Eu e... A frase "está na moda".

segunda-feira, março 14, 2011

O titulo está estranho, mas não consegui arranjar outra maneira de o colocar.

Eu refiro-me a uma situação que tem o dom (O dom) de me irritar profundamente. E noto isso ainda mais por viver onde vivo. A situação é: alguém traz alguma peça vestida, ou uns sapatos, ou um verniz, ou um penteado e outra pessoa diz, qualquer coisa do género, "credo, o que é isso?" e a outra responde "Não percebes que está na moda?!".

Meus senhores e minhas senhoras! Isto pode parecer irreal, mas eu entro em stress profundo quando ouço esta justificação! Seja para o que for!! Para justificar uma compra, um look, uma escolha... O que seja! Querem dar um ar de pessoa conhecedora, pessoa que sabe "do que é moda", e não percebem que acabam por fazer figura de - perdoem-me esta deliciosa expressão - tótos!

É irritante responderem assim porque, além de mostrarem que não têm gosto próprio (ou que não têm atitude suficiente para assumir as suas escolhas), nem tudo o que é moda é bonito ou - muito menos - fica bem a toda a gente. Então, desde quando é que isto é uma justificação?! Não é, é irritante!!! (;

Exemplo:
Pessoa #1 Aparece num jantar com umas unhas em verniz gel verde com brilhantes. Em pleno Inverno.
Pessoa#2 [Uma pessoa que até gosta de moda, e lê sobre o assunto] "Ai credo 'pessoa #1' que verniz é esse?"
Pessoa#1 - "Opa! Não percebes nada de moda!!"

E agora eu pergunto... Desde quando é que verniz gel em verde ranho com brilhantes, em pleno Inverno, é moda? Aí é quando a situação se torna mais irritante ainda... Bastava dizer "Olha vi esta cor e gostei." - Pronto, assunto encerrado!


Sorry pelo post "carrancudo". Mas hoje acordei como o tempo! hahaha

You Might Also Like

24 comentários

  1. Querida Xana, estou a ver que o ambiente dos locais onde vivemos é parecido...olha, mais vale passar ao lado e nem ligar. Qualquer pessoa que use qualuqer coisa porque acha que está na moda, e nem se preocupa se é adaptável ao seu estilo pessoal, se "roça" o piroso, então é alguém que efectivamente não percebe patavina do que é a moda e até usava um saco na cabeça se um qualquer criador o fizesse num desfile...bj!

    ResponderEliminar
  2. hahahha aemi o post!!
    Já tantas vezes me passou pela cabeça referir isto!
    "Está na moda" Irrita me profundamente também... baah :/


    xoxo*

    ResponderEliminar
  3. hahahah! se soubesses como concordo! É que irrita mesmo!!!!

    ResponderEliminar
  4. Olá Alexandra!
    Já à algum tempo que passo por aqui e, sinceramente, hoje tive mesmo que comentar.
    Vivo no mesmo sitio que tu, na nossa vilazinha à beira-mar. E sim! O motivo do teu post também me irrita profundamente nesta terra... Vê-se com cada uma que nem vale a pena comentar!
    Beijinhos e parabéns pelo teu blogue

    ResponderEliminar
  5. Isto deve ser o meu lado casmurro, mas dizer-me que uma coisa "está na moda" é meio caminho andado para eu não lhe tocar nem com pinças... cada vez mais me convenço que a imagem é uma coisa muito pessoal e uma pessoa deve usar porque gosta e pronto, não é seguir a carneirada pela ribanceira abaixo.

    ResponderEliminar
  6. Parece que estamos todas de acordo! De facto, o termo "está na moda" é simplesmente irritante!

    BJS*

    ResponderEliminar
  7. Por favor, NÃO peças desculpa pelo post porque está fantástico!!

    Além disso acho que aqui todas te compreendemos perfeitamente. É que de facto esse tipo de observações "brilhantes" são impossíveis de aguentar....

    Querem parecer tão entendidas no assunto, que nem se apercebem das burrices que acabam por dizer/escolher

    bettywithlove.blogspot.com

    ResponderEliminar
  8. Estamos em sintonia! Deve ser das expressões mais irritantes e desastrosas no que toca a moda.

