Dicas Importantes - Reduzir o consumismo...

terça-feira, setembro 28, 2010

Este Inverno pus duas coisas na cabeça, se bem se lembram: procurar comprar tudo de melhor qualidade (a começar por malas e sapatos) e tentar comprar melhor!

Deixar de parte o bicho consumista, para passar a comprar de forma mais inteligente!! Não quer dizer gastar menos dinheiro, não quer dizer comprar menos coisas, mas sim comprar melhor! Algo que use, algo que faça falta, algo que dure! Deixar de parte a ideia de roupas que acabei por não usar, ou que usei uma, duas vezes.



Até agora tem estado a dar resultado! Tenho comprado algumas coisas, mas até agora tenho conseguido manter-me fiel aos seguintes hábitos:


- Fazer uma lista (eu e as listas!!!!!) do que se precisa, e o que se quer... E tentar equilibrar as coisas de moda a ficar do meu agrado. NOTA: O que se precisa é obviamente relativo... Mas percebem a ideia certo? Eu preciso de mais um casaco, de dois pares de flats - não é que não os tenha, mas dá jeito mais uns!

(exemplo de uma lista - coisas que gosto, e coisas que gosto mesmo)

- Não comprar nada à primeira vista, a não ser casos excepcionais. Exemplo: Precisava de um vestido ou uma saia para uma festa de anos, e as que levava em mente não me ficavam bem por isso acabei por levar um outro vestido que vi na loja!

- Quando estivermos indecisas entre duas peças, existe todo um conjunto de coisas a ter em atenção que não se relacionam com o preço: qual fica melhor e a qualidade (o mais importante se for o mesmo tipo de peça), qual a urgência de comprar um e de comprar outro e qual deles pode vir a esgotar em breve (se forem tipos de peças diferentes).

- Ter sempre, mas sempre, em conta o que já temos em casa por duas razões: para não estarmos a comprar uma coisa quase igual, e para não comprarmos coisas que não dão com quase nada (esta aplica-se mais a casacos, malas, sapatos e acessórios diversos). Isto aplica-se em relação a cores, modelos e ocasiões (formal-informal).

- Tentar não ser levado pelo entusiasmo de ver as primeiras colecções a chegar à loja: é tudo novidade, é tudo maravilhoso... Mas normalmente o melhor ainda está para vir!!

- Antes de sair de casa, ou mesmo depois de termos dado uma vista de olhos pelas lojas e termos visto peças bastante interessantes, vale a pena fazer uma pesquisa pelos sites... Pelos sites das lojas, pelas lojas online, por blogues, pelas páginas do Facebook das marcas, etc! Ás vezes vale mesmo muito a pena check'ar a concorrência...



E são estes os hábitos que tenho tido esta estação... Em Fevereiro faço um balanço! (;

E não, não vou naquelas dicas de "não compre nada quando está triste", etc! Não há melhor para a tristeza do que um par de sapatos novos...


Se há pessoas (como eu) que vêm nas roupas um up na auto estima, qual é o problema? Gasta-se € nisso ou em comida, por isso acho preferível os sapatos! (;

You Might Also Like

10 comentários

  1. por acaso tou um bocado num dos dilemas que falas.. ja tenho um casaco de pele castanho, mas agora o modelo novo de aviador é taoo giro.. e so gosto do castanho :/ mas vou comprar na mesma, o antigo ja tem 2 invernos, acho q vale a pena!

    ResponderEliminar
  2. nao podia concordar mais contigo!
    adorei o post :)

    xoxo
    marta

    ResponderEliminar
  3. Oi

    Podes fazer uma "lista" :) das tuas lojas online favouritas??

    ResponderEliminar
  4. Assim à primeira vista, acho que concordo com tudo o que disseste. Claro que compras no masculino é sempre mais fácil. Não precisamos de malas, não usamos vestidos ou saias e não usamos demasiados acessórios. Recentemente, tenho andado a comprar aquilo que realmente preciso. Tenho sempre em atenção a qualidade e o preço, mas também aquilo que já existe no meu armário. Neste momento, não entro em histeria quando vou a uma loja. lol Não compro tudo o que me aparece à frente e tudo o que acho lindo (à primeira vista), como fazia, há uns anos atrás.. Compro coisas que combinem com aquilo que já tenho. Aposto muito em t-shirts, camisolas e camisas básicas, lisas e de cores neutras. As calças normalmente são jeans ("azuis desgastadas" ou pretas). Calçado: botas e ténis simples. ;) O segredo é ser de qualidade e ser o mais intemporal possível.

    *Neste momento preciso de um casaco. Estou à procura de um preto de cabedal. Vamos ver se encontro brevemente! :D

    ResponderEliminar
  5. Quando estou triste as vezes gosto bem de ir passear para o shopping ou para a baixa mesmo que nao compre nada! E eu este ano também fiz uma lista e já passei muitas malas porque acho que já tenho muitas (olha para mim, devo estar louca!)...mas é verdade. A vida está dificil e se é para comprar, que sejam coisas boas e não gastar dinheiro ao disparatado!

    ResponderEliminar
  6. falaste bem! ;) lol
    concordo 100% com td o q disseste...

    e gostei particularmente da tua opinião de q n há nd melhor pa curar a tristeza do q uns sapatos novos ;) SO TRUE!!!

    bjinhos**

    ResponderEliminar
  7. Ola pdr,

    Eu não compro online de momento mas dou uma vista pela Asos, pela Zara, pela Newlook. Entretanto às vezes dou por outras que vou encontrando mas são estas as principais!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Pois que é o q tenho tentado fazer!!

    se estou triste compro pra lá, fico logo boa! ehe

    fora isso tenho controlado bemzinho, só compro algo qd preciso mesmo e de qualidade.

    beijinhos

    http://bimbadiol.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  9. well, acho que é uma lista só de coisas boas a ter em conta, e são dicas valiosas.

    ResponderEliminar

Obrigado por comentarem!

PORTAL