Happy New Year (:

quinta-feira, dezembro 31, 2009

Neste fim de ano slash fim de década, em que se ponderam comportamentos, perdas, conquistas, sentimentos, e por aí... É ainda mais giro ponderar aquilo que já vestimos, e aquilo que marcou a década em termos fashion.


Pois bem... O que é que eu vesti no decorrer desta década?

Aos 12 anos (em 2000) era Maria-Rapaz, aos 15 anos era beta (e adorei!), aos 18 anos tinha a influência surfista, e hoje, aos 22 sou inspirada por Blair Waldorf (Audrey Hepburn dos tempos modernos).


E o que marcou a década em termos de moda?

Segundo Nina Garcia, em "O Livro Negro do Estilo", o que marca esta década (pela primeira vez na história) não é um determinado tipo de calça, ou casaco, ou vestido, mas sim a MALA! ... Não podia concordar mais, e ainda acrescento - SAPATOS!

Carrie Bradshaw deu início a todo este movimento, que logo-logo foi acompanhado por vários criadores (relembre-se as parcerias da maison LV com criadores no desenho de novos padrões para as suas it classics)... Sendo que a onda de "vestir um básico, e accessorize it" veio para ficar e, sem dúvida, marcou a década!


Outro pormenor que marcou a década?

Na primeira metade havia tanto seguidor ferveroso de novas tendências, que os operários de fábricas têxteis já não aguentavam mais, de dias seguidos sempre a trabalhar em coisas diferentes (em vez da tradicional produção em série) - estávamos no inicio do milénio, e a população cria mudança a toda a hora, de onde surge a famosa expressão "Sooooo last season".

Nestes últimos anos a coisa mudou para o oposto: chegou a crise económica e o consumo (de alguns) abrandou, iniciando-se a corrida aos clássicos - Peças de sempre ganham notoriedade (tais como a LV Speedy, a Chanel 2.55, a camisa branca, o trench coat, e, recentemente, o nude, entre muitos outros), e "a moda" sai de moda, instalando-se uma nova onde de "Estilo - Faça você mesmo!". Nesta nova onda "tudo" é permitido, tudo é aceite, desde que provoque auto-estima numa população afectada por crises económicas, stress, depressão, guerra, ...

Com toda esta onda os seguidores de tendências passam a ser eles soooo last season, e a serem considerados pessoas sem gosto próprio...


E agora o que vem aí na nova década?

Não sei, mas aposto que nos vamos manter na onda do "faça você mesmo" mais uns aninhos...




Happy New Year


xoxo

You Might Also Like

2 comentários

  1. Querida,

    Feliz Ano Novo!!! MUita paz!!!

    Beijos com carinho
    Kelly Pinheiro

    ResponderEliminar
  2. Parabens! A evolução, o crescimento sustentavel, coeso, consistente, maior amadurecimento, e qualidade é bem visível, continua assim,,, Beijinhos da mana babada

    ResponderEliminar

Obrigado por comentarem!

PORTAL