Se Moda é Arte, então qual o problema de coleccionar sapatos?

sexta-feira, março 11, 2011

A propósito do "Linha da Frente" que passou esta semana, na RTP1, (link está no Facebook do Xanalicious), a minha querida avó estava ontem a dar-me na cabeça porque eu tenho muitos sapatos, e muitas malas, e muita coisa no geral. Eu, por norma, aceno com a cabeça e digo que sim, que tem razão, e não entro em argumentações, porque há certas coisas que a geração dela (no geral) não entende.

Mas aqui posso argumentar, certo?

Eu, como grande parte das pessoas que conheço, e das pessoas que lêem este blogue, tenho "coisas a mais". Eu não caracterizo o consumismo como um fenómeno geracional, porque acho que é mais amplo que isso. Acho que surgiu, nestas dimensões, com o virar do século, e com o surgir de referências como Carrie Bradshaw e os seus Manolos. Claro que antes haviam filmes como "As Meninas de Beverly Hills", mas eu considero que foi a viragem de século, juntamente com referências como Carrie e, ainda, o desenvolvimento da fast fashion, os grandes icrementadores deste fenómeno que é o Consumismo.

Mas, e esta é a minha justificação, qual é - afinal - o problema? Cada pessoa tem os seus gostos, a sua mentalidade, e os seus rendimentos. Certo? Claro que o consumismo pode tornar-se num problema - como vimos no Linha da Frente, e como já falei aqui - mas isso é como tudo na vida! E este, pelo menos, não faz mal à saúde... No máximo faz mal à carteira, mas isso, como tudo, depende de pessoa para pessoa.

O problema passa por existir um certo estigma social com o facto de as pessoas gostarem de ter vários sapatos, ou malas, ou roupa. Um pessoa que compre livros, é uma pessoa culta. Uma pessoa que viaje, é uma pessoa culta. Uma pessoa que compra roupa? Pois claro que é fútil!!! Mesmo que seja uma pessoa que - como eu - também leia (bastante), também viaje... Se gosta de comprar sapatos e falar de moda... É fútil!!


Se há quem coleccione quadros, quem coleccione antiguidades, quem coleccione selos... Então alguém me explica... Qual o mal de coleccionar sapatos?! É que - no meu ponto de vista - é ainda mais inteligente... Ao menos têm alguma utilidade.

Am i right or am i right?!

You Might Also Like

39 comentários

  1. You'r RIGHT!!!
    Sem mais nada a dizer...!

    ResponderEliminar
  2. Gostei dos teus argumentos:) Tens toda a razão! bj

    ResponderEliminar
  3. LOOOOOOOOOOOOOOOL Boa argumentação. Concordo perfeitamente!

    ResponderEliminar
  4. xana, vou passar a usar este argumento! brilhante!*

    ResponderEliminar
  5. não podia concordar mais! quando se põem com essa conversa para cima de mim a minha resposta é sempre a mesma: antes viciada em roupa que viciada em droga!

    beijinho

    http://godsavethefashionblog.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  6. Very right!!!!!!!!
    :)

    xx
    Luciana
    http://lucelove4fashion.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  7. ÉS A MAIOOOOOOOR
    o meu pai já anda a mandar vir comigo, agora vai ver!

    ResponderEliminar
  8. Gostar de moda é como gostar de outra coisa qualquer e realmente as pessoas acham-no fútil! É completamente errado!

    ResponderEliminar
  9. Finalmente alguém iluminado!Os meus Parabéns :)

    ResponderEliminar
  10. Eu também tenho a chamada "obsessão" por sapatos e sempre que posso... mais uns para a colecção :)
    Mas não me considero fútil, de todo! E pelo que tenho visto no teu blog também não considero que sejas. Simplesmente há o gosto por uma coisa que nos dá prazer... Então não é lindo ficar a olhar para os nossos queridos sapatos??

    Se não nos preocuparmos connosco e com a nossa imagem, mais ninguém o fará!
    *

    ResponderEliminar
  11. Tinha que comentar para dizer: concordo plenamente ;)
    Excelentes argumentos os quais eu também já usei múltiplas vezes !

    ResponderEliminar
  12. concordo!!! mas no meu caso a minha avozinha la me defende e diz à minha mae q mais vale eu gastar em roupinhas, sapatos, malas e acessorios do q em tabaco, drogas e essas coisas e ate tem a sua razao ;) ahah

    ResponderEliminar
  13. Concordo plenamente, não argumentaria melhor.

    ResponderEliminar
  14. Já que estamos a falar de inteligência, aprende a escrever inglês de uma vez por todas. "Am I right", querias tu dizer.

    ResponderEliminar
  15. Benedita aqui ninguém falou de inteligência... Agradeço-lhe a correcção, mas escusa de me mandar ir aprender inglês só porque me engano a escrever, certo? **

    ResponderEliminar
  16. A minha avó também está sempre a dizer, para quê tantos sapatos, para quê tantas malas...! Apesar de concordar inteiramente contigo, acho que o vício por compras pode ser visto como uma doença aditiva...há a mesma sensação de satisfação momentânea e o posterior "cair na realidade" e enfrentar as dívidas, a família, etc... Mas como em tudo deve haver um equilíbrio, as pessoas (onde eu me incluo) não podem gastar mais do que ganham só para andarem melhor (ou supostamente melhor) vestidas.

