Opinião - S. Valentim!

sexta-feira, janeiro 07, 2011

Terminado o Natal/Passagem de Ano/Dia de Reis e todas as festividades inerentes, eis que começamos a olhar para o calendário a ver qual a próxima festividade. E não é nada mais, nada menos, que o famoso Dia dos Namorados.

Devo dizer que os meus sentimentos em relação a este dia são bastante ambíguos... Por um lado irrita-me! Irrita-me ver tanto coração, tanto vermelho (e eu gosto de vermelho!!), tanta publicidade a bonbons, tanta lamechise, tanto consumismo para se mostrar amor, e principalmente, irrita-me ver os restaurantes CHEIOS! Pessoas que nunca jantam fora escolhem esta precisa noite para ir ao restaurante mais caro que conhecem, mesmo que "não gostem da comida"! Ridículo, e irritante!... Por outro lado, ohhh!, é mais um dia que se celebra o amor, e é uma boa desculpa para dar um presente a alguém que amo, e para ter um jantar a dois!

Então mas não gostas de restaurantes apinhados (e cheios de velas, e outras mariquices) e jantas fora na mesma?? Pois... Janto! Mas prefiro - espantem-se! - centros comerciais. E é sempre (na Margem Sul) onde está menos confusão. O ano passado estava cansada do Carnaval (calhou no Domingo de Carnaval) e insisti em comer Mac Donalds! Olhem, 5 min numa fila, e jantar na mão! O jantar não foi nem mais nem menos romântico por isso... Pior foi um ano em que estive 1h à espera para sentar, já não haviam pratos quase nenhuns disponíveis, e acabei por ficar mais uma hora à espera de um bife - e ainda paguei imenso! Nunca mais.... Nunca!


Enfim... Este testamento todo para dizer que é favor começarem a pensar no presente de S. Valentim! Sim porque eu sou do grupo que acha a tradução "Dia de S. Valentim" = "Dia dos Namorados" uma perda para a língua portuguesa! Valentim acreditava no amor, e não "nos namorados". Portanto quem não tem namorado... Diriga-se à Zara mais próxima, compre um vestido de arrasar, e vá sair e comemorar a vida! A isso chama-se amor próprio (L)


Bom fim de semana!

You Might Also Like

23 comentários

  1. LOL, eu como tenho namorado e tenho amor próprio e muito amor ainda para dar vou fazer isso tudo e mais alguma coisa, mas agora em janeiro que comemoro 3 anos :B Com sorte ainda não apanho filas ahahah.

    ResponderEliminar
  2. acabo por pensar como tu em relação ao dia dos namorados...restaurantes cheeios de gente, e para pior até o cascaishopping que é onde vou mais vezes, apinha-se de casais. é um bocado chato, mas deixa-se passar.

    gostei da tua versão de dia dos namorados para as solteiras: Amor próprio FTW :-D
    xx

    ResponderEliminar
  3. Não gosto nada que dia 14 de Fevereiro seja dia de S. Valentim. Buuuhhh!

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  4. Eu odeio Dia dos Namorados! Para mim e o dia mais piroso do ano! lol! Enfim... gostos são gostos e não se discutem né? :) Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Pessoalmente, DETESTO o consumismo natalício e afins! Prenda do dia de S.Valentim não dou, recuso-me! Nem celebro! Estou muito fechada na minha convicção que para dar prendas não é preciso dia. (Já para não falar da "parolice" das decorações alusivas!)

    Mas claro, respeito quem gosta, dá e acredita. E, diga-se de passagem, é necessário pessoas que vão aos restaurantes e comprem prendas nesses dias para a economia evoluir um pouco.


    Beijinho,
    J.
    lesdemoisellesenpose.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. Eu gosto de tudo o que é pretexto para celebrar, logo gosto do Dia de S. valentim! Este ano em princípio não devemos ir jantar fora, a não ser se for perto de casa, mas já ando a estudar possíveis prendas...para mim! ahahah

    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Xana, gosto imenso do teu blog - a sério. Passo cá uma ou duas vezes por dia, e pelo que percebo, estudaste jornalismo..! Não quero ser má, por isso tenta levar como uma crítica construtiva - às vezes não achas que podias (e seria fácil, dada a tua formação) refinar um pouco a linguagem..? Acho que fica tão feio dizer "o comer".

    Keep up the good job!
    Catarina

    ResponderEliminar
  8. Ola Catarina,

    Agradeço o comentário (: E claro que não levo a mal! Até agradeço, porque às vezes dou imensos erros de português!! (: Mas eu não estou a ver onde escrevi "o comer" :| Já revi o texto e não encontro... É porque eu também detesto dizer isso! (se ainda leres este comentário podes dizer-me onde está? Eu vou rever mais uma vez entretanto).

