que conste eu não utilizo auto bronzeadores (nunca) e não utilizo pó bronzeador para nada mais do que uma leve passagem pelo rosto ou como blush (a solo, ou ao de leve por cima de blush rosa) - e pelo que vejo, raramente resulta se não for assim!! Bronzeador? Sempre usei, mas acho que não vou usar (muito) mais.

Claro que me farto de ouvir "não tens ido à praia?" "estás doente?" bla bla... But guess what? I dont care!!

Para mim "tan is soooo last season"

E vocês, como lidam com toda esta questão? Contem-me tudo!!

You Might Also Like

36 comentários

  1. Já eu penso de maneira diferente... preciso de uma corzinha. No Inverno fico tão branca e acizentada que se não ponho base toda a gente me pergunta " Estás doentinha?" "Dormiste mal?"...

    Não preciso estar super bronzeada, basta um pouquinho para ficar com um ar mais saudável! E claro, sempre com protector e os todos os cuidados necessários! :)

    ResponderEliminar
  2. Penso que as pessoas "mais branquinhas" e que têm tendência para ficar vermelhas ao primeiro impacto do sol são capaz partilhar mais dessa opinião do que pessoas que são morenas por natureza. Eu chamo-me de falsa morena, porque no Verão fico muitoooo morena, basta um pouco de sol para ter uma cor decente (bastou o último fds) mas depois durante o Inverno tenho uma pele que de morena não tem nada. Tenho imensa necessidade pelo sol e por me sentir com uma cor mais saudável. Apesar de ficar morena com bastante facilidade sempre usei protectores solares, deixei de usar óleos e essas coisas e no inverno uso autobronzeador de vez em quando, fazendo sempre uma boa exfoliação antes e depois para retirar o produto. Uso todos os dias creme com protecção solar, mas era incapaz de viver sem apanhar sol e sem ter aquela sensação de alegria a entrar pelo corpo quando estamos ao sol :)

    ResponderEliminar
  3. Notinha: Eu não pretendo deixar de apanhar sol... Não senhor!!! :D Simplesmente não vou usar mais bronzeadores (na cara pelo menos) e não tenciono "torrar ao sol", nem sair de casa sem protector na cara! (:

    Mas sim, as pessoas naturalmente morenas é normal que tenham cuidados diferentes do que as pessoas naturalmente "lulas" (é o nome com o qual eu, carinhosamente, apelido as pessoas como eu LOL). É claro que quero apanhar uma corzinha saudável nesta cara, mas sem passar muito disso decididamente! (:

    ResponderEliminar
  4. eu não gosto de estar na praia a virar frangos só para ficar morena...nunca vou nas horas de maior calor e para além disso uso sempre protector solar =)

    ResponderEliminar
  5. Adorei o post e eu sou igualzinha, Branca como a cal da parede! No trabalho fiquei aplidada de Branca de Neve :O oh God! Para ficar com uma cor decente no verão ja fiz o teste e sao necessários 15 dias na praia a torrar (com protector claro!) mas de a uns anos para ca n tenho essa oportunidade por isso tambem uso um pozinho e este ano comprei um creme da Clinique mas nem lhe tenho feito uso!
    Qualquer dia tb me conformo eheheh

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  6. Boa questão Xana:) Eu acho esteticamente bonito uma pele branca ou com um tom dourado. Pelo contrário, o bronzeada muito forçado e cheio de manchas é muito inestético. Felizmente a Moda apela cada vez mais a um tom de pele natural, o que começa a mudar mentalidades (e a evitar riscos de saúde desnecessários). Desde miúda nunca gostei de passar muito tempo ao sol porque sinto-me mesmo mal(não dispenso a sombrinha). Às vezes gostava de ficar ligeiramente mais dourada, mas vivo bem com a minha pele "lula":p

    ResponderEliminar
  7. o meu objectivo no verão é sempre ficar o máximo morena possível. mas a verdade é que sempre tive tendência para ficar muito morena e adoro ver-me morena :)