    Penso que o que mais alterou os nosso hábitos de consumo foram, para além das série claro, a massificação de revistas de moda e de cadeias de lojas fast fashion, ou seja tudo passou a estar ao alcance de todos, e agora a blogosfera é outros poço de tentações. Quantas vezes não damos connosco a pensar: que vestido/sapatos/mala/make up tão giro(s) que as bloggers publicam que nos faz desejá-los ter?!

    Bjs

    ResponderEliminar
  17. finalmente!!! gostava de explicar isso a quem faz comentários assim po parvinhos no meu blogue às vezes...

    ResponderEliminar
  18. nao sei como consegues responder com tanta simpatia e delicadeza a comentarios tao rudes e estupidos... enfim, esta gente nao tem o q fazer! gosto muito do blog, so sinto falta de mais posts com outfits :) ***

    ResponderEliminar
  19. SO RIGHT !

    LOVE
    www.bouttique.blogspot.com

    ResponderEliminar
  20. You'r RIGHT Girl!!!
    Xana mais uma vez concordo contigo, e concordo totalmente qd dizes q para certas coisas já ser culto pq é q para outras é futilidade???!! Tb leio e muito e viajo a fartar, se calhar já entrei em mais museus que muitos intelectuais, e se calhar mesmo já entrei em mais museus que em Zaras!!!! Quero lá saber se me chamam futil, acho que a m,aior parte das pessoas que assim o pensam tem é PURA INVEJA!!!
    xoxo JoID

    ResponderEliminar
  21. são bons argumentos, sim senhora!! ;) acho que todas as pessoas que gostam de moda e mesmo quem tem blogs passa por isso :)

    se bem que quando ao consumo, defendo que deve ser com conta, peso e medida! ;) eu por exemplo tenho vicio em carteira, aprendi a controlar-me mais, visto que o dinheiro que gastava em carteiras era exorbitante! actualmente só gasto quando acho que valha mesmo a pena!!

    gostei do teu blog ;) passa pelo meu e segue-me se gostares ;)

    beijo
    Maria

    dedalefitametrica.blogspot.com

    ResponderEliminar
  22. Certissima!!
    Penso exactamente da mesma forma, cada um com o orçamento que tem deve utilizá-lo da forma que lhe der mais prazer, e se é compras, bora :) *

    http://madamag.blogspot.com

    ResponderEliminar
  23. So true...!!!!! mas infelizmente a maioria das pessoas não vê isso! Ao menos sei que aqui as pessoas compreendem-me e é por isso que gosto deste nosso mundo virtual onde partilhamos os nossos gostos! ;)

    ResponderEliminar
  24. Concordo plenamente. É realmente um estigma com a roupa, sapatos ou malas, "porque é fútil"! Enfim. É o julgar pelas aparências, no fundo! Lá por adorar sapatos e roupa já não tenho nada na cabeça e só penso nisso e sou uma barbie sem nada no peito ou dentro da cabeça... --'

    ResponderEliminar
  25. Tudo sofre do mesmo...

    E eu adoro sofrer disto!! é muito mais saudavel que outra coisa. O bolso é que sente mas ha que ter controlo tambem, acho que isso é muito importante porque senão acabamos por fazer colecção de creditos (coisa que nunca usei para este tipo de gastos)...

    beijinhos

    ResponderEliminar
  26. Queremos ver mais posts de outfits !

    ResponderEliminar
  27. Ótima argumentação Xana, parabéns! Também padeço desse "mal" que é para muitos e concordo plenamente contigo.

    ResponderEliminar
  28. no fundo nao ha mal nenum em coleccionar seja o que for,dentro dos orçamentos de cada um.

    o que caracteriza a pessoa é a forma como reage às insinuações dos outros,aos julgamentos pre -concebidos,às invejas etc...ou seja aos males mais mesquinhos da humanidade...ou seja,a melhor resposta é sempre ignorar e não dar espaço para mais conversas.

    as pessoas quando julgam,gostam de ver que a outra pessoa se irrita,que responde X ou Y,porque demonstram que estamos a dar-lhes mais valor,que é precisamente isso que querem. atençao,alimentar o ego delas.

    eu ja aprendi isso ha muito,e quando me dizem algo do genero do titulo, ou "incomodam-se" com o que uso, eu simplesmente sorrio e digo " tudo isto expressa exactamente a pessoa que sou agora!".
    e é simplesmente isso,_uma forma criativa de auto-expressão.

    ResponderEliminar
  29. Como é que eu ainda não conhecia o teu blogg??!! Andei a ler e adorei! Não costumo dizer isto com facilidade mas identifiquei-me muito. :)

    **

    ResponderEliminar
  30. Eu costumo perguntar:

    Porque é que comprar um telemóvel última geração por 700 Euros(quando se tem dúzias a funcionar em casa) é cool, mas comprar um par de sapatos pelo mesmo valor é fútil? Ainda ninguém me deu uma resposta convincente.

    ResponderEliminar

Obrigado por comentarem!

PORTAL