    Eu comecei há 3 meses numa pós graduação em jornalismo! (: Estou a adorar mas ainda tenho muito que aprender! :D


    Obrigado pelas visitas e pelo comentário!


    Ao resto das meninas, estou a ver que isto são extremos... ahahaha

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  9. Sim, não é que tenhas escrito "o comer". É o facto de nos referirmos a uma refeição como o "comer" em vez de "almoço", "jantar", ou a "comida". Este tipo de referência penso que aparece 2 vezes.

    Não há nada melhor que fazer o que se gosta. Aproveita! ;)

    Catarina

    ResponderEliminar
  10. Sim, realmente agora percebi! E acho que tens toda a razão - fica muito melhor! (:

    Obrigado! ****

    ResponderEliminar
  11. ai Xana POR FAVORRRR.. podemos mudar de assunto??

    ResponderEliminar
  12. Eu estou como tu! Ja que existe e quero ter desculpas entao é aproveitar (á maneira de cada um)! Achi que nunca dei/recebi as coisas pirosas do dia (isso nao me importo de manter) mas se recebesse and so on?! Sinceramente ha problemas mais graves que esse para fazer surgir a minha urticaria!!! Por isso estou como tu: vamos aproveitar e celebrar o amor! E por mim tinhamos um dia festivo por mes... Eu por exemplo acho que vou comecar a comemorar os anos e meio so para ter mais uma dose de consumismo para a alma fisica e imaterial... (sim porque nestes dias reinam os mimos e isso é o meu consumismo preferido)! Beijo (e dsclpa o testamento)!

    ResponderEliminar
  13. olá!
    eu já nem me lembrava que o dia dos namorados era no próximo mês,só tinha na cabeça carnaval,carnaval!!
    bem é melhor começar a por a minha imaginação em funcionamento...

    ResponderEliminar
  14. Estou ctg! P mim jsntarzinho at home bem no quentinho e com mt amor.fugir ah confusao de casais cliche que n sei pk go crazy nesta data. Nada como andar contra a mare, fazer a night out no dia 15 tumbas que o dia dos namorados eh qd os namorados quiserem! Beijinhos!

    ResponderEliminar
  15. gostei do último parágrafo e desse do amor próprio. eheh ;)

    ResponderEliminar
  16. Não festejo o dia de são valentim, não ofereço nada de especial nem vou jantar fora sá porque dizem que é dia dos namorados. Para mim é um dia exactamente igual aos outros, e acho que existe muito mais simbolismo na data de namoro do que no dia 14 de Fevereiro. O amor deve ser celebrado todos os dias e não apenas dia 14, por isso todas as vezes que janto fora, vou ao cinema, faço um fim de semana romantico ou simplesmente tenho o prazer de partilhar o dia com ele, todos esses dias para mim são dia de são valentim.
    Aliás o ano passado por brincadeira decidimos instituir a " O dia a seguir ao dia das pessoas que se gostam muito" e fomos jantar no dia 15, com calma, sem filas e sem 30 casais à volta cheios de rosas a fazer juras de amor:-)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Sempre detestei o dia 14 e este ano a coisa ainda fica mais aguçada... vou deixar de viver com o meu namorado nesse dia (irónico ah?!)

    Concordo com a parte do amor próprio (e entrar na Zara e comprar o vestido mais UAU!x) ) mas no meio da pirosada toda à volta desse dia é dificil não sentir o efeito opressor nas pessoas solteiras!
    Notou-se que não gosto mesmo do dia não foi?

    ***sara, chips-ina-fishbowl.blogspot.com

    ResponderEliminar
  18. adoro! estou a 150% de acordo contigo :)

    http://www.moodfashionlove.com/

    ResponderEliminar
  19. De acordo!

    Planos para dia 14: mimar-me a mim mesma com uma bela ida às compras! O amor-próprio também conta :)

    ResponderEliminar
  20. É a primeira vez que irei ter um dia dos namorados, pode parecer parvo para a maioria a celebração deste dia, mas eu não vou desperdiçar a minha primeira vez :)

    Até porque o meu namorado que é um romântico, diz ter surpresas para mim...por mim era só estar com ele, porque quando sinto a sua presença corre tudo melhor.


    Enfim, é o amor e o bem-estar!

    ResponderEliminar
  21. Eu nem sei o que pensar deste dia , mas a ideia da Simplicity is Chic agrada-me .

    ResponderEliminar
  22. O que eu queria mesmo era poder passar o dia, a semana, o mês perto do meu namorado, com um jantarinho feito por ele, com Bamsemums (uma espécie de marshmallows com chocolate em forma de ursinho que há lá na Noruega) de sobremesa e um filme no sofá.
    Jantar fora no dia 14 é a pior coisa que se pode fazer.

    E mesmo com namorado, tenho bastante amor prórprio, devo dizer :D ir às compras também me parece muito boa ideia!

    ResponderEliminar

Obrigado por comentarem!

PORTAL