Dicas importantes - Consumismo de "Nova Estação"

quinta-feira, janeiro 27, 2011

Em conversa com uma colega ocorreu-me um bom assunto para debater por aqui. Ela estava a dizer-me que na próxima semana queria ir comprar umas coisinhas de nova colecção. Eu respondi (espantem-se!!) que não andava entusiasmada com muita coisa... Mas ela disse logo - "Eu hoje estive na Zara e já vi umas coisas de Primavera que adorei".


A verdade é que, apesar de estarmos em Janeiro (= pico do Inverno), já todas pensamos em calor, sol e "pernocas ao léu"... E as lojas também! Mas... Nunca vos aconteceu comprarem peças em inicio de Estação que "adoram!!!" e ainda não é Primavera/Outono e já pensam "Para que é que fui comprar isto?" ou - pior - "Agora é que a colecção está com peças que eu adoro!" (ou seja, não gostarem das peças que compraram).

O meu conselho é mesmo o de esperarem! Acreditem que não se vão arrepender... Ainda por cima, quase todas as lojas têm loja online que disponibiliza durante toda a Estação o que deixa de estar exposto em loja.

Por estas alturas (fim de saldos/colecção nova) deve apostar-se em básicos... Aproveitem para renovar o vosso stock de tshirt's/tank tops/collans/roupa interior/sabrinas/vernizes/camisas brancas, ou para comprarem aquelas peças que exigem "algum investimento": relógios, óculos, uma jóia.

Acreditem que a minha mãe me deu este conselho há uns anos, e: 1) nunca me arrependi de o seguir; 2) arrependi-me quando não o segui, e me deixei levar pelo entusiasmo (;

You Might Also Like

17 comentários

  1. Concordo pleanamente!!
    Eu não me entusiasmo de imediato (:

    Tenho sorteio... se gostares, participa ;)*

    ResponderEliminar
  2. Oh, é um bom conselho que é, mas há tanta coisa gira já nas lojas.. E eu pelo menos ando tão farta de pretos, cinzas e castanhos que só me apetece mudar o guarda roupa todo!

    Beijo
    likecrystalwater

    ResponderEliminar
  3. Concordo com a ideia de não nos deixar-mos levar pelo impulso, mas sou da opinião que devemos começar a sondar as tendências e adquiri umas peças chave que gostemos. Eu já visitei tudo on-line e já tenho uma listinha das coisas que QUERO mesmo e as que GOSTO. Além disso como tenho outras responsabilidades não posso comprar tudo de uma vez, temos de fasear! E se eu te disser que comprei umas sandálias em Janeiro?! Dos saldos of course!

    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Eu Também concordo, grande conselho!

    ResponderEliminar
  5. é mesmo um bom conselho :) por acaso tambem ainda nao vi grande coisa que me chamasse a atenção. a verdade é q nao gosto muito quando se mistura saldos com colecção nova xd as lojas costumam ficar um bocado confusas lol

    ResponderEliminar
  6. por um lado acho q tens razao, mas por outro ha lojas como a h&m q têm coisas girissimas ja e nao vao durar muito mais tempo (e tb nao podemos comprar online :/) por isso o q eu gosto mesmo ja fui comprando e alguns vestidos e camisolas da h&m da nova colecçao q comprei ja ha umas semanas q nao voltam a stock! :x portanto nalguns casos acho q é melhor agarrar logo :P

    ResponderEliminar
  7. É verdade, mas também já me aconteceu o contrário - ver coisas lindas no avanço de estação que desapareceram rapidamente e depois não gostar de nada das colecções seguintes.

    ResponderEliminar
  8. Eu confesso que sou ao contrário. As primeiras colecções, quer as de Primavera/Verão em Janeiro ou as de Outono/Inverno em Agosto têm sempre peças diferentes, com alguma limitação de stock e que me arrependo sempre de não comprar. Por exemplo, tenho uma saia de pele castanha da Zara Outono/Inverno que comprei em Julho ou Agosto e que nunca mais vi, nem nas lojas, nem nos saldos, nem na net, nem em ninguém... ah! lembro-me agora de 1 capa Zara que vi em Madrid e me arrependi de não ter comprado em Agosto (por estar demasiado calor =/) era de 1 camel claro que nnc vi cá e a Zara depois colocou o mesmo modelo mas no camel escuro e preto que toda a gente queria...

    Mas também confesso que a actual nova colecção não me entusiasma. Ainda hoje fui com a P. à Zara do Norteshopping...achamos tudo bonitinho, mas na hora de experimentar, ou as peças vestidas não tinham impacto, ou os tecidos tinham problemas de confecção, ou o preço era alto demais para o material....acho que eles têm é a loja bem arrumadinha para causar impacto nos nossos olhos :)


    J.

    ResponderEliminar
  9. É um bom conselho até porque só mais tarde é que surgem outras peças e lá mais para Março/Abril já temos mais escolha!

    ResponderEliminar
  10. Essa história de comprar coisas que depois não se usam/gostam acontece-me todas as estações!aaaaah

    Acho que vais gostar desta crónica sobre outros saldos: http://lisbonnew-yorker.blogspot.com/2011/01/amor-em-saldos.html

    ResponderEliminar
  11. Também concordo! Tenho visto peças da nova colecção que me agradam imenso, principalmente na H&M, mas tenho conseguido controlar-me para ainda não comprar nada. Por enquanto só saldos, que ainda está muito frio!
    kiss

    ResponderEliminar
  12. É verdade o que dizem... Há o outro lado da questão: haver alguma "exclusividade" (porque há imensas pessoas que não têm a mentalidade como a nossa, compram Inverno... No Inverno!! lol), e que há um certo risco de nunca mais vermos "aquela peça que chamou a atenção, mas não quis levar na altura" lol Mas é como disseram - não deve haver aquele impulso, mas pode haver consumo (ponderado).


    P.S. - Pela primeira vez na vida, só a H&M é que tem roupa que me chama a atenção! :| Influências de estar perto do Chiado, de certeza... hahaha


    Beijinhos a todas! Obrigado pelas opiniões (:

    ResponderEliminar
  13. não podia concordar mais cntg ;)
    eu já sigo este "lema" há alguns tmps e tb foi a minha mãe que me foi incutindo esta ideia...
    beijinhos*

    ResponderEliminar
  14. Só compro quando adoro de paixão. não há nada que compre por comprar. E compro quando posso,quando a carteira me deixa... Não tem sido muito querida comigo mas agora que sou trabalhadora estudante já ninguém me vai parar! :p

    ResponderEliminar
  15. Sim babe concordo plenamente embora nem sempre consiga resistir ... mas sempre que compro a pensar no futuro me acontece disso (porque raio é que fui comprar isto?)..
    A verdade é que até nos saldos há que ter cuidado com isso (falo por mim)... tenho lá algumas peças que ainda tem etiqueta porque so no momento do impulso achei que devia comprar! :(

    Beijo

    ResponderEliminar

Obrigado por comentarem!

PORTAL