Estratégias para sobreviver à crise... Com estilo!

domingo, dezembro 19, 2010

A uma semana do Natal começa a folia de reportagens sobre o consumo, os gastos, quanto se levantou no MB, se há muita gente nos shoppings, as promoções no comércio tradicional, etc etc.

Desde há uns anos estas reportagens multiplicaram-se, devido à tal crise. Agora, ao vermos o telejornal, ficamos a saber todo e qualquer pormenor que envolva consumo Natalício...

Mas este ano a coisa tornou-se ainda mais negra (fui só eu que achei?), o consumo baixou comparativamente aos anos anteriores... Eu noto os Centros Comerciais muito calminhos. E tendo em conta que o Iva vai subir já em Janeiro, esta retracção no consumo não era - nada - esperada (normalmente existe um aumento no consumo nas semanas anteriores à subida do Iva).

Com isto tudo, é impossível não sentirmos receio, não começarmos a pensar melhor no nosso dinheirinho e no dia de amanhã! Pelo menos falo por mim... Estou a começar a ficar assustada. Tenho muitos exemplos à minha volta de que as coisas podem mudar de um momento para o outro, e que a coisa não está para brincadeiras.

Para o próximo ano (e já mesmo para este) estive a traçar algumas estratégias para fazer "render o peixe":

- Apostar em conhecimentos de beauté. Porque quando a maquilhagem e o cabelo estão "caprichados", temos meio caminho andado para o sucesso.

- Apostar nas pequenas coisas: nomeadamente acessórios (os chamados acessórios statement), e pequenas coisas de maquilhagem. Um verniz, um anel, (no meu caso) uma bandolete, uma pulseira, um fio, um chapéu, um batom, etc, pequenas coisas que completam um look básico, e tornam-no num must!


- Apostar em básicos: Mais do que nunca isto é essencial! Roupas que podem ser conjugadas com (quase) tudo o que está lá por casa.

- Saldos?? Estes saldos não vou estar a pensar no Inverno, mas sim na Primavera. Já o faço quase sempre, mas acabo sempre por trazer algumas coisinhas "para o resto do Inverno/Verão" - big mistake! Tentem ao máximo racionalizar as compras nos saldos (ver as minhas dicas aqui).

- Inspiração: antes de partirem para as compras da nova estação (seja em saldos ou em colecção nova) dêem um olho nas revistas da especialidade, nos sites, nos blogues, no street style, e ganhem inspiração. Se dão importância a tendências, tracem prioridades nas que vos favorecem e que gostam mesmo.

- Cliché mas ainda assim, uma grande verdade: Comprar menos e melhor! E não estou a dizer em termos de preço... Uma roupa com um bom tecido, um bom corte, que nos assente bem - quer seja um básico intemporal ou uma peça de estação - é essencial para nos sentirmos mais satisfeitos com as nossas aquisições, e não termos o bichinho consumista, de querer mais, e mais, e mais. E evita aquela sensação de frustração de quando estamos a fazer as "arrumações de fim de Estação" percebermos que comprámos imensa coisa que depois nos arrependemos.


Espero que as minhas estratégias vos inspirem (:
Bom resto de fim de semana!!

You Might Also Like

14 comentários

  1. Olá Xana! Se pesquisares "My year in status" no facebook de certeza que te aparece esta aplicação. Depois podes escolher dos teus status os que queres poe e fica esta folhinha. Guardas como imagem e voila. Espero ter ajudado, obrigada pela visita.

    ResponderEliminar
  2. Bem, obrigada plo teu comment dear!
    I <3 Portugal.. eheh

    excelente este post... olha eu ja penso nisso ha muito, não sou consumista há imenso tempo. E são os saldos os meus melhores amigos.. :)
    durante o ano eu encontro sempre boas pechinchas (preço vs qualidade)... sou mt éxpert nisso.

