Eu e... a Moda!

segunda-feira, fevereiro 14, 2011

Hoje quero falar de uma das minhas paixões, e explicar em que medida é que esta me apaixona. Isto surge porque me pus a pensar nessa que é a grande polémica blogueira - o que faz de um blog um blog de moda? Sobre isso sinceramente não me pronuncio muito. Eu sempre descrevi o meu como um blog de moda, de it girls, de estilo, e de "coisas boas", e mantenho a minha posição. Vem sempre aquela pessoa que diz "não, não, blog de moda é blog que fala de desfiles, e de cortes e cores, e modelos, e editoriais". Quem dá dicas, quem fala de outras coisas, não fala de moda.

Pois eu acho que a moda é um assunto vasto, muito vasto, e acho que as pessoas de deviam deixar esses labels de parte, e simplesmente ler os blogs que gostam, sejam eles de editoriais ou de imagem, ou de cariz mais pessoal.

 
Por ser um assunto tão vasto acho que há um universo de maneiras de o abordar, e de apreciar. Eu - por exemplo - não ligo muito a desfiles, não corro para o YT a ver como correu e o que aconteceu e o que desfilou. Não sou louca por editoriais, nem sei os nomes das modelos. Vejo quando me apetece ver, quando estou com disposição para tal... Essa - para mim - é uma parte mais "artística" da coisa, e eu - meus caros leitores - sou uma pessoa pouco dada a arte. lol Sou uma coisa abrutalhada no que toca a esse aspecto. Mas tenho tentado aprender sobre arte, tenho tentado dar a devida atenção aos editoriais das revistas (por isso tenho comprado edições estrangeiras) porque, na realidade, são algo de muito belo e fabuloso. Baby steps!

O que me atrai na moda é o "seu todo". O lado económico, o lado histórico e - principalmente - o lado social da coisa! É disso que eu gosto! Isso e os chamados "trapos"... Ir às lojas, ver o que há de novo (a novidade!!), o que gosto, o que não gosto, o que pessoa tal gostará, etc. Além disso gostaria imenso de ser consultora de imagem (perdoem-me o cliché!), porque me identifico totalmente com a função. Adoro! E escrever sobre moda? Bem, gostaria de escrever nos temas que referi em cima: sobre economia, marketing, sobre história (relação passado/actualidade) e sobre sociologia da moda!

É isso que eu mais gosto - a sociologia da moda! É por isso que gosto de ler os vossos comentários, é por isso que gosto de ler blogues. Há interecção, há opinião, há diversos lados do mesmo assunto. Gosto de ver o impacto que a moda tem (ou mesmo quando não tem nenhum) nas pessoas. É isso que eu gosto. Muito mais do que saber qual é a ultima it bag, gosto de saber o que as pessoas acham/pensam/fazem em relação a isso.



E pronto. É isso... Opiniões? O que é que vocês gostam... Contem-me tudo!! (:

You Might Also Like

15 comentários

  1. eu gosto de algumas colecções, de algumas marcas em especial que, de tanto em tanto tempo, procuro ver as "novidades", mas também não consigo arranjar uma classificação para o meu blog porque nunca publico sempre as mesmas coisas e nunca sei o que me vai apetecer publicar ou aquilo que me vai interessar no futuro..
    eu gosto do teu blog, venho cá de vez em quando e delicio-me com os posts :)

    beijinho.

    ResponderEliminar
  2. Identifiquei-me com aquilo que escreveste, Xana. Eu estou a tirar Comunicação Social e pretendo seguir uma carreira no jornalismo de imprensa. O meu sonho era mesmo trabalhar na Vogue, mas tento não pensar muito nisso para não acabar desiludida. A parte que eu mais gosto são mesmo os artigos, falem de tendências, estilos, personalidades, o que seja. Com os editoriais não me identifico muito. Acho-os muito conceptuais, dificilmente me inspiram. Para mim a parte mais importante da moda é a que está acessível a todos, que se pode usar no dia-a-dia e que realmente tem importância para toda a gente (sim, porque não me digam que há quem se esteja nas tintas para isso, não acredito). Para além disso, penso que relativamente a moda, são mais ricos os blogs pessoais do que os outros. Por um simples facto, eles vieram ocupar um nicho que até então não existia. Os blogs que se resumem a mostrar editoriais de revistas, só tornaram mais acessível e barato algo que já existia muito antes da blogosfera. Os blogs pessoais transmitem uma perspectiva única e tornam a relação ''blogger-leitor'' muito mais próxima. Têm uma função completamente diferente das revistas de moda. Enfim, desculpa o testamento. Ahah De qualquer forma, gosto muito do blog e passo por cá todos os dias. Às vezes até sinto que te conheço de uma certa forma :P Beijinhos e continua *

    ResponderEliminar
  3. gostei da expressão "abrutalhada"

    encontrei este texto engraçado sobre a diferença entre bloggers de moda e os outros:
    http://www.glamour.com/fashion/blogs/slaves-to-fashion/2011/02/yp-my-little-guide-on-how-to-reco.html?mbid=sharebar_twitter

    e foi a minha piquena contribuição para o debate :)

    ResponderEliminar
  4. Na minha opinião e depois de pesquisar sobre isso, não tenho dúvidas que um blogger de moda é aquele que aborda vários ou todos os temas na área da moda. E moda não é apenas os desfiles, os editoriais, as tendências... É sim o "teu style" retratado para o mundo, as novas colecções, as marcas, as lojas, a make-up...
    Um fashion blogger hoje consegue e poderá se tornar ainda mais importante que um editor de moda! Através das suas opinião e da visão de moda que transmite!!

