Elegância!

sexta-feira, fevereiro 25, 2011

Lembram-se de ter falado da Elle de Fevereiro que continha um especial sobre elegância, e que este seria o tipo de artigos que adoraria escrever? Pois bem, mantenho a opinião. Adorei os artigos, e continuo com vontade de escrever sobre o tema, visto que escreveria de forma diferente... Talvez um dia faça uma semana especial sobre isso (um dia, quando voltar a ter vida própria...).

Adiante, ao ler logo o primeiro artigo - entusiasmadíssima - eis que surge uma frase que me pôs a pensar... Trata-se do tópico 23, do artigo "Factor E" (p.73) que diz:

"Lady Like Uma aura de uma rainha não advém apenas da roupa, mas de um comportamento discreto [confere]. (...) Uma senhora mostra um sorriso radioso, mas não dá gargalhadas altas. E mesmo que esteja com pressa nunca, mas nunca, corre"

Eu fiquei... Nem sei explicar como fiquei... Mas isto não é um pouco cliché demais?? Não será um pouco antiquado dizer que a senhora não pode dar uma gargalhada nem pode correr? Eu adorava ver - e digo isto sem maldade nenhuma - as pessoas que escrevem e têm este tipo de opiniões, a ver o metro/comboio/autocarro a chegar quando ainda não estão na paragem, ou estarem a passear na rua e começar a chover (sem terem chapéu de chuva). Uma senhora elegante também não dá trambolhões no meio da rua? Tropeçar e cair só acontece aos deselegantes?

Para mim a chave da verdadeira elegância é... correr sem parecer uma macaca, dar uma gargalha entre amigos, mas sem incomodar aqueles que não estão interessados na conversa (as pessoas a seu redor portanto), e quanto ao cair... Bem, qualquer pessoa cai! Nem a pessoa mais elegante do mundo está imune a que isso lhe aconteça. Eu estou a insistir no exemplo de cair porque... No outro dia dei um valente malho a sair do trabalho. Farto-me de rir a contar isto (foi horrível, fiquei com o tacão preso numa grelha!!), e não acho nada demais (apesar de ninguém gostar de cair).

A elegância é inata, não depende exclusivamente da roupa que se veste, do cabelo que se tem, da beleza, do corpo... Há pessoas que nascem com esse factor (como lhe chama - e muito bem - a Elle, nesse artigo), há outras que não, e há - ainda - outras que vão ganhando com o tempo. É claro que a boa educação, o porte, as peças de roupa, e a beleza ajudam (e muito!!) mas não são tudo!!

Em jeito de conclusão... Elegante - pour moi - não é ter o caro, é estar sempre bem independentemente de estar rodeada (ou vestida) por caro ou barato. É claro que se for Chanel, então melhor!! Mas pessoas que "sabem das coisas" (expressão da minha adorada Ale Garattoni) percebem que isso não é o mais importante.

Vamos aos exemplos, directamente da blogosfera: A Stylista - Maria Guedes. Nunca me lembro de lhe ver algo de grandes marcas (e nota-se que é fan de fast fashion) e está sempre bem, mesmo não tendo um estilo clássico!! Já a Lala Rudge tem Louboutin, Birkin, 2.55, entre muitas outras peças chave (e quase todas lindas)... E eu não lhe acho grande piada. Não sei explicar, mas não a acho especialmente elegante. O mesmo para a Chiara!! Já a Silvia Navarro - do Una Silla para Mi Bolso, tem inúmeras peças "caras" e é bastante elegante, está sempre bem. Mas isto é apenas a minha opinião, com certeza que muitas de vocês nem sequer concordam...

You Might Also Like

14 comentários

  1. Tb não acho que as marcas tenham alguma coisa a ver com elegância. Gosto imenso da Andy Torres do stylescrapbook e não anda sempre com marcas...é no saber jogar com as peças, os acessórios qe está a verdadeira elegância e nem todos o sabem fazer. bj:)

    ResponderEliminar
  2. Concordo, concordo e concordo!!!
    http://fastfashioncloset.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Adorei a parte da macaca lool e tens razão!E acho que a elegância também se relaciona (e muito) com a indumentária...ponham uma Chanel com um macacão ao estilo Ana Malhoa e seria ver a elegância a morrer aos bocadinhos.

    beijinho e bom fim-de-semana*

    ResponderEliminar
  4. Concordo plenamente, Xana! E os exemplos que deste não podiam ser melhores. Já houve o tempo em que a Chiara era uma inspiração para mim, agora penso que se deixou levar e se tornou a maior fashion victim. A Sílvia Navarro tem um estilo clássico e, fundamentalmente, tem um estilo próprio, o que claramente falta à Chiara. Quanto à parte de uma ''lady'' não rir nem correr é ridículo. Mas, para mim, uma senhora não deve arrotar em público, apanhar bebedeiras de caixão à cova e perder a postura, estar sentada de pernas abertas... Todo um conjunto de coisas que presumo aprendidas pelas mulheres ao longo da sua vida. Anyway, gostei muito! Bom tema de discussão.