    Aliás tenho de estar eu e o meu baby sempre com style, aos melhores preços... Não posso me iludir facilmente com tudo o que é nova colecção!!



    xoxo*

    ResponderEliminar
  3. Eu invisto mais em acessórios que noutra coisa. Porque tornam um look de básicos muito mais interessante ;)
    E não passo sem o cabelinho arranjado e as unhas pintadas

    ResponderEliminar
  4. É verdade, este Natal o consumo baixou mesmo muito. No meu caso, NADA de prendas para ninguém (salvo uma lembrancinha para a best friend P.). Dou o "Feliz Natal" e já chega, que não estamos para mais.

    Quanto aos saldos, concordo ctg! Pensar já já JÁ na Primavera/Verão ou aproveitar para comprar boas peças para o Inverno seguinte (que não será o meu caso), peças clássicas e intemporais, de bom corte.



    Beijinho,
    J.

    ResponderEliminar
  5. Xana, a propósito, sabes quando começam os saldos?

    J.

    ResponderEliminar
  6. O post é muito útil! Cá por casa já faço isso há algum tempo...sabes como é quem tem casa própria tem de aprender a esticar o dinheiro, porque as contas não falham e está tudo cada vez mais caro!

    Os meus truques para a crise têm sido: explorar os outlets ao máximo, e nisto o Campera é o meu best friend! Por exemplo consegues comprar na Intimissimi, conjuntos a 7,50, super giros! Outra coisa que faço é usar a make up até ao fim, e não comprar produtos que não preciso; o mesmo com os vernizes; opto ainda por comprar peças chave de cada estação, por exemplo este ano: capa, colete de pelo, calças em pele; aproveito os saldos para comprar básicos que preciso e já a pensar na nova estação; aproveito tudo o que são promoções e vouchers, que felizmente têm abundado!!! E pronto, com estes truques vamos conseguindo fintar a crise!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  7. Gostei deste post, boas ideias e racionais. Consumismo sim, mas qb.
    Sou daquelas pessoas convictas de que podemos andar bem vestidas e arranjadas sem gastar mt, sem termos 1par de sapatos de cada cor ou todas as colecções da MAC.
    Acima de tudo apostando nos básicos, pois são intemporais e adicionados aos tais acessórios "statement" podemos construir looks fantásticos e actuais.
    Bom Natal para ti!

    ResponderEliminar
  8. Adorei o blog! Parabéns! Quanto ao post, concordo plenamente. Há duas perguntas que por vezes nos esquecemos de fazer quando vamos aos saldos:
    1- Será que preciso mesmo desta peça, ela vai acrescentar alguma coisa ao meu guarda-roupa?
    2-Será que daqui a dois anos vou poder continuar a usá-la?
    Este ano vou fazer como disseste. Racionalizar, racionalizar e racionalizar...
    Parabéns! Continua o bom trabalho que tens feito no blog ;-)
    http://www.cantlivewithoutblack.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  9. Olá!
    Este post está muito interessante, ainda há pouco escrevi num outro blog que os saldos são a minha desgraça, uma pessoa ilude-se tanto e depois acaba por comprar comprar e usar essas peças uma ou duas vezes ou até nem as usa.
    Vou ver se este ano faço uma lista de tudo em que estou de olho para não me perder.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Excelentes dicas, muito úteis, muitos parabéns. Bjinhos

    ResponderEliminar
  11. Óptimas ideias! Sabes que as vendas de batom aumentam sempre em tempos de crise? Como não há dinheiro para roupa, um bom batom pode fazer a toillete.

    Deixo outra sugestão: A minha avó Guida sempre disse que, numa mulher há 3 coisas que devem estar sempre impecaveis: cabelo, unhas e dentes. Portanto, apostem nisso. Com esses três elementos cuidados o resto será acessório ;)

    http://lisbonnew-yorker.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  12. sentirmos, começarmos. só se usa hífen para enunciar pronomes pessoais. Sentirmo-nos, fazê-los, etc

    ResponderEliminar

Obrigado por comentarem!

PORTAL