    ResponderEliminar
  8. Comigo é o gozo total! Fui de lua de mel para punta cana, o marido veio preto e eu vim, pronto, menos branca. Tudo graças aos super protectores, óculos e chapéus! Sou muito branquinha, tenho sinais e adoro a minha pele. Portanto, a ideia de torrá-la não me agrada. Apanho sol que gosto muito mas sempre com cuidado. Sempre fui educada assim e também não consigo agir de outra forma. ;)

    **

    ResponderEliminar
  9. Bronzeio muito facilmente. A minha família é muito morena. Mas não é por isso que não tenho um cuidado redobrado com o sol. Uso sempre protector, apesar de muita gente me ridiculizar por usar um factor de protecção solar maior do que elas que são brancas como cal. Eu digo-lhe que voltaremos a falar no dia em que for com elas ao IPO...

    Acho que cada um tem que se assumir como é ou como gosto de ser. Mas pensando sempre que a saúde é mais importante que a beleza. E sim, pode-se ser muito gira mais branca :)

    ResponderEliminar
  10. não fui uma única vez à praia entre 2000 e 2009 e sempre gozaram com o meu tom de pele. sou extremamente pálida, mas sempre tive orgulho nisso. o ano passado cedi à praia e, mesmo com SPF50, apanhei um escaldão do demo. ainda tenho marca :/

    ResponderEliminar
  11. Como sou translúcida desde sempre que tenho muitos cuidados com o sol. Tenho o meu protector solar factor 50 e as sombras. No entanto, facilmente ganho uma cor saudável, mas não passa disso.

    ResponderEliminar
  12. Eu não dispenso uma corzinha, dá-nos logo um outro arzinho, a roupa destaca-se mais, estar bronzeada é igual a um branqueamento dentário ahahah ouvi isto ontem da boca de um médico :D

    ResponderEliminar
  13. Boa maneira de ver a questão :)
    Eu sou como tu, branca branca! Apesar de ter feições muito escuras no rosto, no resto do corpo sou mesmo branca e também não me bronzeio assim tão facilmente. Mas por acaso não ando muito importada com o assunto este ano, até porque já fui duas vezes à praia e as pessoas estavam tão ou mais brancas que eu, portanto aha Mas a verdade que tenho assim uma inveja pequenina das pessoas que se conseguem bronzear facilmente e manter aquele aspecto saudável :)

    Beijinho

    ResponderEliminar
  14. eu fico morena fácil fácil. E mesmo de inverno nunca fico demasiado branca.
    quanto ao protector solar à uns anos n usava sequer pois nunca tinha apanhado um escaldão. A questão da pele ser exposta sem qualquer tipo de filtro nao me agradava, mas acabava por me desleixar. Agora uso um factor baixinho (10) mas que acho razoavel tendo em conta o meu tipo de pele e a protecção que exerce. No entanto também não vou para a praia para ficar extendida ao sol a virar para um lado e para o outro. Geralmente uns jogos de volei, umas caminhadas à beira mar, se a aguar for quentinha e o mar calminho, umas amostras de mergulhos e também algumas brincadeiras. Gosto muito de ser morena e de ver o meu tom a meio do Verão que já está bem no auge, fica um moreno escuro perolado, i like !

    ResponderEliminar
  15. sou algarvia :) acho q diz tudo...algarvio que se preze adora pele bronzeada ehehehe

    ResponderEliminar
  16. Concordo muito contigo! Antes também tinha muitos complexos em relação à minha cor de pele, até que comecei a achar que este branco cor de Branca de Neve pode ser bonito. Se os outros gozam, eu não quero saber. Adoro praia sim, mas não vou lá ficar a esturricar, e uso sempre protector 50. Uma vez adormeci ao sol e apanhei uma insolação, foi das piores coisas que me aconteceu!
    Portanto, com o sol muito cuidado, e não é só com os efeitos imediatos.
    E sim, também concordo "tan is soooo last season"

    ;)

    beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Eu já há muitos anos que não consigo estar "a torrar" ao sol, porque me chateia e fico com muito calor... Normalmente levo uma cadeirinha daquelas super pirosas, e ponho-me debaixo do chapéu... Sabe tão bem!!! haha Só estou ao sol logo depois de sair do mar para me secar.