    ResponderEliminar
  9. Há pessoas que não tem mesmo personalidade nenhuma e ao tentarem "imitar" modelos e tentar seguir tendências que por muito estranhas que sejam, só gostam porque "estão na moda!" é uma maneira de tentarem arranjar a personalidade que não possuem

    ResponderEliminar
  10. Aiiiii credo.....
    Eu era pessoa para usar esse verniz não porque está na moda mas só porque sim LOL
    MAs não posso...o trabalho não me permite grandes extravagâncias!!! Por acaso visto e uso imensas coisas que eu sei que não me favorecem, mas olha só porque sim...apesar de no meu blog por só os outfits que eu mais gosto, não recomendaria a ng andar como eu às x ando!


    Beijinhos e ALEGRA-TE GATAAAAAAAA!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  11. É um termo parvo realmente... mas pronto cada um tem a sua moda e entende o que para si está na moda! :D

    ResponderEliminar
  12. gostei muito deste teu post, acho que defendeste bem essa ideia! realmente também concordo, é parvo quando as pessoas vestem ou usam algo SÓ porque "está na moda" --

    http://eighteenandalife.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  13. Muito bom! Especialmente quando muitas das pessoas que usam essa expressão, estão a léguas de saber o que está de facto na moda! Eu uso muito a expressão "...agora usa-se muito o vermelho (por ex)" Serei bimba?! LOL Mas apenas estou a fazer uma constatação! Certo?!

    Bjs

    ResponderEliminar
  14. Hahaha Pipita, isso é uma constatação! (; Eu só não gosto quando utilizam a expressão para se justificarem! Acho que devem comprar/usar/fazer aquilo que gostam, que querem... E não o que "está na moda".





    Gostei das opiniões, sim srª!! Gostam quando lêem os posts com senso de humor! (:



    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Não gostei do Post!
    Não está fantástico e muito menos sensacional!

    Não encontro razãos para discordar da frase "estar na moda". Concordo que se utilize, porque se dissermos "a grande tendência da estação", a Xana já compra e já mostra.Aí não temos qualquer,não é verdade? E mesmo que o verniz ranho não lhe interesse, para muitas raparigas é moda. E você não devia dar qualquer tipo de lição de moral a ninguém, principalmente quando faz compras nas lojas mais populares e de pouca qualidade do mercado. E não venha contra argumentar com a relação preço/qualidade, porque grande parte das suas compras são cópias das grandes e verdadeiras tendências.A Xana é mais um estereótipo entre milhões.

    A moda é livre e de todos, para o bem e para mal.

    ResponderEliminar
  16. Anónimo acho que não entendeu - de todo - o que eu quis dizer! Eu concordo com tudo aquilo que acabou de dizer (sem ser o que se refere à minha pessoa). Eu acho que as pessoas devem fazer a sua própria moda, que devem usar aquilo que querem e bem entendem. Mas que assim o justifiquem!! Que não justifiquem usar x ou y "porque é moda"!!

    Em relação ao que compro e onde compro... Eu compro onde posso comprar, e o que posso comprar! Compro 90% da minha roupa na Zara, ou Inditex, porque quero e gosto e posso! E não copio as "grandes e verdadeiras tendências" porque eu passo pouco tempo atenta a isso, e porque - hoje em dia - existem milhares de tendências, apenas dentro de uma Zara. E eu não compro tudo o que há na Zara, portanto.. Suponho que não compre tudo o que é tendência!

    E mesmo que comprasse - como já disse - compro o que quero e me apetece, e o que gosto (e, claro, posso). E foi isso que tentei passar com este post - comprem o que querem, e o que gostam! E quando alguém olhar de lado, ou "mandar uma boca" respondam "Uso porque GOSTO!"


    Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Se há algo que me irrita é ser tudo em rebanho, quer dizer, "Á ta na moda? então vamos todas usar!!" e o que me irrita tb é ser trendy! aahhhh vá lá um bocadinho de gosto pessoal minha gente, se gostam de verde ranho usem e abusem quer seja inverno ou verão, sejam voces proprios deixem-se de rebanhos! É que depois esquecem-se de um "pikeno" pormenor... de cair no ridiculo e o ridiculo tb chama atenção!!
    xoxo JoID

    ResponderEliminar
  18. Quando me fazem essa pergunta respondo ironicamentente "Olha é o que se vê lá fora." ;)

    ResponderEliminar
  19. Ai, pior do que isso é quando nos tentam impingir a "moda" deles. Quantas vezes já não fui á cabeleireira com uma ideia bem formada do que queria e me sugerem outra coisa só porque "está na moda"? Apetece-me nunca mais lá voltar.

    ResponderEliminar
  20. Alice, eu também detesto!!! Já me aconteceu imensas vezes essa situação e também fico com uma péssima imagem!


    Beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigado por comentarem!

PORTAL