Existe um lado mau na moda?

quinta-feira, abril 22, 2010

A moda é algo de muito belo, que (suponho eu) toca a todos os leitores deste blogue (e a muuitas pessoas).

Falo por mim, quando digo que acho uma das coisas mais belas neste mundo, é uma forma de arte... E o que torna esta forma de arte tão diferente das restantes? Não pertence (só) a um museu, não precisamos ser coleccionadores (leia-se ricos!), e podemos USAR! É isso mesmo... A moda é uma forma de arte tão apetecível e que chama tanta gente porque é algo que se usa: e mesmo quando não podemos adquirir o objecto de desejo (Chanel COF COF), podemos sempre imaginar o bem que nos vai/iria ficar!! hahahahaa Guilty!!!


Mas existe um lado mau nesta industria? A moda exerce uma influência negativa a quem não sabe apreciá-la?

Well... Existem alguns aspectos negativos, ligados à industria! Mas atenção... Tirando aspectos tais como as fábricas em paraísos de mão-de-obra (e exploração de empregados, e crianças!!), e labels "Made in France" quando na realidade foram feitos na Tailândia, são as pessoas que tiram desta forma de arte más influências. Este post não é um ataque à industria! (obviamente!)

Distúrbios

Quem não olhou para a capa da Vogue e pensou: "Quem me dera ter aquelas pernas!"? E quando isso se torna uma obsessão?

Anorexia, bulimia, dismorfofobia... Distúrbios já bem conhecidos da população em geral, por haverem cada vez mais casos (e mais fulminantes) a virem a publico. Atacam a nível nervoso e (por consequência) a nível alimentar. Andam as três de mão dada, numa mistura bem agressiva, e por vezes mortal!


A modelo brasileira Ana Carolina Reston, que morreu devido a anorexia, e Lily Allen, que admitiu sofrer de dismorfofobia.

Inveja

Este nem preciso de explicar muito, né? Todos nós conhecemos alguém que sofre deste mal... Existe a inveja saudável (que é aquela que todos temos... "EIA, esses sapatos são tão giros! Quem me dera... hehe), mas depois existe aquela já mais a dar para o obsessivo. Aquela que nos leva a comprar e usar coisas não porque que gostamos especialmente mas para mostrarmos algo, para mostrar-mos posição.


O maior sintoma da inveja (na minha opinião)? Tentar CRIAR inveja por parte das outras pessoas em relação a nós!


Vício em estética

É algo que vamos vendo em filmes, e em séries, e... Em casos ridículos como o de Heidi Montag! Existem casos "menos graves", como o de Demi Moore e de Nicole Kidman .

E o vício não se restringe apenas a cirurgias e botox... Maquilhagem, tratamentos estéticos, e photo shop são alguns dos elementos que também viciam!


Heidi Montag e Nicole Kidman

Pobreza envergonhada

"Estou, Cofidis? Cria 1000€! Preciso de um vestido novo..." - Vocês duvidam que isto acontece?

Existem pessoas a comprar coisas que não podem pagar, e a comprar itens de label falsificado para mostrar algo que a que não têm acesso. Qual dos dois casos é mais grave? Para mim são os dois...


Esbanjamento


O contrário da pobreza envergonhada! Aqueles que têm realmente muito dinheiro, mas muito pouca personalidade (ou gosto) e que compram coisas só para serem diferentes, só para serem superiores, só para ostentarem riqueza...



Não fiquem em baixo com este post... Sabem o que é que eu faço quando leio estas coisas? Tomo como lição!!


A moda é algo de divertido, é algo que faz parte de nós, é algo que serve para tornar a vida mais bela!!

Não serve para deprimir, para obcecar, para nos transformar radicalmente...


xxx

You Might Also Like

11 comentários

  1. Fiquei a pensar naquilo da Cofidis... Deve haver pessoas a fazer isso por um simples vestido que querem mostrar aos outros..

    ResponderEliminar
  2. Eu já ouvi coisas (de quem trabalhou numa empresa do género) que me levam a crer que sim, que isso acontece! /: Também fico chocada, a sério!

    ResponderEliminar
  3. para além de todos estes problemas, 80% das pessoas que trabalham na área não hesitam em passar te a perna..:x
    é um tricky business**

    ResponderEliminar
  4. Em quse tudo na vida há um lado memos bom. Há que ter juízo e bom senso para aproveitar o lado positivo e belo das coisas, não cair em radicalismos. Para mim a moda é algo divertido, não sofro por não ter uma mala Chanel e de certeza que nunca faria um empréstimo para a comprar. Tb gostava de perder mais uns quilos, mas não vou deixar de comer ou vomitar o que como para o conseguir. Há que aproveitar o que a moda tem de bom, conjugar coisas mais caras com outras mais baratas, cuidar de nós. Esse sim é o lado bom:-)

    ResponderEliminar
  5. Bom post Xana. A moda é maravilhosa mas tem sempre facetas menos boas (e para mim uma delas não deixa de ser a "carneirada" que motiva, embora eu seja um desses carneiros! LOL) como as que aqui mencionaste, e muito bem! Quanto a essa dos créditos infelizmente é verdade...eu já recebi em casa, mais que 1 vez, propostas do Cortefiel para créditos no Santander Totta...é surreal! Rasgo-as imediatamente, não porque corra o risco de querer subscrever (nem pensar!) mas porque acho que estão a gozar com as pessoas, especialmente nesta altura de crise...

    ResponderEliminar
  6. Basicamente, vamos apreciar a moda sem perder o nosso estilo? Concordo contigo.. podemos sempre invejar as pernas de uma modelo ou os sapatos de alguém. Mas há sempre formas saudáveis de termos melhor aspectos e estar na moda não implica sermos todas cópias umas das outras.

    ResponderEliminar
  7. Tudo tem um lado menos bom, a moda não fica atrás.

    A acrescentar à lista, outro lado que me choca imenso é a obsessão com a juventude. Uma modelo de 30 anos, na grande, grande maioria, já não tem muitos trabalhos à disposição. Modelos que começam a trabalhar aos 12, 13, 14 anos... e depois perdem emprego porque entretanto cresceram (que estranho), o peso mudou, a estatura mudou, etc. Episódios tristes.

    ResponderEliminar
  8. Era desta história que eu andava à procura: http://www.fashionmodeldirectory.com/news/Model+News/documentary-tracks-rise-and-fall-of-young-model.htm

    ResponderEliminar
  9. Adorei o post Xana! Concordo, concordo e concordo! :)

    x

    ResponderEliminar

Obrigado por comentarem!

PORTAL