    Em relação aos tipos de pele, concordo com o que foi dito em alguns comentários... Existem pessoas que basta ir duas/três vezes à praia e ficam com optimo aspecto! (:

    Desde que haja protector, claro!! Acho que nos dias de hoje isso já nem é discutivel... Percam a preguiça, tenham paciência (porque demora mais tempo a bronzear) mas ponham protector, sempre!! A vossa pele vai agradecer... (:

    Beijinhos e obrigado pelas opiniões!!! (:

    ResponderEliminar
  18. gosto de praia, adoro praia, sou capaz de lá ficar o dia todo, ir a casa jantar e voltar à noite para mais um mergulho! mas para mim a praia na é pa virar frangos até porque uma pele demasiado morena acaba por ficar feia. A praia é para andar a apanhar ondas só de bikini todo o dia. Jogar uma futebolada, uma sueca ou bater uma sorna debaixo do chapéu.
    Ah, aprecio bastante os baywatchs :P A praia e a parte lúdica da coisa!

    ResponderEliminar
  19. Eu não me consigo ver com a pele branca e tenho sorte porque fico morena fácil, com um tom dourado e uniforme. Agora paciencia para estar a torrar ao sol também não tenho muita... E claro, uso sempre protector 20+ mesmo quando ja estou meia pretinha ;)

    ResponderEliminar
  20. À algum tempo que comecei a pensar como tu Xana. Não sou branca, e quando ia à praia na minha inocente juventude ficava(quase!) preta. Agora já tenho alguma sequelas disso, principalmente na cara. Começaram a aparecer-me sardas (que eu até nem desgosto) e todos os anos aparecem mais. Este ano já fui até à praia, mas com um protector solar 30 e um 50 para a cara. AH! E chapéu de sol claro! Nada de torrar ao sol.
    Não quero ficar como aquelas senhoras de 50 anos com peles secas, escuras e todas encarquilhadas. Blhac!

    ResponderEliminar
  21. Jo, the carrot - definiste na perfeição o que é para mim a praia! Mergulhos, raquetes e suecas debaixo do chapéu hahahahaha E sempre com o maravilhoso chapéu de sol!! (;

    ResponderEliminar
  22. Não sou extremamente branca mas também não sou muito morena. Cada vez me faz mais confusão apanhar sol na cara. E não percebo o culto do bronze que existe em Portugal:
    quanto mais esturricada estiver a pele, melhor!!!
    E então com o aparecimento das primeiras rugas vou passar a ter ainda mais cuidados com a pele.
    Uso creme hidratante de dia com protector 15.
    Às vezes ouço comentários idiotas vindos das fanáticas do bronze, mas é-me completamente indiferente.
    Acho que um dia a minha pele vai agradecer por não a ter exposto a tantos raios solares nocivos.
    E adoro ter a pele clarinha!

    ResponderEliminar
  23. Adorei este post!
    E penso da mesma maneira que tu :)
    Sempre tive a paranóia de ter que ser morena no verão, e até conseguia isso quando era teenager e tinha 3 meses de férias! lol
    Agora já sou grande, trabalho e tenho outra consciência das coisas. A pele do rosto já começa a ficar cheia de manchas e, sinceramente, aprendi a gostar da minha pele como ela é.
    Não vou massacrar-me, nem competir para ver quem tem o melhor bronze este verão! :)
    Vou cuidar mais de mim e comprar um protector ainda mais elevado este ano, que o sol não está para brincadeiras.
    :) beijoca!

    ResponderEliminar
  24. Eu sou naturalmente bronzeada, negra,rsss
    Mais não sou a favor de exposição ao sol, naturalmente tenho a vantagem de ter uma pele mais resistente, mais o excesso de sol danifica qualquer pele.
    Acho os auto bronzeadores e make válidos nesses casos.

    Beijus

    ResponderEliminar
  25. Eu sou naturalmente bronzeada, negra,rsss
    Mais não sou a favor de exposição ao sol, naturalmente tenho a vantagem de ter uma pele mais resistente, mais o excesso de sol danifica qualquer pele.
    Acho os auto bronzeadores e make válidos nesses casos.