    E este blog... para mim é sim um blog de moda! (:

    ResponderEliminar
  5. Meninas obrigado pelo feedback!!! (: É tão bom ler estas coisas boas... :D

    E por favor LEIAM o link dado pela Jo, The Carrot, que está BOM demais mesmo!! Ri tanto tanto!!!! hahaha



    Beijinhos e obrigado pelas participações!

    ResponderEliminar
  6. Não sei se o teu blog é de moda ou não, nunca pensei muito nisso, mas para mim é um blog da moda e que eu gosto muito de ver/ler :)
    Além disso apesar de adorar moda, como 99% das mulheres, a minha vida não tem nada a ver com moda em termos profissionais, por isso para quê saber as coisas "técnicas"? Gosto é de ver, de falar, de ouvir falar...ver revistas, ler blogs, entrar nas lojas e...comprar!

    ResponderEliminar
  7. A moda é tudo menos fútil e tu és mais uma prova disso ;) continua!

    ResponderEliminar
  8. Eu vou-te ser muito sincera, gosto mais de ver/ler blog's que mostrem look's que eu consiga adaptar ao meu guarda roupa e que consequentemente eu consiga vestir. É que muitos dos ditos blogs de moda a única coisa que fazem é colocar neles fotos de desfiles onde a arte é levada ao máximo do espectáculo e muita daquela roupa só é usável quando adaptada.

    ResponderEliminar
  9. Num fashion blog, na minha opinião, pode abordar variados temas, desde os desfiles até às dicas e looks postados. Por isso considero o teu blog um fashion blog, e por sinal um dos que mais gosto de ler. Porque é simples, acessível e escrito de um modo alegre. Gosto de ver editoriais, de ver resumos dos desfiles em fotografias e de conhecer algumas modelos, mas isso faço-o lendo revistas. Nos blogs, como o teu, tenho a oportunidade de ver a moda adaptada à mulher comum, dicas que me inspiram. Continua o bom trabalho.

    ResponderEliminar
  10. o que interessam os labells?para mim é mais uma forma que as pessoas arranjam de poderem classificar algo ou alguem de "less or more" como sempre...

    não gosto de "etiquetagens"e como tal,no meu proprio blog tambem posto apenas aquilo que sinto que me identifica como pessoa unica que sou ( e todas somos).

    a Moda é tao abrangente como a própria Vida e tal como tu,um dia sonho em ser consultora de Moda,não tanto pela parte mais óbvia,mas principalmente por ser uma forma de ajudar as pessoas a descobrirem a sua própria beleza , a partir de dentro ( pensando que não esta profissão tem muito de psicologia também...). e assim,apenas interessa que nos sintamos bem e realizadas com aquilo que decidimos partilhar com os outros.

    Hoje foi um dia para filosofar sobre isso tambem no meu blog,acho que cada vez mais as fashion bloggers vão ser os "editors" de Moda do futuro.tal como diz a Ivania.

    Bj

    ResponderEliminar
  11. Eu gosto de fazer a minha moda :) Não uso tudo o que ditam as tendências tento adaptar o que se usa ao meu estilo, gosto de ver algumas revistas sim, mas nada de ah e tal quero mesmo ser assim, gosto de vaguear pelas lojas e ver o que por lá há, mas não faço disso uma maneira de ser, gosto de moda como de outra coisa qualquer. Ah e por acaso gosto bastante de ler o teu blog :)

    ResponderEliminar
  12. Olha Xana, para ter um bom blog de moda acho que é necessária uma simples coisa: ter paixão pela moda e não fazer "copy-paste de editoriais e coloca-los para dar uma de entendida! Porque colocar para ali umas fotos e escrevinhar umas coisas, qualquer um pode fazer, é so abrir uma revista ou um site e tá lá tudo. Para mim, um blog de moda é um lifestyle, saber transpor para a vida real o que se passa nos desfiles, ter savoir-faire. Se mesmo nas casas de moda em todo o Mundo se adapta tudo para se poder usar ( a ver desfile Dior por exemplo!!) porque é que num blog não pode ser assim também?? A Moda é tao abrangente como a própria vida, e a vida é também adaptável á mulher!! Por isso Xaninha continua, tas num excelente caminho tens um blog que adoro ler, porque é simples e leva a moda a todos!!!

    ResponderEliminar
  13. eu não gosto da classificação de blogue de moda, porque nem metade deles são. mas a verdade é que é muito dificil definir sobre que é um blogue...e se eu gosto de cinema, de vestidos e de moda? e se eu gosto de alguns editoriais e de streetstyle? e se eu gosto de mostrar peças que gosto e de fazer sugestões? não quero ser uma blogger de moda, quero escrever o que gosto =) e é a tal coisa: cada um escreve o que quer...nós só lemos se quisermos! =)

    ResponderEliminar
  14. Olá xana,

    Bem eu criei o meu blog inicialmente com aquela ideia de fazer um blog de moda, mas depois ao longo que ia escrevendo nem me identificava. Até que decidi mudar, agora posto tudo o que me vem à cabeça e adoro, não tenho muitas leitoras mas aacaba por ser o meu diário.

    Quanto ao teu blog tens posts mesmo excelentes e com boas dicas.

    Beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigado por comentarem!

PORTAL