    ResponderEliminar
  5. Quando eu li esse artigo pensei exactamente que era exagerado. Aliás a verdadeira elegância está em agir naturalmente, ao sermos verdadeiros e não a nos limitarmos por por querer ser elegante. A elegância não se deseja, vem naturalmente nos gestos, sorrisos e na maneira de ser. Não tenho dúvidas algumas que se alguma vez visse a Audrey Hepburn a cair espalhafatosamente no chão eu continuaria a achar que seria a pessoa mais elegante de todo o sempre. E não seria pelas suas (maravilhosas) roupas.

    ResponderEliminar
  6. Olá,
    Concordo a 100% contigo!
    A elegância não está nas marcas.. está no porte e nesse factor, como dizes.
    XOXO

    ResponderEliminar
  7. As marcas cada vez mais têm-se limitado a um tipo de corpo e fogem muito ao que é elegante. Não é preciso ter roupa de "marca" para se ser elegante de facto.

    sketchbook six
    twitter
    facebook

    ResponderEliminar
  8. Oi Xana, primeiro gostaria de agradecer-lhe pela visita é muito bom te-la no blog. Concordo com você elegencia não é sinomino de marca ... e claro que qualquer pessoa elegante esta vulneravel a "sair da linha" rrsrsr a elegancia esta marcada pelas atitudes e simpatia. Ótima abordagem .. bjos!!!

    Bruna Mota

    @brunamotablog
    http://wonanchic.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  9. Fico tão satisfeita por saber que não sou a única a não achar piada nenhuma à Chiara...

    A sério, não é que ela se vista mal, mas também não tem uma estilo fantástico e que inspire. Simplesmemte tem acesso a peças que nós não temos e diverte-se a mostrá-las... Mas eu queria ver a Chiara a usar só Zara e H&M, não se faria tantos milagres, sinceramente.

    Para mim, quem se sabe vestir, tem que o saber fazer sem o apoio das griffes, porque a elegância é algo que nem se compra nem se aprende. Tem que ser natural

    bettywithlove.blogspot.com

    ResponderEliminar
  10. A Chiara é fantástica, eu acho a Silvia Navarro muito forçada!

    ResponderEliminar
  11. Gostei do teu ponto de vista! E claro que elegância não tem (quase) nada a ver com dinheiro, há mil e um exemplos que mostram isso. Quanto ás quedas, gostava muito de saber cair com elegância, lol, é tão chato, acho que qualquer um perde o glamour numa situação dessas.

    ResponderEliminar
  12. Concordo! Concordo! Concordo!
    Também adorei a parte da macaca lol É bom saber que sabes rir de ti própria,é muito importante! Demosntra que tens confiança e isso é um claro sinal de elegância em ti :) Bom tema. Não tenho muito mais a acrescentar.Foste muito clara!! :)

    http://pompimakeup.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  13. Concordo plenamente, a elegância está no estar, no ser e depois pode ser demonstrada também no bom gosto...Uma coisa que eu acho que tira a elegância a qualquer mulher é dizer asneiras...agr o correr, o rir acho que são coisas perfeitamente normais da mulher de hoje em dia. Até porque correr de saltos não é nada fácil, há que ter alguma elegância a faze-lo, mas se a tivermos...fica demais.
    Adoro a Silvia Navarro acho que ela é de uma elegância e bom gosto fora de serie.
    As outras como disseste embora tenham muita coisa de marcas carrisimas nem sempre estão bem.
    Eu não tenho nada de marcas mesmo caras, a peça mais cara é uma carteira de pele da Uterque, que acho que tem uma pinta descomunal, mas de resto é so fast fashion e penso que não me visto nada mal...há que ver essas marcas caras como inspiração e depois tentar encontrar o mesmo género em peças bem acessiveis mas ainda assim com pinta.

    XoXo Fashion Hunter

    http://miwardrobeistuwardrobe.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  14. concordo absolutamente com o que escreveste e sou mais uma que não acha especial graça ao estilo da Chiara, acho que ela se diverte, tem coisas giras, tem coisas horríveis, mas leva tudo isso descontraidamente, e é por isso que costumo espreitar o blog dela. Já a Sílvia Navarro é extremamente elegante, compra peças de grande qualidade que mistura com outras "normais". Mas é bom haver esta diversidade de elegância.

    Bjs

    ResponderEliminar

Obrigado por comentarem!

PORTAL