    Beijus

    ResponderEliminar
  26. Eu tenho aquela pele branca dificil de bronzear e facil de queimar, por isso tenho montes de cuidados ha anos. Nunca fico morenaca, mas fico com um ar bastante saudavel e ja estou a desesperar por praia :)

    ResponderEliminar
  27. Eu também preciso de uma corzinha...pois sou super branca mas para isso tenho que utilizar bronzeador e não protector...utilizo o Piz Buin óleo com protecção 20 que jáé qualquer coisa...

    http://styleloveandsushi.blosgpot.com

    ResponderEliminar
  28. Fazes muito bem :D

    Eu bronzeio muito rapido mas nunca dispenso o protector factor 50!!!!!!


    bjs

    ResponderEliminar
  29. Sou o horror, amo praia, nao me preocupo com nada... quero muitoooo!!! Sou completamente irresponsavel mas sinceramente "tou nem aí"!!!

    ResponderEliminar
  30. ahahahhaahh omg o que ja me ri ao dizeres "acredito piamente que a maior parte das pessoas que conheço vai parecer um bicho daqui a 20 anos..." uhuuhuuhh ahahah é muito verdade!!! Então quem anda ao sol sem proteger a cara principalmente.................uiuiuiui. Eu sou tanoréctica...ou seja BRONZE, BRONZE pleaseee MAS com mil cuidados e mil cremes à mistura e a cara fica sempre branca e dp compenso com maquilhagem..enfim, mas tal como tu aprendi a amar as peles brancas, brancas como as nossas.Não há + bonito não.... :)

    ResponderEliminar
  31. Epá estava a ler o post e parecia que tinha sido escrito por mim lol. Identifico-me em todas as partes, excepto naquela em que dizes que agora preferes ser branquinha do que morena.. eu se pudesse era morena, sem dúvida!
    ***

    ResponderEliminar
  32. adoro bronzear-me, mas cada vez mais tenho cuidados! o verão passado usei factor 30 todos os dias qe ia à praia enquanto que as minhas amigas tinham imensos oleos bronzeadores! mas também te digo que a maquilhagem não faz assim tão bem ao futuro da tua pele..

    ResponderEliminar
  33. Eu gosto da pele branca e uniforme, fica mais bonito, na minha opinião. Não gosto de peles bronzeadas, além de que não quero envelhecer mais cedo :)

    ResponderEliminar
  34. eu ponho sempre protecção elevada no rosto e fico bem mais morena no resto do corpo, porque não gosto de estar com a cara ao sol... mas basta um bocado de sol para ficar com uma cor! não posso fazer nada contra isso! :( mas invejo sempre as branquinhas, acho que há mais coisas a ficar-vos bem!

    este verão tive pouco tempo de férias por isso o bronze já desapareceu todo lol

    ResponderEliminar
  35. Lembro-me de em criança ir para a praia e ficar muito 'preta'. Adorava! Mas agora posso ir à praia milhões de vezes (que não vou porque, infelzimente, já não tenho aqueles dois meses de férias de Verão, nem moro mais no meu Algarve do céu azul :( ) que nunca fico bronzeada como ficava antigamente. :-/ Também não me preocupo muito com isso. Sou feliz com o meu tom de pele. :) E acredita que também oiço muitas vezes comentários do género: "Tás tão branca?", "Tás doente?", "Ainda não foste de férias este ano." BAHHH Prefiro assim do que aqui a 20 anos parecer um bicho, utilizando a tua expressão. ;)

    ResponderEliminar
  36. Eu gosto de praia, mas nunca mas nunca foi capaz de estar muito tempo ao sol, especialmente a cara. baixam-me as tensões e começo a sentir-me mal. Mas sempre fui morenita de nascença, no problem.

    Desde que há uns anos fui ao dermatologista por causa de outra questão (a minha prima bebé pegou-me varicela e fiquei com pavor de ter marcas na cara) passei a usar protector solar na cara todos os dias. Não o faço religiosamente, mas uma coisa que notei é que deixei de ter marcas de pigmentação (bom, a verdade é que já quase não tenho acne).

    Em suma, concordo com tudo o que escreves. Falamos daqui a vinte anos sobre as propriedades anti-aging do protector solar :D

    ResponderEliminar

Obrigado por comentarem!

PORTAL